Nesta foto de Erwin Scheu, de 1935, vemos a região da Praça José de Alencar, na confluência das ruas Conde de Baependi e Marquês de Abrantes.
Na foto em detalhe vemos o bonde "Ipanema", nº de ordem 112, cujo ponto final na Praça General Osório já teve foto publicada aqui.
Armazém Colombo, à direita, tinha o telefone 5-2040 e ficava na Praça José de Alencar nº 12. Nos anos 30 funcionava nos dias úteis das 7 às 19 horas, nos feriados das 7 às 18 horas, fechando aos domingos.
|
Eu me lembro de uma Garagem Colombo, em uma das ruas que chegavam próximo à praça, talvez a Almirante Tamandaré. Até os anos 80 ainda estava lá. O caminhão de lixo (DLU) era um International dos anos 30. Tinha uma caçamba com tampas deslizantes e era basculante - ao que me parece, um lixeiro, com um garfão, está fazendo o aconchego do lixo para caber mais. Tive um livro da antiga Prefeitura do Distrito Federal, com a foto da entrega de uma batelada deles. Infelizmente, o livro desapareceu, senão estaria no acervo do SDRL.
ResponderExcluirLá atrás, um carro conversível ultrapassa o bonde, uma cena difícil de se ver atualmente. Na esquina da esquerda, parece que havia uma loja da companhia de gás, já grafada em Português.
Conheço essa foto. Esse livro não é da Prefeitura do Distrito Federal mas lançado na gestão Faria Lima.Por acaso sei quem o possui.Vou pedi-lo emprestado para verificar.
ExcluirO relógio marca 08:40, deve ser domingo.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirAs fotos são diferentes, provavelmente tiradas em sequência. O horário da primeira já foi revelado pelo biscoito.
Reconheço minha ignorância quanto ao local, pois devo ter visto de passagem poucas vezes, e recentemente.
A segunda foto é um detalhe da primeira.
ResponderExcluirSinto discordar, Dr. D'. Alguns elementos da foto de baixo não aparecem na de cima. Por exemplo, a carroça à esquerda.
ExcluirA menos que a foto de cima tenha sido cortada...
De acordo.
ExcluirO Gerente está certo! Façam um exame dos imóveis e verão que são os mesmos. O ângulo e a distância podem ser diferentes, mas a foto é a mesma.
ExcluirÉ a mesma foto.Usei o arbitro de video e pude medir a passada do careta perto do bonde.Uma está mais ampliada ou outra mais reduzida.
ExcluirAs duas imagens são retalhos de uma maior.
ExcluirEntão faltou o principal: a foto original que deu origem a estes dois detalhes.
ExcluirAí está a foto original, então.
ExcluirA tecnologia está aí para ser usada.Biiinnngoooo!!!
ExcluirBom Dia ! Na esquerda a carroça de entrega de garrafas de leite dependendo da cor das rodas,pode ser: azul,Normandia ou vermelha,CCPL.
ResponderExcluirConheço muito pouco desse trecho e acredito que a Marquês de Abranches é onde está o bonde, até porque o letreiro nada queria dizer sobre para que lado ele estava indo.
ResponderExcluirParece que nenhuma das construções da foto sobreviveram.
Se não me falha a memória, esse modelo de carroceria, com tampas deslizantes do caminhão de lixo do DLU, durou até o início dos anos 70.
A Comlurb deve ser pós fusão, não consigo lembrar.
Sem camelôs... Sem imundície... A cidade era um Oásis de tranquilidade. E não dávamos conta disso !
ResponderExcluirAli no andar térreo do Armazém Colombo dava para abastecer a adega.Interessante que o comercio ficava aberto nos feriados com apenas uma hora a menos no atendimento,isto naquela época...
ResponderExcluirTem razão o Jaime Moraes.
ResponderExcluirContinuo sem acreditar nesta liderança e daqui uns dias a coisa vai pegar pois alguns pontos a favor vão sair de cena.Os rivais que poderiam estar juntos estão ruins também e a tabela favorável vai levando a corrida mas não tem fôlego.Vou continuar cornetando enquanto a bola não rolar de acordo com boa técnica e tática apurada.É só verificar quantos estão na segunda vaga e notar a embolação destas primeiras rodadas.Não vou ficar iludido e ainda tem a questão do Guerrero que pode jogar na seleção e não no clube.Cade a diretoria para contabilizar esta história do atacante?
ResponderExcluirO Fla que está bem ou os outros que estão tropeçando?
ExcluirEu costumo dizer que o campeonato só começa para valer depois da tal "janela de transferência", com raras exceções. A saída de jogadores pode dar certo para quem não está na liderança e errado para quem está lutando lá na frente da tabela. Mudança de técnico também, é a loteria de acertar o cara que consegue a "química" com os jogadores que o clube dispõe.