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segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

IATE



 
Com fotos colorizadas pelo Nickolas e pelo Conde di Lido vemos as instalações do Iate Clube do Rio de Janeiro. Na segunda foto vemos o avô de meu amigo Hugo Hamann com seu hidroavião.
Em 1908, por ocasião da Exposição Universal realizada na Praia Vermelha, a Praia da Saudade ganhou uma mureta de pedra e concreto. Em 1920, a família Guinle e a família Rocha Miranda, criaram o Fluminense Yatching Club, que funcionava nas instalações do Fluminense, em Laranjeiras, transferido, logo depois, para a Praia da Saudade.
Nesta nova sede, frequentemente ampliada, havia cabines de banhos de mar, antes do acesso a Copacabana ter sido facilitado. Funcionou também, durante muito tempo, um estande de tiros, neste espaço do clube. A área tem mais de 80 mil metros quadrados, doada por diversos Governos, o que levou a ser uma das únicas áreas da orla onde o acesso não é público.
A Praia da Saudade foi definitivamente aterrada em 1934/1935, quando ali foi construída uma pista de pouso de aviões, que durou até o início da 2ª Guerra Mundial (face a acidentes e por atrapalhar a operação do aeroporto Santos Dumont foi descontinuada).
O Iate nasceu no Fluminense Football Club para proporcionar aos seus sócios a prática do remo, incrementar a vela e ter instalações completas para banhos de mar. O Fluminense Football Club tinha concessão do Ministério da Guerra para o estabelecimento de uma seção náutica no forte e terrenos do Morro da Viúva, mas como os planos urbanísticos da cidade absorveram este espaço para a construção da Av. do Contorno, hoje Av. Rui Barbosa, ligando os bairros de Botafogo e Flamengo, o Governo Federal cedeu então a área da Praia da Saudade. Desalojando a Colônia de Pescadores Z13 da Praia da Saudade, o Iate iniciou o aterro desta área.
Por meio do tráfico de influência, principalmente junto ao Prefeito do Distrito Federal (Antonio Prado Junior), o clube foi obtendo outras concessões aforadas que completaram, somadas aos acrescidos de marinha, o excepcional espaço conquistado que chega hoje a inacreditáveis 81723 metros quadrados.
Em 1976 ocorreu a última expansão, pelo Decreto Presidencial 77440, de mais 4500 metros quadrados.
Um projeto de ampliação para o Fluminense Yatching Cllub foi feito por Niemeyer, mas o projeto não foi seguido à risca, sendo as ampliações feitas sem um plano específico. O clube passou a se chamar Iate Clube do Brasil e, por volta da década de 1960, Iate Clube do Rio de Janeiro, denominação que tem até hoje.

12 comentários:

  1. Belo local,pena o que se faz com a baía de Guanabara...

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  2. Muito bonita a primeira fotografia, com o pescador de calças compridas. O fotógrafo encomendou, pois poderia ter desviado o foco. Ficou realmente muito classuda!
    O Hugo poderia, entre uma varanda e outra, dar mais detalhes desse hidroavião.

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  3. Bom dia, Dr. D'.

    Salvo problemas precoces com o alemão, o PGomes também tem um acervo de fotos e vídeos do local.

    Eu tenho algumas (poucas) fotos do local, garimpadas há anos na Praça XV.

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  4. Essa área é muito valorizada e é natural que o Iate Clube tenha se esforçado para expandi-la. Colonias de pescadores são bucólicas mas não são adequadas em regiões de alto valor de mercado. Existe um Iate Clube na Ilha do Governador que possui uma confortável situação financeira onde seu diretor é conselheiro do tribunal de contas municipal. A colônia de pescadores foi empurrada para longe do Jardim Guanabara.

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    1. Próximo deste, temos o Esporte Clube Jardim Guanabara, que ocupa grande parte da Praia da Bica, inacessível ao público. Benesse de nossas autoridades em detrimento de grupos de amigos..... Doam o que não lhes pertence e..... fica por isso mesmo !

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    2. A Ilha tem suas peculiaridades mas ainda é um bom lugar para se morar, não é mesmo? No passado tínhamos apenas um hospital que era bastante requisitado e atendia a todo mundo. Hoje temos dois que não nos atende bem. Seria por causa da superpopulação? Não sairia da Ilha por nada.

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  5. Muitos puxadinhos durante sua história.
    Não dá para imaginar o custo de manutenção de um iate maiorzinho, estadia dele no clube, mensalidade de sócio e marinheiro.
    O farol é arte art-deco? A morena de pernas cruzadas ao lado dele era uma verdadeira obra de arte da natureza.

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    1. Uma extensa praia é fechada ao público e fica por isto mesmo...

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  6. Na última foto podemos observar em primeiro plano um típico veleiro que então singrava as águas da Baía da Guanabara, o "Classe Guanabara". Para maiores informações: https://sailbrasil.com.br/2019/05/08/veleiro-guanabara/ . Próxima uma lancha também desse tempo, construída em madeira, motor de centro. Dependendo da data da foto pode ser uma Chris Craft ou uma Carbrasmar.

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  7. Amanhã é dia de fazer a coisa certa para depois ver os ingleses e todo cuidado é pouco pois o que mais tem é secador e olho gordo.Pelo menos amanhã deve dar para chegar se jogar como vinha fazendo.O Palmeiras está apostando em Luxemburgo que garante que ainda é o bom mas eu não queria ela na Gávea.O tal Sampaoli também tá virando píada e vai acabar comendo mosca se não baixar a bola.Vamos ficar de mutuca.

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