Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de maio de 2020

MORRO DA VIÚVA


Esta magnífica fotografia, do acervo da família de Richard Hochleitner, mostra o Morro da Viúva, por volta do final dos anos 30, na junção da Av. Rui Barbosa com a Av. Osvaldo Cruz, pertinho da Curva da Amendoeira.

Podemos observar os anúncios da "Salutaris", da "Pilot" e dos "Chapeos Serricchio". Este anúncio da "Salutaris" não é aquele famoso, em neon, que ficava no Pasmado.

Escondido pelas árvores aparece apenas um pedacinho do logotipo do Posto Texaco. Era um tempo ainda em que o mar batia forte na muralha da Praia do Flamengo. Hoje o Morro da Viúva desapareceu atrás dos enormes prédios de apartamentos.

A área onde seria construída a então "sede nova" do Flamengo aparentemente já havia sido comprada pelo clube e já está murada. Aparentemente estava começando uma ressaca (muitas vezes as águas tomavam toda a pista da Praia do Flamengo).

Consta que a venda dos terrenos desta região foi uma tentativa do Prefeito Carlos Sampaio de recuperar o investido na construção da Avenida Rui Barbosa e do Hotel Sete de Setembro.

Na época da construção do Aterro o local ficou como na foto abaixo.







12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Essa é a região do sumido francês. De passagem, algumas vezes, notava trechos ainda visíveis do morro escondidos pela muralha de prédios.

    E o prefeito afinou depois das pressões vindas de Brasília e da "Gávea". Os insensatos já teriam marcado o retorno para o meio de JUNHO, ANTES de alguns campeonatos europeus. Fujam todos para as montanhas...

    Aprovo a atitude de Fluminense e Botafogo que não compactuaram (por enquanto) com esse absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos.
    Que bom que aconteceu isso tudo como o texto descrito pelo Luiz.
    Foi um dos poucos Morros no Rio de Janeiro que se salvou. No outro dia passei nas imediações e vi da obra do antigo prédio do hotel do Flamengo, claro, parado em função da pandemia.

    ResponderExcluir
  3. Na segunda foto, a Oswaldo Cruz tinha mão e contra-mão. Não lembrava.

    ResponderExcluir
  4. Um dos locais mais lindos e também uma das vistas mais lindas do Rio, infelizmente por um longo período de tempo ficou abandonado, a mercê de moradores de rua, agora a Construtora Cyrela está vendendo apartamentos na bagatela de R$ 2 milhões de reais. Espero que desenvolva o entorno do Morro da Viúva novamente, o qual é sensacional!

    ResponderExcluir
  5. Foi um dos poucos morros que se salvaram da ocupação e virado favela, vez que sua maior área é constituído de rocha.

    ResponderExcluir
  6. O Wolfgang tem razão, o Morro da viúva escapou da sanha predatória de uma ocupação irregular. Essa é um das chagas da sociedade brasileira e uma das consequências da "diáspora africana". Um problema que tende a se agravar, tendo em vista que determinadas ideologias políticas trabalham ocultamente para que ele se perpetue, apesar de seus discursos de "integração social" aparentarem o contrário.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Que falta está fazendo o Francês, mas mesmo assim teremos relevantes informações dos demais comentaristas. Qual a razão do CR Flamengo construir um edifício residencial, Dr, D' ou alguém saberia dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flamengo era dono do terreno do Morro da Viúva desde 1930. O espaço foi doado pelo Fluminense, que o recebeu da Marinha em 1916 para construção de uma sede náutica que nunca saiu do papel. A sede do Fluminense Yacht Club acabou sendo na Praia da Saudade.

      Em 1944, Hilton Santos decide criar ali o Palácio Rubro-Negro. Seria a “sede nova”, já que a antiga era no prédio art-déco no nº 66 da Praia do Flamengo.

      Através do presidente Dutra foi conseguido um empréstimo de 40 milhões de cruzeiros junto à Companhia de Seguros Sul-América, para o projeto assinado pelo arquiteto Raul Penna Firme.
      Em 24 de maio de 1945, a construtora Regis & Agostini dá início às obras.

      A inauguração oficial do prédio aconteceu em 15 de novembro de 1953.

      A administração rubro-negra ocupava apenas 4 dos 24 andares do então Edifício C.R. Flamengo, depois renomeado como Edifício Hilton Santos. Biblioteca, barbeiro e cabeleireiro para sócios, escritórios da presidência, diretorias, restaurantes e sala de troféus eram alguns dos espaços localizados nesses pavimentos. Nos outros 20, foram construídos 148 apartamentos. A ideia dos dirigentes era alugar cada um deles por 700 cruzeiros por mês, o que lhes permitiria pagar o empréstimo que financiou a obra e, a longo prazo, ter uma nova fonte de recursos.

      Conheci muito o Hilton Santos. Meu “velho” participou de várias diretorias dele.

      Excluir
    2. Mestre Dr. Luiz D'
      Muito obrigado pela informação detalhada.
      Um abraço

      Excluir
  8. Ainda é um dos locais mais bonitos do Rio.

    ResponderExcluir
  9. Certa vez fui ao Clube do samba, que funcionou no prédio por muito tempo. Na época João Nogueira "bebia todas".## Depois da falência de Eike e da "invasão caucasiana" prontamente repelida, quem compraria um imóvel nesse prédio?

    ResponderExcluir
  10. E os carros? Vamos identificar? Tem um Chevrolet 55 na foto

    ResponderExcluir