Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de maio de 2020

PLACAS DO TOURING






Houve um tempo em os motoristas cariocas que quisessem ter ajuda em momentos difíceis dependiam do Touring Clube do Brasil, do Automóvel Clube do Brasil ou de reboques autônomos, como o do “Urubu”, famoso no Posto 6. Não era como nos tempos atuais em que qualquer Companhia de Seguros ou de Cartão de Crédito fornece, como bônus, este tipo de serviço.

Vemos na primeira foto um folheto do Touring onde a propaganda começa com um "Conhece Vossa Senhoria, realmente, as vantagens que o touring Clube lhe proporciona? - Socorro mecânico de emergência. - Assistência Jurídica, dia e noite. - Carteira de seguros de automóveis. - Desconto especial no abastecimento de gasolina nos Postos de Serviço do Clube. - Aquisição de baterias, pneus e câmaras de ar a preços excepcionais. - Água destilada diretamente de aparelho elétrico. - Desenguiços rápidos. - Moderno serviço de borracheiro, com recauchutagem e vulcanização de pneu e câmaras de ar. - Desconto especial nas tarifas de hotéis de estâncias de veraneio. - Carteira internacional, “carnet de passages en Douane”, embarque e desembarque de automóveis cobertos por “carnet”.

Mas além disso eram muito comuns as placas indicativas espalhadas pela cidade, como podem ser vistas em diversas fotos. Uma, inclusive, indica a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, objeto de postagem há pouco tempo do "Saudades do Rio".

A foto colorizada é de autoria do Nickolas.

23 comentários:

  1. A última foto é da Jardim Botânico com Lopes Quintas. Antes do Joel !!!

    ResponderExcluir
  2. Na terceira foto seria o irmão do Emil Rached?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, esta foi do fundo do baú.Poucos se lembram dele. Aliás, como mudou a questão da mobilidade para estes gigantes. Hoje estão super-ágeis.

      Excluir
    2. O nome não era estranho. Depois da referência, liguei o nome à pessoa. Ele participou muito de programa humorístico, acho que mais nos Trapalhões.

      Excluir
    3. Se não for o próprio !

      Excluir
    4. É verdade. O Emil Rached era todo moleirão.

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Há um bom tempo postei partes de um folheto com informações de uma dessas empresas, de 1961, acho que do Touring mesmo. Mais tarde eu confirmo.

    Há algum tempo, em alguns lugares, ainda podiam ser vistas essas placas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um Guia Touring, mas de 1963. Inclui mapas rodoviários simplificados dos estados do Rio e Guanabara.

      Excluir
  4. Fui sócio do TCB, pois dono de carro antigo é um cliente permanente de reboque. As placas eram mesmo ótimas e, na foto da Praia de Botafogo, vemos um racha de um lotação Magyrus-Deutz com um ônibus GM, de carroceria americana, do tipo estou de soutien.
    E como o atual paredão de prédios acaba com a beleza.

    ResponderExcluir
  5. O cara tá lá resolvendo o problema e mulher zoando seu ouvido...Karak!! O meu pai chegou a ser sócio do Touring por um período,mas não lembro se havia o retorno prometido...
    A galera poderia aproveitar e identificar os locais,sendo que a postagem 3 tem alí uma drogaria(?) além do Kitut`s.
    FF: Ontem estive pensando:Rosinha e Garotinho,Pezão,Sergio Cabral e agora esta confusão com o Witzel.Tá difícil.

    ResponderExcluir
  6. A penúltima foto é na Tijuca. O fotógrafo está de costas para o hospital da Ordem Terceira de frente para o morro do Borel. Os seguros auromotivos cobrem todas as nenecessidades de um veículo. Para se possuir um carro é preciso contratar um seguro.

    ResponderExcluir
  7. Botafogo, Tijuca, Tijuca e J. Botânico.
    Quanto aos governadores: todo mundo tenta, mas só o Rio é penta.

    ResponderExcluir
  8. Não entendi qual seria a esquina onde está o "irmão" do Emil Rached, considerando-se que não é Barão de Mesquita com Silva Teles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é na esquina da Barão de Mesquita com a Silva Teles, vez que entrando no Google Street View, na suposta esquina, em ambos os lados da rua, existem prédios antigos mas diferentes desta lanchonete. Além do mais, na Barão de Mesquita não tem esta quantidade de árvores tão juntas. Andando em sentido contrário na Silva Teles, indo até a esquina com a Maxwell também não é. Provavelmente, a placa do Touring está posicionada em uma esquina próxima, dando a entender que a Silva Teles estaria nas proximidades.

      Excluir
    2. Achei uma esquina com um imóvel muito parecido com esta lanchonete. Esquina da Barão de Mesquita com José Higino. A placa do Touring, estaria apontando corretamente para a direita, onde fica localizada a Rua Silva Teles.

      Excluir
    3. Seria a José Higino a rua da esquerda, mas acho pouco provável, a porta do bar está bem mais larga na foto do que atualmente. Se ainda fosse o contrário seria o caso de uma reforma.
      Vai ser mais um mistério se o local foi demolido e não aparecer uma testemunha ocular da história. Ou uma foto antiga um pouco mais distante da esquina.

      Excluir
  9. Bom dia a todos. Por falar nestes clubes de socorro de autoomóveis, li no outro dia que o prédio do automóvel clube do Brasil está sendo depredado com roubo de esquadrias internas, bem como suas estruturas internas começam a desmoronar. O que impede das autoridades entregarem estes prédios para a iniciativa privada os utilizarem e fazerem a sua restauração e conservação.

    ResponderExcluir
  10. O desconto especial em tarifas de hotéis de estâncias de veraneio me deixou bastante interessado.

    ResponderExcluir
  11. Como o Joel sempre diz,falta uma legislação severa e penas mais rigorosas. Esse foro privilegiado está acabando com o Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Sei não, essa manobra da PF em cima do WW tem cara, cheiro e consistência de mão do Bozo...🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 30% do total de eleitores (3 pontos percentuais para mais ou para menos - de 41 a 50 milhões de pessoas), o sr. presidente da república está garantido no 2º. turno. Mas, para garantir a reeleição, é preciso eliminar a concorrência dentro da ala direita e torcer para que o outro candidato seja do PT.
      Quase todo o exército de robôs e munição de fake news estão voltados para enfrentar os petistas. Qualquer outro partido pode fazer suar mais a camisa do astrólogo guru e de seus fiéis seguidores mais próximos, encarregados de municiar seus "soldados", sem garantia de vitória.
      Em tempo: estou muito otimista sobre ter eleições normais em 2022, não?

      Excluir
    2. O Wagner está muito bem de visão, olfato e tato e o Paulo Roberto está otimista demais.

      Excluir
  13. Paulo, ele teve na última eleição 50 (1° turno) e 58 (2° turno) milhões.

    A grande maioria desses votos foram contra o PT e mesmo os que votaram alinhado por causa de algum pensamento político, já perceberam que ele é um péssimo político.

    Conheço muita gente que votou nele e está arrependido. Percebo isso também nas postagens de amigos no Facebook que são seus seguidores. Antes, os posts eram muito comentados, agora só os radicais que comentam alguma coisa.

    Deve ter uns 20 milhões de votos fiéis.
    Acho que não tem chance nenhuma.

    Tanto que está doido para dar um golpe.


    ResponderExcluir