Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de junho de 2018

BAR 20


 
Esta foto de hoje foi garimpada pelo Gustavo Lemos.
 
Vemos Ipanema e Lagoa na altura do Bar 20. Na ampliação é possível ler "Bar 20 de Novembro" - Comidas & Bebidas Finas - A. (ou I.) Pinheiro.
 
Vinte de Novembro é a atual Rua Visconde de Pirajá. A data é a do nascimento (20/11/1838) da 2ª Baronesa de Ipanema, D. Luísa Rudge, esposa de José Antonio Moreira Filho, 2º Barão de Ipanema, proprietário do loteamento da então chamada Vila Ipanema, atual bairro de Ipanema.
 
Segundo o Mario Peixoto  "o Bar 20 de Novembro, na década de 1920, era considerado o melhor lugar para a realização de piqueniques, porque era aprazível e dali se podia avistar a praia. Funcionava na Rua Visconde de Pirajá nº 491. "
 
As famílias, no entanto, não recomendavam a ida das filhas "para aqueles lados", pois no Bar 20 eram alugados quartinhos para encontros de casais...
 

15 comentários:

  1. Já naquele tempo os encontros clandestinos com "moças de familia" aconteciam. Ninguém é de ferro! FF. Acontece nesse momento uma gigantesca operação das forças armadas na CDD, Curicica, Anil, e parte da região do BRT. A Grajaú-Jacarepaguá está fechada nos dois sentidos. São mais de 5000 homens envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Ipanema e Lagoa eram um imenso areal no início do século passado. Parece haver um bonde passando ali atrás e deveria ser na Visconde de Pirajá. O local era ermo e bom para encontros clandestinos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Chuva, chuva, chuva...

    Quem diria... Ipanema, antro de perdição. Mais tarde foram migrando para oeste e chegaram no Joá, nos tempos de "Menina, Vai...".

    Existe uma rua Jorge Rudge, em Vila Isabel. Alguma relação com a baronesa?

    Estão fazendo uma pirotecnia depois da execução de um sargento do exército ontem em Vila Kosmos porque operação na CDD dá visibilidade na imprensa. Não fazem essa pirotecnia no Leme, palco de recentes tiroteios, por que?

    ResponderExcluir
  4. Interessante este Bar 20,pelo visto um motel disfarçado.Aqui em Vix,nos anos 60 existiam 2 prostíbulos no centro da cidade também conhecidos por numeros: 78 e 120.O bar 20 oferecia os melhores piqueniques...É,pode ser...

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: operações também no "Complexo do Lins", causa da interdição da Grajaú-Jacarepaguá. Alguma relação com os últimos acontecimentos na região do Méier? Ah, não... Deve ser culpa da zona oeste também.

    ResponderExcluir
  6. O bonde elétrico chegou em 1904 a Ipanema. A foto não deve estar muito longe disso. A historiadora Claudia Gaspar comentou no meu Facebook que tem uma foto semelhante ou a mesma na parede do Bar Lagoa.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo ao comentário do Augusto, no Leme, a proximidade com a Avenida Atlântica e o tamanho da área conflagrada responde em parte a sua pergunta. Não custa lembrar que o Rio e o Brasil estão contaminados com essa violência. Também não custa lembrar que esse "status" de Somália "conquistado" pelo Brasil teve início com a saída dos militares do poder, quando os principais protagonistas desse caos e que eram bandidos subversivos, retornaram ao país beneficiados pela Lei da Anistia em 1979. O resto da história todos aqui devem conhecer, embora os mais jovens e que não viveram esse tempo, possam ter sofrido a influencias comunistas em seus currículos escolares...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisadores e historiadores, afirmam que a violência criminal de hoje tem um elo com a ditadura militar, pois os militares colocaram na mesma cela, criminosos comuns (traficantes) e os "terroristas" que lutavam contra a ditadura, tendo estes últimos passado para os primeiros todos os conhecimentos relacionados à organização e às guerrilhas, surgindo daí o embrião para os diversos "Comandos".

      Excluir
  8. Onde estava o fotógrafo? No alto de alguma casa na atual Rua Prudente de Morais?
    Como devia ser difícil a vida nesse areal. Quanto será que valia um lote de areia nessa quadra do bar? Um absurdo alguém gastar alguns mil réis nesse lugar.
    Observação: embaixo de "Bebidas Finas" está escrito "& Banheiro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Paulo. Não é "banheiro". É "PINHEIRO", decerto o nome do dono.

      Excluir
  9. Peralta, o implicante7 de junho de 2018 às 12:19

    Eu vi.Tia Nalu já contribuiu para a campanha do cumpanhêro.Uma nota preta.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia !!!
    Hoje acordei e esta quarentena nos leva a pensar na vida. Lembrei de um trecho de uma das músicas do Jorge Ben Jor que diz , "acordei com uma vontade de saber como eu ia e como ia meu mundo". Então comecei a lembrar da infância. Até os 11 anos eu morei na Epitácio Pessoa perto do caiçaras ,a casa ainda está lá. Lembro que pegava e saltava do bonde , quando ele fazia a volta no largo chamado "bar 20" onde hoje tem um obelisco.Tinha um bar com este nome "bar 20". Vi neste blog que existe mas na Henrique Dumont mas na minha memória ele ficava na Epitácio Pessoa bem na esquina do largo. Mas Já foi esclarecido. Tantos anos passados , lá se vão 63 e lembro do pastel que adorava. Quando acabar esta pandemia , meu primeiro chop sem colarinho com pastel de camarão será lá.

    ResponderExcluir
  11. "Unknown" do post de 13/5/2020-12:49 é Carlos Eduardo - Carlinhos -Tijuca Rio

    ResponderExcluir
  12. Correção: No trecho "na minha memória ele ficava na Epitácio Pessoa" Em vez de Epitácio Pessoa leia-se " Rua Visconde de Pirajá.

    ResponderExcluir