Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de abril de 2018

MANIFESTAÇÕES



 
Na década de 60 houve grandes manifestações no Rio, na tentativa de mudar a situação vigente. A participação foi grande tal como na década de 80 com as “diretas já” e, mais recentemente, nas ocorridas em 2013.
Para hoje está convocada uma manifestação em Copacabana. Por que razão será em Copacabana e não no Centro?
É inegável o momento crítico por que passa o país. Nas redes sociais há grande número de comentários de um lado ou de outro. As pressões são grandes sobre o STF.
Haverá muita gente hoje defendendo a manutenção da prisão após condenação em segunda instância? Ou os que defendem a condenação somente após o trânsito em julgado serão maioria?  Ou ainda, poucos se manifestarão, comprovando a tese de que somente no carnaval, no réveillon ou nos eventos “modernosos” há muita gente?
PS: na segunda foto, bem embaixo à esquerda, o Padre Guy Ruffier, do Santo Inácio, que também participou daquela famosa missa na Candelária e que, junto com outros padres, se colocou à frente da cavalaria da PM para proteger os que saíam da missa. Sob a faixa, outros jesuítas, como Orlando e Klein.

38 comentários:

  1. Se o Ministro Gilmar Mendes votar contra a medida, e ele diz que irá fazê-lo fica tudo como dantes no quartel de Abrantes como dizia minha vó.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tenho a impressão que a situação na década de 60 era mais de ideologia que hoje,quando a mixordia se instalou de vez nos andares de cima com a corrupção campeando em cada esquina.É corrupção federal,estadual,municipal e por aí,num tremendo farinha pouca meu pirão primeiro..Na verdade o Brasil hoje é mais que um espanto!!!
    Sei não,mas pelas fotos sobraram uns "cascudos" para lá e para cá...

    ResponderExcluir
  3. Acho que todos deveríamos nos manifestar na rua seja a favor ou contra. Exercer nossos direitos de cidadãos para manifestar nossa opinião.
    Quanto ao ministro Gilmar é interessante observar a defesa enfática que fez há dois anos da condenação após julgamento de segunda instância. E de repente mudou de opinião. Deve ter lá seus motivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Plínio, deve ter lá $eu$ motivo$, que não $ão pouco$...

      Excluir
  4. Parece que enfrentaremos "tempos bicudos" em um futuro muito próximo, já que as chicanas promovidas pelo STF poderão lançar o Brasil em uma espiral de desordens e manifestações cujo desfecho será trágico. É inconcebível que um tribunal superior seja composto por membros indicados por aqueles que, em tese, terão seus atos julgados por ele. Mas em uma nação com baixíssimo nível cultural, com uma "genética sofrível" e com valores morais e sociais discutíveis, essas práticas são normais. A educação faz com que o cidadão passe a enxergar cada vez mais longe e essa virtude é inaceitável para os políticos. Para eles o ideal seria que todos os cidadãos vivam chafurdados na ignorância e na escuridão que ela proporciona. Dizem que para destruir uma nação basta promover uma guerra civil, mas para destruir o Brasil basta conceder um título eleitoral para um nordestino...

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Todos os dias temos notícias de Alunos agredindo e esculachando Professores,e os mesmos (Professores) completamente desprestigiados pelas militâncias que sempre apoiam o "aluno marginal". Até agora ainda não entendi qual a lógica que faz estes mesmos Professores insistirem em apoiar este regime que não os beneficiam em nada.Já para os Padres e Freiras o lugar deles não é em manifestações de rua.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.

    As manifestações são em Copacabana simplesmente porque têm maior visibilidade pela mídia do que se fossem em Acari, Bangu, Jacarepaguá ou Vila Isabel e arredores.

