Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de abril de 2018

CIRCO SDRUWS


 
Em 1969, o irreverente Juca Chaves, montou o Circo SDRUWS, na Lagoa, em frente à Favela da Catacumba. O programa inaugural constou de uma tarde de coquetel para a crítica e favelados, na noite seguinte uma sessão beneficente em traje de gala, e no dia subsequente funcionamento normal para o público pagante. A noite para os críticos teve entrada franca: “única maneira dos críticos assistirem o espetáculo”. Na estréia exigiu traje a riogor, “pois é um teatro”.
 
Conforme o próprio Juca, o nome do circo era uma sigla: S de "snob", D de "divino Dener”, R de "ralé", U de "uanderful", W de "water-closet", S de "Sdruws mesmo". Este nome, segundo o Juca foi escolhido numa lista tríplice. Os outros dois eram N.S. Aparecida e Estrela Dalva, propostos por um grupo de 14 agências de publicidade...
 
Juca contou que convidara para o circo políticos, empresários e também pessoal da alta-sociedade carioca, e antes da primeira apresentação resolveu reunir os líderes da favela para lhes falar com franqueza, indo direto ao assunto: "Vim aqui para saber como vai ficar o negócio do roubo!" - Uma mulher baixinha, morena (líder da favela), foi logo respondendo com firmeza: "Olha aqui seu Juca, nós entendemos a sua preocupação e lhe agradecemos pela sinceridade, mas pode o senhor ficar tranquilo, porque a nossa comunidade já se garantiu e pediu proteção à polícia!”
 
O “Senta que o Leão é manso” no “Gran Circo Sdruws”, tinha reservas pelo telefone 257-2603 como podemos ver no anúncio acima.
 
Dizia o Juca que “para entrar de graça, só se lavar o elefante”. Além de música de câmara e uma banda, só trabalhava o Juca. Segundo ele, montar o circo na Lagoa foi para ajudar a região tão abandonada. Foi preciso fazer obras de infraestrutura como colocar rede de esgoto e canalizações, para haver água e banheiros. O ar era “condicionado natural”: levanta-se a lona e entra aquele ventinho...
 
Para uma mulher que certa feita reclamou: “Está chovendo água da lona!”, Juca respondeu: “Também, pelo preço da entrada que a senhora pagou queria que chovesse uísque escocês?”
 
Com o sucesso do Circo Sdruws, Juca se animou a aumentar o empreendimento, projetando montar no mesmo local o JuCabaré ou Juca Bar E: seria um “misto de bar-dancing, dentro do espírito mais cafona, com luzes vermelhas, verdes e amarelas piscando sobre mesas cobertas por toalhas plásticas e um tremendo elefante vermelho reluzindo na parede. Fundo musical de cabaré, como não podia deixar de ser, será restrito a boleros, à tragédia dos tangos e ao pranto esganiçado das guarânias”.
 
Não sei se o cabaré chegou a funcionar.

17 comentários:

  1. Ótima postagem.Uma figura o Juca Chaves.

    ResponderExcluir
  2. Como era diferente o ambiente da favela naquele tempo. Muita gente trabalhadora e pacífica. Lembro que aí onde está o circo ficavam as lavadeiras estendendo as roupas para secar e num terreno pertinho nesta época havia um mini-golfe e uma pequena pista de kart. Acho que já apareceram fotos delas no SDR.
    Quanto ao Juca embora tenha tiradas muito boas e saiba fazer sátiras, como cantor era fraco. Eu o achava um pouco chato.

    ResponderExcluir
  3. Nem é preciso dizer que eram "outros tempos". Juca Chaves apesar da irreverência, nunca teve "maiores problemas" com a ditadura militar, talvez pelo temor dos militares pelo estrago que ele poderia produzir com a presença ostensiva de seu nariz...Brincadeiras à parte, o local era impróprio para qualquer coisa, já que havia um lamaçal perene, e ausência de estacionamento, sem contar que as pistas de rolamento ainda eram simples. Desordem urbana e imundície à parte, esse circo teve algum sucesso, talvez por ser um protesto insólito e eivado de uma fina ironia. Quanto à existência da favela, digo que era inofensiva, já que era habitada basicamente por por trabalhadores humildes. Não esqueçamos que vivíamos o "período áureo" da ditadura militar e além disso, segundo o recentemente falecido Sergio Porto, "todos conheciam seus lugares"...

    ResponderExcluir
  4. No ano seguinte o famoso Tobogã funcionou no local e pelo que me consta o Circo funcionou por pouco tempo. No "reclame", percebe-se a ironia onde consta "ar condicionado sistema lagoa", já que o "estacionamento seguro" era a mais pura verdade. Afinal em 1969 "os dias eram assim"...

    ResponderExcluir
  5. Plinio,nem sei se o Juca pode ser considerado cantor.Considero que ele seja um excelente humorista e um musico regular,mas que dá um show com sua ironia em relação especialmente aos nossos politicos/gestores.Até o ano passado estava em cartaz por aí com o espetáculo " Em ritmo de Lava Jato",que infelizmente não vi.

    ResponderExcluir
  6. Recentemente? Sérgio Marcus Rangel Porto, o Stanislaw Ponte Preta faleceu em 30 de setembro de 1968.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falecido recentemente tendo em vista o ano a que se refere a postagem, 1969. Está certo, "professor"?

      Excluir
  7. Sempre achei interessante o estilo do Juca Chaves. Na verdade um humorista que cantava como complemento do show.
    Lembro da polêmica quando lançou a música Jeová (Olhe também pra mim que estou mais pra lá do que pra cá), aproveitando a onda do Jesus Cristo do Roberto Carlos. Os Testemunhas de Jeová protestaram, mas não teve maiores consequências.
    Acho que atualmente ele seria perseguido por conta do "politicamente correto".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca Chaves "morreria de fome" hoje em dia. Assim como outros antigos humoristas, suas piadas baseavam-se em tipos como virados, crioulos, judeus, paraibas, etc. Responderia a muitos processos. FF. Assim como político muda de partido para disfarçar sua conduta, existem comentaristas "neste sítio" que trocam de apelido mas não trocam o estilo nem a grafia. Devido à natureza de minha atividade profissional, sou muito eficiente em "levantar" tudo, desde fatos até pessoas e paradeiros...

      Excluir
    2. Joel,não sei nada de investigação,mas posso garantir que hoje sua pista não está na direção correta.

      Excluir
    3. Belletti, o "suspeito" não é "aquele" usual. Mas não está muito longe. Esse é pacífico...

      Excluir
    4. Melhor assim.kkkkk

      Excluir
  8. Bom dia.

    Nunca achei graça no Sr. Juca Chaves. Mas o anúncio é uma pérola da ironia.

    ResponderExcluir
  9. Atualizando as visitas e revendo os amigos, em pleno ataque de Dengue.... Um abração em todos!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde ! Não acho o Juca Chaves um bom cantor, porém como sátiro é muito bom. Lembram da música que fez em homenagem ao governo do Juscelino, chamada "Presidente bossa nova " ?
    Para recordar, aqui vai o enderêço...
    https://www.youtube.com/watch?v=k2m1zK114KA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O humor de Juca não era para "o bico" da imensa "escumalha cultural" que existe atualmente. Não existem mais pessoas com a cultura adequada para esse tipo de humorismo. Humorismo como o de Aparício Torelly, que após levar uma surra de oficiais de marinha a propósito de uma reportagem investigativa que fez sobre João Cândido Felisberto. Depois de ser levado para os lados da Barra da Tijuca e ser espancado, escreveu na porta de sua sala do Jornal O Globo nos idos de 1927: "Entre sem bater".

      Excluir