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quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

HANS MANN





 
Hans Mann nasceu em Ulm, na Alemanha, tendo vindo para o Brasil na década de 30. Nas décadas seguintes andou pelo Brasil fazendo magníficas fotografias como as que vemos hoje.

14 comentários:

  1. Trabalhos excelentes desse notável fotógrafo. Destaque para a foto onde predomina o belíssimo edifício da Standard Oil.

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  2. Bom dia, Dr. D'.

    Alemães, franceses, americanos, húngaros... É enorme a lista de estrangeiros que vieram retratar nossos cotidiano e peculiaridades.

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  3. Depois da revolução do busão,fico com a foto 4,lembrando ao Ceará,indivíduo,o café do seu Fernando.O Biscoito acompanha ...
    Ontem foi sufoco no início e depois grande estilo.Da para encarar os ingleses?

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  4. Bom dia. Sem sombras de dúvidas são maravilhosas.

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  5. Belletti, se fossem só os ingleses seria mole, mas vamos jogar contra brasileiros, egípcio, senegalês, espanhol, holandês, técnico alemão, uma verdadeira seleção mundial.

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    1. Isso me faz lembrar que a seleção inglesa, onde não tem estrangeiros, parece ter parado no tempo, pelo menos coletivamente. Um ou outro talento aparece a cada Copa do Mundo, aumentando um pouco essa quantidade devido aos descendentes de migrantes de suas ex-colônias ou de países da Comunidade Européia, que não tenha jogado por outra seleção.
      Será que o tal Brexit vai ter uma forte influência na Liga e na seleção deles?

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  6. Na foto 1, vemos um Chevrolet 51, táxi. Eu acho que a foto é bem anos 50, o primeiro lotação é um Chevrolet 48 a gasolina (!!), o segundo não é Mercedes-Benz, o que o coloca na linha do Chevrolet, com quase certeza. Não sou busólogo, mas o ônibus também parece ser anos 50.
    Na Foto 2, a Embaixada Americana dá o tom - até onde a vista alcança, só tem carro made in USA, tirando o Volvo 444, cuja parte elétrica Delco é toda americana. Destaque para o Pontiac 1949 (eu fico de orelha em pé com as repetições aqui de certas marcas - acho o maior cheiro de jabá), mas tem Chevrolet Bel-Air, Cadillac, Jeep. táxi Chevrolet 1940, Dodge camionete, muita coisa mesmo.
    E depois dos cafezinhos, a foto do Ministério da Fazenda, mais coisa ainda. Tirando um Citroën preto com rodas claras e um Fusca no meião, o resto está difícil de identificar. Mas o Paulo Guedes está lá, dependurado na janela do quarto andar. Nesse tempo, ele ainda não tinha o bacharelato em Economia e estava era limpando a janela.

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  7. Fotos do cotidiano são motivo de curiosidade.
    Tempos de roupas mais quentes e consumo maior de cafezinhos.
    A fila quase com certeza era para esperar o próximo lotação, do qual lembro muito pouco, mas não esqueço principalmente do pequeno letreiro que, quando aceso, informava que o coletivo estava lotado, causando desespero em minha mãe na volta para casa, depois das compras na Cidade.
    Meus pais contavam sobre idas ao Ministério da Fazenda e que consumíamos os bons doces vendidos por um ambulante numa daquelas esquinas da última foto, mas não tenho lembrança nem do interior do prédio, nem do doceiro.

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  8. O primeiro tempo foi de dar tremedeira para quem viu o time jogar no segundo semestre e bem pior que o primeiro tempo da final da Libertadores.Todo mundo negou mas o esporro deve ter comido alto no intervalo e a turma recuperou.Contra o inglês não pode dar vacilo e a medida tem que ser outra.Valeu por enquanto e não deixo de lembrar a importância do VAR.

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  9. Com ressalvas para as fotos dos cafés as demais são todas da juridição do Docastelo, sumido como os açucareiros de vidro. Na foto em que aparece o prédio do consulado americano o anexo em primeiro plano até recente era o local onde eram feitas as entrevistas para fornecimento do visto. Em uma antiga postagem foi mencionado que ali era uma espécie de cineminha onde passavam películas de material de propaganda dos EEUU.

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  10. O ônibus é GM, carroceria produzida no Brasil pela própria General Motors, do final dos anos 40 até meados dos 50. Foi um sucessor do "Gostosão". Curioso o lotação com bagageiro.

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  11. O grande estacionamento que aparece desapareceu da região. Os estacionamentos nos dias atuais ocorrem no interior de grandes edifícios como o São Borja. Faltam opções de lazer cultural na região. As pessoas bem vestidas que aparecem nas fotos deram lugar a um público bem diferente e para pior.

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  12. O ônibus é um GM ODC-210. Motor Detroit, traseiro.

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  13. Boa Noite ! faz tempo que não tenho tempo de passar por aqui. A foto 1, já foi comentada no tempo do terra. O Gostosão é da Viação Glória e está na linha 133, Meyer- Copacabana, que naquele tempo era Meyer-Forte. O lotação preto e branco é um Fargo/Metropolitana de 19 lugares pertence ao Vasco da Gama e era destinado a conduzir atletas. O carro da frente dele é um Chevrolet/CIRB e esta rodando numa linha de faixa verde ( Centro-Sul).A diferença dos GMs montados no Brasil era conhecida pelo barulho que a cuíca de freio fazia ao ser acionada.

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