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sábado, 2 de junho de 2018

COPACABANA

 
Vemos a Av. N.S. de Copacabana nos anos 60, ainda com a estrutura dos ônibus elétricos.
  
Muitos fuscas e as luminárias Thompson (?), as favoritas do Decourt.
 
O trecho é entre as ruas Xavier da Silveira e Miguel Lemos, confirmado pela presença, à direita, da Casa Gelli, cujo endereço era Av. N.S. de Copacabana nº 1032.
 

11 comentários:

  1. Provavelmente esta foto foi garimpada pelo Nickolas.

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  2. Temos um Galaxie 1967 escondido, um raro Chrysler Regente 1969 (único ano com este friso), o Fusca azul mais escuro é 64-66, 1200 (limpadores repousam no lado direito) e o carro preto é um Buick 1957 (foi meio duvidoso...).

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  3. Muito boa a resolução dessa foto, cuja data tem o limite de 1967. Foi nessa esquina que em 1965 eu passei por uma experiência angustiante. Estava no banco traseiro do fusca de minha tia ao lado de minha prima na faixa do meio da N.S. de Copacabana quando uma senhora de uns setenta e poucos anos atravessou a a rua e minha tia com a visão encoberta por um Trolley-bus que estava à direita, não conseguiu evitar o acidente. A mulher foi à uma altura de uns dois metros. Quando vimos o sangue, eu e minha prima começamos a chorar e o tumulto na rua foi grande. Minha mãe rapidamente nos pegou pela mão e fomos andando para a casa de minha tia, que morava na época na Sá Ferreira próximo ao túnel, enquanto ela "deu às de Vila Diogo". Mas apesar da gravidade do acidente, soube-se posteriormente que a senhora nada sofreu. Se o fato ocorresse nos dias de hoje, as consequências para minha tia seriam graves, mas "eram outros tempos"...

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  4. Tem um furgão (Ford?) com duas rodas sobre a calçada, ali atrás, na então tradicional cor cinza com faixa amarela, como eram muitos veículos de repartições públicas do Estado da Guanabara.
    Uma vez presenciei um atropelamento, parecido como o citado pelo Joel. Uma senhora e um menino aparentemente de 10 ou 11 anos, foram atropelados por um carro que vinha no embalo no momento que o sinal ficou verde. Populares chegaram a proferir ofensas ao atropelador, mas as vítimas levantaram, sacudiram a poeira e seguiram em frente depois de aceitarem as desculpas do motorista. Depois reparei que tinha uma Kombi estacionada que tampou a visão de um e outros.

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    1. Ford F-100, após 63. Creio até que tem uma grade mais nova, algo como 66-67.

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  5. Boa tarde.

    Meus conhecimentos automobilísticos se resumem a identificar seis fuscas (talvez sete com um lá atrás bem pequeno ou oito se considerar um pedaço de carro bem à esquerda) e a kombi...

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  6. A limpeza da rua era flagrante e nota-se a ausência de camelôs, trombadinhas, crackudos, ou moradores de rua. O camburão é uma radiopatrulha da SSP do Estado da Guanabara. Quanto ao "pedaço de carro", trata-se de um Simca. Cidade limpa, organizada, e calma, era uma época saudosa, onde "todos conheciam seus lugares", segundo comentário de Stanislaw Ponte Preta.

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    1. Tem certeza do Simca? A traseira é igualzinha à do fusca...

      Estou falando do carro que aparece bem à esquerda, junto ao poste. Não do que está ao lado do fusca azul e atrás do outro fusca.

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    2. Em tempo: o carro está à esquerda do poste de sustentação da rede aérea do trólebus. Se fosse um Simca, o poste estaria anda mais escondido porque um Simca teria uma traseira pronunciada, ao contrário do fusca.

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    3. O carro do qual fala parece ser um Chevrolet 56. Melhor dirá o Dieckmann.

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  7. Aumentando o meu zoom para 400 creio que são oito. Como o da Cola Cola o desenho do fusca é inconfundível e qualquer partícula dos carros os identificam. Sobre a calçada um na frente da loja e outro atrás do poste.
    Jamais vi uma foto da Casa ou Lojas OTTO que me impressionava pela beleza das roupas masculinas que, penso, ficava nesse quarteirão.

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