    Salvo engano da minha parte, amanhã faz 50 anos da missa de sétimo dia na Candelária (e do assassinato do reverendo MLK em Memphis, mas essa é outra história...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luta pelos "direitos civis" empreendida por MLK e que custou-lhe a vida merece algumas considerações. O racismo e a discriminação racial em desfavor dos negros sempre existiu no mundo inteiro e sua extinção ou diminuição certamente acontecerão no futuro, mas a humanidade ainda vai demorar para conseguir compreender a razão de tal discriminação, que tem origem no passado remoto, lá atrás, antes da existência do "homo sapiens". Nos EUA o racismo sempre existiu e é atualmente tolerado e legal em muitos estados. No Brasil, a existência de leis severas não diminuiu o racismo e a discriminação, apenas tornou-os velados, já que a Lei pune as condutas mas não o pensamento. Até as "tiradas jocosas" de Sérgio Porto", hoje proibidas e impensáveis, continuam vivas na memória dos mais antigos. Toda tragédia tem aspectos solenes mas não no Brasil, onde jamais acontecerão eventos semelhantes ao de Montgomery em 1965. Entretanto, com o habitual enfoque dado aos fatos, sempre entremeando deboche, pilheria, e e pouco caso, os efeitos são igualmente devastadores.

      Excluir
  7. Fui a todas as manifestações em Copacabana e a nenhuma no Centro. Acho que lá a ação dos vândalos é mais fácil de ser evitada, pois é só ir para a areia. A Constituição deve prevalecer sempre, mas a terceira instância não julga o mérito, então o julgamento acabou e o o criminoso deve recorrer preso. Como é em muitos países. Claro que há interpretações que dependem da consciência cívica de cada um. A evolução do Judiciário que assisti foi inédita na minha vida e tenho certeza que nunca passou pela cabeça de alguns expoentes brasileiro passar dois anos em cana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dieckmann, deixei mensagem em postagem anterior, mas reforço nesta. Vale a visita neste post do Andre pela riqueza de detalhes.

      http://www.rioquepassou.com.br/2018/03/29/largo-da-carioca-e-rua-uruguaiana-1959/

      Excluir
  8. ATENÇÃO: NÃO HÁ NENHUM COMENTÁRIO CENSURADO ATÉ O MOMENTO. O SITE DO BLOGGER NÃO ESTÁ ME PERMITINDO ACESSO AOS NOVOS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  9. E isso é normal? Existe algum tipo de censura ou monitoramento?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde ! Estou chegando à conclusão de que este país não tem, mesmo, jeito ! O tecido humano é de muito má qualidade...
    F.F.: Hoje é o aniversário do Lino.

    ResponderExcluir
  11.    Na segunda foto não sei se se descuidaram com o "S" de consciência e fizeram uma emenda pior que o soneto ou quiseram ironizar com o "$".

    ResponderExcluir
  12. Comentários livres, sem passar pelo crivo da moderação, face ao problema do BLOGGER.

    ResponderExcluir
  13. Não há acesso aos comentários que aguardam moderação.

    ResponderExcluir
  14. Tá sem acessos?Gardenal fazendo efeito....

    ResponderExcluir
  15. A PM prefere manifestações em Copacabana. É mais fácil monitorar do alto e evitar a ação de vândalos. No centro, eles se escondem nos prédios com pilotis sobre as calçadas.

    ResponderExcluir
  16. Observador Esportivo3 de abril de 2018 às 17:19

    Golaço do Cristiano. O nível do Real Madri é altíssimo.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde ! Meu comentário não saiu...
    F.F.: Hoje é o aniversário do Lino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve estar entre os que foram para a caixa de moderação para ser aprovado. O acesso a ela está dando erro.

      Excluir
  18. Sei que o Lino gosta mesmo do Osvaldo Oliveira mas eu sinto falta dos comentários do nosso carnavalesco-peladeiro que poderia voltar a mandar suas palinhas no blog.
    Parabéns para ele e muita saude.

    ResponderExcluir
  19. O Lino tá fazendo falta.E muita gente tá fazendo falta aqui.Desse jeito vai acabar não sobrando ninguém.

