Vemos fotografias do
Viaduto Pedro Alvares Cabral, que une a Avenida Pasteur à Praia de Botafogo. Por volta do final da década de 60 era meu caminho
habitual de volta da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil,
hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Até então quando saíamos
da faculdade da Praia Vermelha pegávamos o ônibus Urca-Leblon junto com grande
número de universitários das faculdades de Medicina, Odontologia, Economia,
Psicologia e todas as outras que funcionavam na Urca. Finalmente, no final da
década, o sonho foi realizado: comprar o primeiro carro, um fusquinha com
alguns anos de uso, "branco-lótus". Ele tinha um buraco no assoalho do
banco traseiro mas, como era de praxe, foi equipado com capas Procar para os
bancos, roda tala larga, escapamento Kadron, um toca-fitas K7 de bandeja, um ROADSTAR ou um TKR, volante de fórmula-1, alavanca de câmbio
curta, farol de milha CIBIE, um plástico com o
escudo da faculdade no para-brisa e outro com o escudo do Flamengo no vidro
lateral traseiro (além de ter aquela cobertura para o freio de mão, a
"chega prá cá, meu bem..." , para ser utilizada em noites de
"corridas de submarino").
Voltava da faculdade
sempre cheio de caronas para Copacabana, Ipanema, Leblon. Essa curva para a
direita deve ser feita com muito cuidado, ou então...
O trajeto, naquela época,
exigia que se fizesse o retorno lá na altura da Rua Farani. Ao passarmos por
este local sempre nos divertíamos com os títulos dos filmes pornôs que
passavam no Cinema Guanabara.
Eventualmente, quando
havia aulas à tarde, um "pit-stop" na Sears. Para "matar
aula", uma sessão da tarde nos ótimos cinemas Veneza ou Ópera. Bons
tempos!
A terceira foto mostra o
viaduto Pedro Alvares Cabral em meados da década de 70, quando do acidente com
o ônibus da linha 178, Gávea-Harmonia. O local tinha, mais ou menos onde está o
fotógrafo, uma curva perigosíssima que causou diversos acidentes, tanto que a
Prefeitura foi obrigada a aumentar a altura da mureta.
|
No Rio,faz parte do meu trajeto.Os equipamentos do fusca eram sonho de consumo e lojas especializadas faziam a festa.Hoje não sei se ainda existem...O Biscoito deveria ser consultor...
ResponderExcluirEm tempo:escudo do Flamengo não pode ter aquele goleirinho e Rodinei continua um espanto.Olho vivo...
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirEssa era praticamente a minha "fronteira" de Botafogo. Raramente me aventurava depois da Voluntários. Uma vez ou outra ia na Álvaro Rodrigues (acho que é esse o nome - não é Álvaro Ramos).
A linha 178 depois foi estendida até São Conrado. Recentemente foi extinta, com a criação dessas "Troncais" e "Integradas".
Bom dia,Luiz,pessoal,
ResponderExcluirQue descrição completa dos hábitos & costumes da época...hehe. Acho que lembro deste volante, não era um bem menor do que o normal? Devia ser meio cansativo dirigir com ele.
FF-Meu Pai teve um modelo que chamavam de Fuscão, com lanternas traseiras Fafá de Belém,branco,durou anos com a gente.Interessante como estes carros marcaram...
Não lembro de Cinema Guanabara, ficava na praia?Havia, em meados dos anos 80, a dupla Coral e Scala na galeria ao lado do Andrews,que passava pornôs franceses, cujos títulos brazucas eram igualmente hilários.
Casal Garotinho é solto por Gilmar+++
ResponderExcluirPedágio volta a ser cobrado+++
Caso Flordelis ainda enrolado+++
Em 1965 a minha passagem nesse local era diária. Eu aprendi a nadar na velha sede do Botafogo, descia do carro na esquina da Voluntários da Pátria quando voltava do Instituto de Educação, e tenho essas imagens vivas na memória. Quando nos mudamos para a Tijuca em Janeiro de 1966, o viaduto ainda não havia sido construído. Na primeira foto aparece o muro por onde o goleiro Manga saltou em 1968 ao escapar dos tiros desfechados por João Saldanha. O Cinema Guanabara em 1965,exibia filmes de terror. O edifício amarelo qua aparece nas duas primeiras fotos havia sido construído há pouco tempo e sua galeria de lojas liga a Voluntários da Pátria ao "novo acesso" da rua Mena Barreto. É uma espécie de "Balança", onde existem dezenas de apartamentos por andar. FF: Uma "caneta anônima bastante conhecida" condenou ontem no SDR a atuação do Coronel Américo Fontenelle no trânsito da Guanabara. Eu reproduzo um velho ditado popular: "Onde há pau não há raça". Já naquele tempo a falta de educação do motorista carioca era flagrante e ações radicais eram necessárias. Nos anos 60 "todo mundo conhecia o seu lugar" na sociedade e ainda assim havia problemas. Imaginem se fosse hoje em dia...
ResponderExcluirBom dia a todos. Este viaduto foi muito mal projetado, com níveis de inclinação totalmente fora das normas de engenharia recomendada, somado a isso, nossos motoristas que desrespeitam as leis do transito, tem causado graves acidentes no decorrer dos anos.
ResponderExcluirFF. Ontem estive muito ocupado e não tive tempo de comentar no SDR, mas conheci várias ruas do centro da cidade que tinham calçadas tão estreitas quanto a mostrada na foto de ontem. Ainda hoje existe um trecho da R. Visc. do Rio Branco entre a R. República do Líbano e a Praça da República que a calçada só tem o meio fio.
Se não fosse ele jogar um tempo a gente tava perdido.O VAR nos salvou da derrota e sem ele estamos perdidos mesmo com a vantagem.So o VAR pode nos levar ao título.Viva o VAR.
ResponderExcluirO Mourisco como era quando eu conheci esse trecho. Talvez ainda sem o viaduto, como lembrou o Joel, pois um dos meus tios foi despejado de um sobradinho que estava sendo demolido na Rua da Passagem em meados dos anos 60. Assim mesmo, marretas e picaretas "comendo" a construção pelas beiradas e ele fazendo a mudança.
ResponderExcluirDepois a bela sede do Botafogo FR continuou chamando a minha a atenção, quando eu passava em direção às areias de Copacabana ou Leme.
Táxis "Zé do Caixão" e carrocerias Metropolitana marcando presença, cercados de Fuscas.
Destaco os dois Metropolitanas da Auto Viação Leblon. No de ordem 54xxx
ResponderExcluir... e as "pestanas de puta"sobre os faróis dianteiros.
ResponderExcluirAí já é demais. Assim como o imã "Papai não Corra" para os que tinham família.
ExcluirSe ainda fosse o Mug pendurado no retrovisor.
AVISO AOS NAVEGANTES: novamente com problemas para "subir" as fotos. O Terra começou a acabar desta forma. Será que o Blogspot está indo pelo mesmo caminho?
ResponderExcluir