Total de visualizações de página

domingo, 10 de junho de 2018

PRAIA DE IPANEMA - 1929




A foto de hoje, de 1929, da Praia de Ipanema, foi enviada pelo amigo Odone. Ele não lembra onde a encontrou na Internet.
Talvez o grupo do automóvel tivesse ido assistir ao esperado encontro entre as equipes de football do Arpoador Club e a do Praia Club. Com três gols no primeiro tempo (Raul, Heraldo e Luciano) o Arpoador venceu por 3x1 (o gol do Praia foi feito por Bicudinho), segundo informou o Correio da Manhã. O Arpoador jogou com Irnack, Justo e Euclydes; Carlos, Armando e Ignacio; Luciano, Oswaldo, Blun, Heraldo e Raul.
Para o domingo seguinte estava programado, para as 10 horas da manhã, “um bello festival junto com o Leme Club, com provas sportivas, taes como football, volleyball, etc.”
No domingo anterior já ocorrera uma grande festa, organizada da seguinte forma:
1ª prova: Dr. Oswaldo Gomes, corrida de 100 metros, a pé, rasos.
2ª prova: Oscar Werneck, um match de football.
3ª prova: Honra – Arpoador Club, corrida de 200 metros rasos.
4ª prova: Srta. Waldemira Suarez, salto em altura.
5ª prova: Dr. Otto Surerus, corrida em três pernas.
6ª prova: Gregorio de Sá, corrida de revezamento, turma de quatro.
7ª prova: Oyama C. Leite, corrida de cabra cega.
8ª prova: Justino V. Lima, corrida em sacos.
9ª prova: Luciano V. Lima, corrida de ovo na colher.
10ª prova: Miguel Ribeiro, salto em distância.
11ª prova: Deodoro T. Esteves, luta com travesseiros.
O Arpoador Club tinha sua sede na Praça General Osório, na Rua Prudente de Morais. Foi fundado em 1927. A festa de inauguração exigiu smoking ou casaca. Há no Correio da Manhã muitas notas sobre as atividades culturais deste clube nos últimos anos da década de 20.
PS: reproduzo anúncios da época caso haja interessados em comprar imóveis na área.


14 comentários:

  1. O SDR de hoje me faz lembrar que em 1938 meu avô não quis comprar a casa onde ficou uma temporada, casa essa que ficava na Praça General Osório, mais ou menos onde fica o mercado Zona Sul. Apesar de ter o dinheiro, achou que o lugar era "muito ermo" e não compensaria o investimento. Fazer o que? FF. O Ministério das Relações interiores publicou em seu site algumas recomendações aos turistas que vão à Rússia. Entre elas a de que não fiquem embriagados em público, já que lá é uma infração grave. Mais grave ainda é a prática de "atos e manifestações de homossexualismo em público", o que pode acarretar para seus autores "prisão e deportação". Ou seja, "sapatagem, fanchonisse, e viadagem" são cenas que a Globo não vai mostrar.

    ResponderExcluir
  2. O automóvel parece estar na areia. Terá atolado?
    Este Arpoador Club era eclético. As provas citadas como diria o Belletti são um espanto.

    ResponderExcluir
  3. Era uma Ipanema sadia, sem drogas, e com hábitos civilizados. Devia ser reconfortante a sensação de calma e de segurança nessa época, já que a vida transcorria de forma "pachorrenta". Hoje somos os maiores consumidores de drogas do planeta e também onde mais se mata, bem mais que na África ou no Oriente Médio. Hoje foi noticiada a apreensão de um avião em M.T com 240 KG de cocaína, bem como a apreensão de uma caminhonete também em M.T com 2 toneladas de maconha, que eram destinadas ao Rio de Janeiro. Tendo em vista os comentários de ontem aqui no SDR, sorte de que viveu em um tempo como o da foto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na "comunista" Cuba o tráfico e o consumo de drogas é quase inexistente, o menor de toda a América. Até que a ideia "vai pra Cuba", não é das piores... rsrsrs

      Excluir
    2. Quem desejar que faça bom proveito e que viva com as excelentes condições oferecidas...

      Excluir
  4. A excelente foto me lembra uma peça publicitária e de ótimo gosto.Quanto às corridas o Plínio já fez a classificação.
    Acredito que comprar um Bungalow naquele.deserto não seja um bom investimento.

    ResponderExcluir
  5. O automóvel lembra muito os carrinhos de pedal que as crianças brincavam.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza os eventos tinham como finalidade atrair o público alvo para maior movimento no bairro.
    As rodas e a cabine do piloto, com mecânico a bordo, dão a impressão que a "baratinha" já era de um tempo passado, mesmo em 1929.
    E a musa do Arpoador não mostrou nem o joelho.

    ResponderExcluir
  7. E mais um jogo enfadonho, enquanto a Áustria manteve uma marcação firme, a Seleção não fez grandes coisas. Neymar como sempre prendendo a bola em demasia, tentando dribles que não o vão levar a lugar nenhum, caindo a qualquer encosto fazendo com que o adversário se irrite e acabe chegando cada vez mais firme. Aliás valeria mais a pena ter ido caminhar na Av. Vieira Souto, com este sol de outono, mesmo com os problemas de segurança da cidade, do que ter assistido ao jogo da Seleção Brasileira.
    Do resto, esperar o domingo que vem para vermos a realidade da Seleção, gosto mais do F. Coutinho pelo meio de campo armando o jogo do que pelo lado do campo. Aliás armador que se preze, deve jogar pelo centro do campo, pela lateral é falso ponta. Como diz o mestre Belletti, um espanto.

    ResponderExcluir
  8. O carro é um Ford Modelo T bem modificado.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ! Foto e épocas interessantes, em que o Rio era um lugar em que se tinha grande prazer em morar. Gostaria de ter nascido em 1905 (ano em que meu pai nasceu) para poder ter desfrutado de todo o paraíso (ou quase isso) que deve ter sido o Rio de Janeiro de então.
    5ª prova: Dr. Otto Surerus, corrida em três pernas. O que viria a ser esta prova ?
    Surerus foi uma família famosa aqui de JF.

    ResponderExcluir
  10. A perna direita de um corredor era amarrada à perna esquerda do outro corredor. Formavam uma dupla com “três pernas”.

    ResponderExcluir