    ResponderExcluir
  20. O Lino mandou uma mensagem inbox e pediu para agradecer as felicitações de todos os amigos do SDR.

    ResponderExcluir
  21. Sobre os protestos de 1968 não se tem notícia de participação da classe operária, provavelmente por falta de grandes lideranças sindicais, perseguidas após o golpe de 1°. de abril de 1964.
    Em 1984 estavam todas as classes lá, juntos e misturados, como é moda dizer atualmente.
    2013 e início de 2016: Não consta participação de operários, talvez porque estavam satisfeitos e não tinham porque protestar. Alguns partidos da esquerda radical tentaram, mas não conseguiram mobilizar os trabalhadores da indústria e da construção civil, contra o governo de então. Seria necessário analisar melhor as atuais pesquisas de intenção de voto para ter certeza de qual é a classe que sustenta os bons índices do ex pré-candidato, mesmo já condenado em 2ª instância.
    Em tempo: na década de 70 e até 1982, a oposição da época também reclamava que o Nordeste dava ótimas votações aos candidatos da governista Arena, para o Congresso Nacional e este elegia o presidente da república. E os nordestinos continuaram votando na situação, exceto em 2002, quando só Alagoas preferiu o candidato do reprovado segundo governo FHC. Aliás em todo o restante do Brasil se deu a vitória do então opositor petista, inclusive no estranho estado do Sudeste, reduto Tucano.

    ResponderExcluir
  22. Peralta, o implicante3 de abril de 2018 às 19:16

    Tia Nalu está levitando.Vamos ver amanhã.

    ResponderExcluir
  23. Fã do Lino e outros.3 de abril de 2018 às 19:33

    Parabéns, Lino, mas ...
    Cadê você?
    Cadê o Hélio?
    Cadê PGomes?
    Cadê o Eraldo?

    ResponderExcluir
  24. Estatística fria e indiferente sobre os indicados ao Supremo (e aprovados pelo Senado), se mantiverem a tendência: entre os não indicados pelos governos petistas dá 3 a favor e 1 contra o habeas corpus. Entre os indicados ficam 4 contra e 3 a favor, ou seja, não há certeza de compromisso com quem os indicou.
    Já o Gilmar Mendes pode até ser um investimento em possíveis futuros condenados que ainda não foram julgados nem em 1ª instância. É um caso a conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Tem "Santo" que vai perder foro privilegiado daqui a alguns dias e vai cair para a primeira instância. Veremos como o juiz vai proceder...

      Excluir
  25. Gilmar que eu gostava era o goleiro.

    ResponderExcluir
  26. Aliás, essas passeatas tem em comum é que eles pedem coisas que nem sempre é possível atender, mas está me chamado atenção a ação do clero dando sua força.Bonito isso. Quanto ao Pastor, elemento contumaz nas passeatas, vale lembrar que sua ultima aparição foi no evento multicolorido da praia de Copacabana. Em cima do carro alegórico sua presença estava apoteótica. Plumas e lantejoulas para tudo que era lado. Um Espanto...

    ResponderExcluir
  27. Este bonito evento citado pelo Ceará,individuo,é originário exatamente do Ceará,Estado,e prova maior é a sua luta pela manutenção da frescura adquirida,via Calango a representante maior dos tempos em que a mudança de cor é ordem de ação.A única profusão de cores que me atinge é a das tarjas,sendo a verde a maior,mas com algumas vermelhinhas e outras amarelas.Dois espantos....

    ResponderExcluir
  28. Voltou a funcionar o Blogger. Todos os comentários estão aí em cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma prova de que "censura não dá ibope": A quantidade de comentários publicados são uma evidência incontestável. ..

      Excluir
  29. Vinicius Junior vai substituir o Cristiano Ronaldo.O Flamengo vai se arrepender e nao vai demorar muito até porque o português é um perna de pau.KKKKKKKKK

    ResponderExcluir