Total de visualizações de página

domingo, 3 de junho de 2018

PRAIA DO FLAMENGO


 
A foto da Deutsche Fotothek mostra um domingo na Praia do Flamengo, na década de 30. A barraca de propaganda é da Pasta Odol.

O “Correio da Manhã” publicava muitos anúncios deste produto:

“É de ficarmos alarmados quando pensamos no facto de hospedarmos na bocca um numero sem conta de indesejáveis que se multiplicam espantosamente e que procuram, dia e noite, arrombar-nos os dentes, perfurando-os e destruindo-os. Taes indesejáveis são as bactérias que provocam a fermentação dos hydratos de carbono nos vestígios de comida detidos entre os dentes. O acido lactico produzido nesse processo corróe o esmalte e, isto feito, nada mais impede as bactérias de penetrar na dentina.

Para neutralisar a acção malefica exercida contra os dentes por uma serie de gérmens que se alojam na bocca e que, destruindo o esmalte, produzem a carie use a Pasta Odol, que clareia os dentes, tornando-os alvos e brilhantes. Quem, pois, usar, para escovar os dentes, a Pasta Odol, não póde ter dentes cariados e escuros.

A Pasta Odol é um producto conhecido e registado em 40 paizes em todo o mundo.”
* Ortografia da época.

11 comentários:

  1. Linda foto, o pier do Palácio do Catete ainda devia ser usado. E nada dos prédios da Beira Mar, que visão ampla. Os trajes de banho já parecem normais. Os lampiões de bolinha faziam o desenho do colar de pérolas, embora não fossem tão bonitos quanto outros modelos da época.

    ResponderExcluir
  2. Nessas fotos da praia do Flamengo é curioso observar a turma que ficava na mureta observando os banhistas. Voyeurs!

    ResponderExcluir
  3. O Flamengo pode ser um bairro valorizado, mas não moraria nele. Por vários fatores, principalmente pela "não renovação" da maioria dos imóveis e por ser uma "Glória metida a besta". De aspectos positivos, a facilidade dos transportes e o ótimo comércio. Jamais terá a "dignidade" de um "Jardim Botânico"...Com relação ao "reclame", louve-se a grafia "pré 1942", onde percebe-se que se fosse empregada atualmente, catástrofes como o bombardeio de Tóquio ocorrido em 10 de Março de 1945 onde morreram 110.000 japoneses, pereceriam "brincadeira de criança"...

    ResponderExcluir
  4. Esse texto do Odol era um enredo de terror para convencer o pessoal a cuidar dos dentes? Se a Tya ler isso com certeza vai correr aterrorizada até a pharmácia mais próxima para adquirir todos os produtos da marca.
    Os "voyeurs", como bem lembrou o Plínio, ficavam com ângulo de visão diferente da "turma do gargarejo" dos teatros e cinemas. Em vez de boca aberta, com possibilidade de dor nas juntas do maxilar, a nuca é que devia doer na Beira Mar.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, uma vez fui num apartamento no Flamengo que tinha um tamanho maior que a minha casa, incluindo quintal e tudo, aqui no subúrbio. E pela arquitetura parecia ser algo assim dos anos quarenta ou cinqüenta. Vamos lá, a localização é privilegiada, meio centro, meio ZS. Aeroporto ali pertinho. Acessos rápidos pra qualquer lugar. Tudo é moda, até o Flamengo, bairro, já foi. A moda agora das classes altas é Portugal; segurança, bom nível de vida, etc. Aqui pertinho da gente temos o Uruguai, com Montevidéu e Punta del Leste, a Argentina, que mesmo com a crise é um país bom de se viver e o Chile, que só não iria para lá por causa dos terremotos. Estão aqui a duas horas de viagem, mas a moda é Portugal...

    ResponderExcluir
  6. Pela foto a extensão da praia era diminuta neste trecho .Este creme dental não me recordo de ter visto.Seria tão eficaz como o propagado?

    ResponderExcluir
  7. FF. "Panen et circenses". A escumalha não aprende, pois já estão assistindo na Globo o jogo da seleção brasileira, mesmo após o novo aumento da gasolina ocorrido ontem. O que diria João Saldanha se fosse vivo hoje em dia? "Meus amigos, o país, a moral, o futebol, e a vergonha na cara foram pro vinagre". Apesar do maior e imperdoável defeito que um homem pode possuir (ser comunista), ainda assim foi um dos grandes expoentes de um Brasil já extinto...

    ResponderExcluir
  8. Tia Nalu, usuária de Odol, me mandou o anúncio.

    ResponderExcluir
  9. O belíssimo reclame só poderia fazer parte dos alfarrábios da Nalu.

    ResponderExcluir
  10. Os dentes são brancos mas os pulmões são pretos.

    ResponderExcluir
  11. Esqueceram do anuncio do ODOL ?
    Dizia : ODOL.... O2 !!!

    ResponderExcluir