Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2018

COPACABANA



 
Hoje, sem tempo, a publicação é cópia de uma do prezado M. Zierer:
A primeira foto, da AGCRJ, do final da década de 50, destaca o casarão na esquina da Av. Atlântica com a Rua Xavier da Silveira. Foi demolido no início dos anos 70 juntamente com a casa vizinha à sua esquerda, dando lugar ao monstruoso hotel Rio Othon Palace.
Segundo o Tutu, "As duas casas que aparecem na foto acima, foram demolidas e substituídas pelo espigão do Hotel Othon, que não respeita em nada o Plano Agache e projeta “majestosamente” sua sombra na areia da praia, na parte da tarde."
O hotel Rio Othon foi inaugurado em 1976, com os seus absurdos 30 andares contribuindo para enfear ainda mais o já saturado paredão de prédios da orla de Copacabana.
A segunda foto, do final dos anos 60, foi publicada pelo Decourt no “Foi um Rio que passou”.
E a última foto, é um “slide” tirado nos anos 70 pelo meu amigo Manolo, mostra o prédio do Hotel Othon, ainda em obras, destoando totalmente da paisagem.

9 comentários:

  1. A densidade demográfica exige soluções urbanas nunca apresentadas. Se ainda fosse no Japão.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Não importa a época, o que interessa é o "QI"...

    Nessa década em especial tivemos várias demolições no mínimo estranhas, como as do Monroe, do Derby Club e do Jockey Club, no centro. O documentário " Crônica da Demolição " é bem instrutivo.

    ResponderExcluir
  3. Quanto $$$ é necessário para um Prefeito ou uma Câmara qualquer liberar o gabarito em algum ponto da cidade?
    Pobre Rio que teve tantos maus governantes que há anos vêm destruindo a cidade. Seja liberando gabaritos, seja fazendo más escolhas nas áreas de Saúde, Transporte, Segurança e Meio-Ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Este edifício do Othon e aquele da Lagoa perto da Catacumba, ambos altíssimos, poderiam seguir o exemplo da Perimetral e serem demolidos. São atentados ao bom senso.
    Bem como alguns da orla de Ipanema e Leblon autorizados pelo Tamoyo.

    ResponderExcluir
  5. Essas praticas existentes nos legislativos brasileiros em suas três instâncias, são antigas e são um tipo de "mensalão". Após 1988 isso se agravou, tendo em vista a nova e esdrúxula C.Federal que de forma incrivelmente insólita, revestiu de "imunidades" grande parte dos agentes políticos. Além disso, essas imunidades incentivam a corrupção e ainda protegem os corruptos. Justamente por essa realidade é que o tráfico de drogas e a corrupção politica no Brasil se tornaram o nosso "calvário" e estão nas mãos de políticos. FF. Nessa região de Copacabana foi fechada uma uisqueria na rua Aires Saldanha onde funcionava uma grande "boca de fumo". As imagens mostram grande movimento de jovens, que consumiam drogas na via pública e ainda eram assaltados. O "estoque" vinha da favela do Pavão-pavãozinho. Como curiosidade, os traficantes portavam armas de fogo à luz do dia e eram todos de "boa aparência", fugindo de seus "estereótipos naturais".

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Vix não é diferente.Volta e meia os gabaritos são alterados.Interesses diversos e muitos espantos...

    ResponderExcluir
  7. Em linhas está explicada a razão principal da descaracterizaçao do tecido urbano da cidade. Aí estão também o porque da proliferação de favelas e suas consequências. FF Aumentou mais uma vez o preço da gasolina. Estão querendo botar fogo no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Classificação mentirosa como mentiroso foi o placar do jogo contra o Galo.Ganhou porque o Negueba II fez uma jogada que faz de seis em seis meses e no mais a trave foi sócia do Diego Alves.Não consigo ver este time mais adiante e na Taça do Brasil vai pegar o Gremio e se não mudar vai levar sapeca iáiá.Uma greve lá na Gávea ia fazer bem para tentar colocar as coisas no lugar verdadeiro.

    ResponderExcluir