Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2018

CAMELÔS



 
Na primeira foto, de 1960, vemos um camelô com uma mala bem no centro da Rua da Quitanda. Qual seria o artigo à venda? Seriam meias?
Na segunda foto, de 1960, vemos uma calçada da Av. N. S. de Copacabana, que ilustrava uma reportagem do Correio da Manhã: "em Copacabana a coisa assume aspecto assustador e o pior, as mercadorias oferecidas nas calçadas são de procedência estrangeira (cigarros, desodorantes, etc) desafiando uma fiscalização inexistente por parte da Secretaria de Segurança e dos agentes da Aduana. A fotografia dispensa comentários. O policial que passeia calmamente é da Polícia Militar, mas os da Polícia de Vigilância (ressalvando-se a maioria é claro), às vezes, ficam escoltando os camelos.”
A última foto é de uma reportagem, também do Correio da Manhã, de 1955, onde se reclamava da venda de plantas ornamentais em feiras-livres. Perguntava: “furtos nas florestas ou nas residências particulares? Onde está a Polícia?”

12 comentários:

  1. Não foi muito fácil identificar o Oldsmobile 1951 da foto do meio. Entre 50 e 51, a Olds fez uma salada de carrocerias e lanternas traseiras, mas essa da foto é 51, com lanterna de ré e olho de gato. Poderia ser de um modelo 50, mas muito menos provável.
    O caixote de whisky White Label! - definitivamente os camelôs de hoje não têm mais o mesmo charme. E o do mala vendia meia de mulher, ou gravata. Não era qualquer produto que merecia um vendedor de mala.

    ResponderExcluir
  2. Lembro de camelôs vendendo meias e gravatas dentro dos escritórios das firmas no Centro.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer uma correção, com a permissão do gerente: A Policia Militar no tempo da foto tinha a atribuição do policiamento ostensivo na Guanabara e não sei a razão de o P.M não estar agindo. Quanto à Policia de Vigilância, um segmento uniformizado da Polícia Civil, esclareço que não era sua atribuição ou rotina operacional o combate à camelôs. Atuava normalmente em patrulhamento de ruas. O que existia naquele tempo eram os "Fiscais de feira" e também os "Fiscais de renda" ou de ICM. Pode ser que devido a algum tipo de "operação", a P.Vigilância excepcionalmente tenha sido empregada no combate aos ambulantes, mas seria uma rotina "atípica"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção encaminhada à redação do Correio da Manhã.

      Excluir
    2. É claro que o erro foi da redação do jornal e o mencionei a título de esclarecimento. A estrutura e atribuições do serviço público diferiam naquele tempo. A Polícia de Vigilância ficava baseada em setores de vigilância espalhados pela cidade. Havia um na Pereira Nunes com Barão de Mesquita, outro no Alto da Boa Vista, entre outros que me lembro. O Ponto Zero em Benfica e a Invernada de Olaria também funcionavam como Setores de Vigilância. Os PVs eram uma das graduações mais baixas da estrutura da Policia Civil, abaixo do Delegado, do Comissario, do Escrivão, e do Detetive. Um exemplo de um P.V que pode ser visto está no filme "Maria 38" interpretado por John Herbert. Fica o registo ...

      Excluir
  4. Mais uma grande homenagem as desaparecidas tias,razão m,aior deste comercio...Na primeira foto o cara parece realmente vender meias e na segunda cigarros e perfumes usando a caixa do White Label.Parece que os produtos da época eram mais interessantes,pois hoje é muito confuso e o que se vê é muito Xing Ling.Essas fotos do dia a dia fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.

    Parece que aos poucos a situação vai se normalizando. Mais postos oferecem combustíveis, claro que ainda com filas enormes. A oferta de hortifrutigranjeiros só deve normalizar na próxima semana, até porque já vem mais um feriadão.

    Ainda há relatos de bloqueios em estradas, mas bem menos do que há uma semana.

    Acho que até os camelôs torcem pela normalização. Se bem que ontem já teve roubo de cargas. Sinal que a situação está se normalizando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: incluí alguns links na postagem sobre o zepelim. Fotos impressionantes.

      Excluir
  6. A marca do whisky é "Dewars" white label. Existem outros rótulos, conforme a idade de envelhecimento. Ótimo whisky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão 15 anos do Dewars é muito boa e custa na faixa de 250 pilas.

      Excluir
  7. Continuo preferindo 51.

    ResponderExcluir
  8. Como comentei em postagem passada, no Ceará o camelô é chamado de Marreteiro e o figurante que fica em volta dele chama-se Farol, que sempre está se mostrando interessado em comprar algum produto e alardeando as qualidades para que os incautos caiam na encenação. O Pastor, antes da sua missão de orientar as almas perdidas foi Marreteiro lá na Pça do Ferreira em idos tempos. Ele oferecia de tudo, desde de pozinho de chifre de bode preto receitado para alavancar os "falecidos" até pomadinha Japonesa que é um tremendo me engana que gosto. Não fez sucesso e dai deu no que deu: Pastor peba.

    ResponderExcluir