Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

PRAIA DO FLAMENGO


Achei esta foto muito curiosa pois mostra os trilhos de bonde, na pista interna da Praia do Flamengo, bem junto dos prédios.

Nunca tinha visto, em outras fotos, uma calçada tão estreita. Se descia ou subia no bonde praticamente de dentro das portarias.

9 comentários:

  1. Calçada para faquir....Um grande espanto!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas essas calçadas ainda existem. São de ambos os lados da rua Major Ávila, a "rua das flores". Atualmente as pequenas calçadas foram "alinhadas com o leito da via" mas percebe-se bem a calçada antiga. No passado, as saídas dos cinemas Carioca e América desembocavam no leito da rua, que possuía duas linhas de bonde. O bonde 82 fazia ali o seu retorno, mas nunca soube de qualquer acidente. Mas melhor dirá sobre isso o Hélio Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. A Rua Major Avila começa na Rua Conde de Bonfim, Praça Saens Peña, Tijuca, e termina na Avenida Maracanã, junto à Praça Vanhargen. Até 1964 teve trânsito de bondes, bondes esses que entravam pela Praça Saens Peña e retornavam pela Barão de Mesquita virando à esquerda, junto à igreja de Santo Afonso. Em Maio daquele ano, Américo Fontenelle, "plenipotenciário" nomeado por Lacerda para organizar o trânsito da Guanabara, criou várias linhas de bonde "temporárias" cujo número me foge à memória, e que efetivamente também transitaram pela Major Ávila.

      Excluir
    2. Sobre a menção ao Cel. Américo Fontenele, diretor do Departamento de Trânsito do Rio, e oriundo dos quadros da Aeronáutica, registre-se que ficou conhecido pela sua truculência ao comandar o trânsito no Rio e depois em São Paulo. Um de seus controversos métodos era o esvaziamento de pneus de veículos que estivessem, segundo ele, estacionados em situação irregular. Apesar do apoio de parte da população terminou sua carreira no Rio quando decidiu perseguir um veículo de função diplomática, invadindo o estacionamento de um consulado. Há quem o elogie pelo trabalho a seguir realizado na capital paulistana. Como curiosidade a expressão hoje somente atribuída ao personagem conhecido como Profeta Gentileza ("Gentileza gera gentileza") na verdade foi então criada e propagada pelo Cel Fontenele quando dizia o mesmo ao se referir ao comportamento do motorista no trânsito. Faleceu em São Paulo em consequência de um enfarte fulminante diante das câmeras de tv quando era entrevistado.

      Excluir
    3. Eu costumo dizer que até com o Diabo se encontra coisas boas. Faz muita falta um Fontenelle da vida nos dias de hoje, especialmente comandando o trânsito do Rio. Muita gente merecia receber de um tratamento "especial" bem mais do que um simples esvaziar de pneus, especialmente os ciclistas que tanto reclamam que não são respeitados, mas que não tem do hábito de respeitar nem os veículos e nem os pedestres.

      Excluir
  4. O ilustre passageiro tinha que encolher a barriga e descer do bonde andando era um esporte radical nesse trecho.
    É a primeira configuração da via construída na Praia do Flamengo. Antes aí só tinha a areia da praia e depois foram só duplicando a rua.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Dr. D'.

    Já vi calçadas estreitas, com menos de um metro, praticamente do diâmetro do poste. Mas não estou lembrando onde. Acho que pode ser um trecho da Rua Itapiru, mas não tenho certeza. Faz quase dez anos que não passo por lá.

    ResponderExcluir
  6. Talvez a calçada fosse tão estreita para se "pegar o bonde andando" ou para "tocar o bonde".

    Frases ou ditos populares é o que não falta sobre o bonde... inclusive "perder o bonde da história", coisa que alguns mandatários brasileiros mais sabem fazer e com maestria.

    ResponderExcluir