Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de maio de 2020

SANTA TERESA


Vamos  hoje visitar Santa Teresa com fotos dos anos 80 do acervo da Tia Nalu.

Vemos a parte alta da Rua Almirante Alexandrino (antiga Rua do Aqueduto), vista da Rua Aarão Reis.

PERGUNTA: a casa onde morou o Almirante Alexandrino aparece nesta foto? Alguém tem foto desta casa? Acho que era perto de onde fica o Corpo de Bombeiros.


Parte alta da Rua Almirante Alexandrino, no trecho entre o Largo dos Guimarães e Vista Alegre.


Outro aspecto da parte alta da Rua Almirante Alexandrino.


Rua Almirante Alexandrino - Largo do Guimarães


Rua Almirante Alexandrino, vista do Curvelo.  

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Vou acompanhar os comentários.

    A PF de Brasília está batendo ponto em vários endereços ligados ao WW, incluindo o Palácio Laranjeiras. Coincidência?

    A flaprensa continua insistindo na data de 14/06 para a volta de jogos de futebol por aqui, ANTES de campeonatos europeus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável a atitude do Flamengo e do Vasco neste momento.

      Excluir
  2. Com a aposentadoria da Tia Nalu a molecada saiu de cena...Hoje o Biscoito dá outras dicas,sem óleo,graxas,parafusos,frisos e similares.
    FF:Depois do Sergio Cabral,em plena pandemia,esta operação Placebo com busca no Palácio Laranjeiras não é um grande espanto????

    ResponderExcluir
  3. As buscas são da PF de Brasília porque precisou de autorização do STJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver. A competência do STJ e da PF abrange todo o território nacional e a escolha da equipe da PF pode ser a critério do responsável pela investigação. ## A "urgência" tão necessária ao CRF se deve ao fato de a "lavandeira estar parada". Não esquecer o caso do Cruzeiro.

      Excluir
    2. Qualquer investigação que envolva algum governador tem foro no STJ. Deveria ser claro...

      Aliás, os agentes da PF também deram uma voltinha pelo Grajaú. Ao mesmo tempo o Paulo Marinho dava outro depoimento na PF, desta vez de 6 horas, com mais algumas novidades prometidas para os próximos dias envolvendo alguns celulares com conversas interessantes... Esse depoimento foi quase ignorado por causa das outras diligências do dia.

      Excluir
  4. Bonitas vistas daqui do bairro. Está tudo na mesma, ainda bem. A parte alta da Almirante Alexandrino sempre deu um ar bem diferente ao arruamento; em compensação, dirigir na parte baixa, com muralha de um lado e ônibus nas duas mãos, é um desafio ao bom senso.
    A última foto é do trecho logo após o Curvelo; quem morou nessa casa com duas garagens, o 45, foi o Guilherme Borghoff, que tinha um Mercedes-Benz 300 (Adenauer) e um Simca Présidence, aquele com estepe aparente (acho que era o primeiro fabricado). O lado par da rua virou uma comunidade de renda média, tem bares e pequenos comércios.
    A casa branca junto às arvores e que se vê em frente à rua é do meu vizinho.
    Na penúltima foto, a do dentista, o caminhão Ford F-350 é do Ramalhoto, dono da maior quitanda ( com os maiores preços também) do bairro. Hoje é uma farmácia. O Largo do Guimarães é o shopping center, mas cada dia mais, praça de alimentação - não tem mais correio, sapateiro, açougue, armazém, é só barzinho; hoje, está tudo fechado, inclusive a banca de jornais.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Parece que vou perder uma aposta.Um conhecido me disse faz alguns dias,que a operação STORM no Brasil começaria pelo Rio de Janeiro. Apostei com ele que São Paulo teria novo Governador primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre afirmei que a tal CF. de 1988 foi a pior coisa que poderia acontecer ao Brasil. Várias metástases dela emanadas estão tornando o país numa imensa chaga. A imunidade parlamentar e o foro privilegiado são uma criação de mentes criminosas com o objetivo de garantir para "os mesmos de sempre" uma natural impunidade. Chega a ser risível o "arcabouço jurídico" montado para que além de garantir a devida impunidade, mantenha como seus operadores indivíduos "em tese compromissados com os preceitos constitucionais", mas a realidade é bem outra. As leis "em qualquer lugar do mundo" são oriundas de PLs, em seguida são votados, aprovados, sancionados para então a lei ser promulgada. No Brasil as leis deveriam ser aplicadas "sem maiores delongas" mas não é bem assim que acontece. O STF, tribunal de máxima instância cujos membros são indicados por influência política "sem qualquer compromisso com o "saber jurídico", deveria "garantir a aplicação de leis promulgadas e vigentes". Mas o que ocorre são "entendimentos", decisões individuais {monocráticas} ou de plenário, muitas delas "ao arrepio da Lei", e que visam favorecer interesses de grupos políticos, ou seja uma "ditadura de toga". No meu entender e com vênia da expressão, "entendido entende é de r...". Não se pode submeter o país a esse tipo de controle. Nos EUA os membros da Suprema Corte" são eleitos "por seus pares" e submetidos aos rigores da Lei sem qualquer prerrogativa de função. São indivíduos de reputação ilibada, bem diferente de seu moralmente falido "congênere brasileiro", "visse?

      Excluir
  6. Gosto de Santa Teresa para esporádicas visitas, principalmente ao Bar do Mineiro, com seus azulejos e luminárias antigas, para degustar os famosos bolinhos de feijoada e/ou a própria feijoada. Mas jamais moraria por lá, pelo simples fato de detestar ladeiras.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que disse o Biscoito, são fortes as emoções de quem passa de carro na parte baixa da Alm. Alexandrino.
    Fotos 2 e 4 são as mais interessantes pelos detalhes de fachadas.
    Pode até não ser o caso, mas placa artesanal do dentista mostrava um certo estilo "consultório de bairro".

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Santa Teresa foi o bairro onde nasci, frequentava até pouco tempo bastante, gostava de participar do evento Santa Teresa de Portas Abertas, frequentava os restaurantes Espírito Santa, Sobrenatural (tinha uma roda de choro espetacular), Adega do Pimenta, Aprazível (só em dia de comemoração) e o Bar do Gomes este gostava de ir as sextas-feiras a noite sempre encontrava alguns amigos do tempo de pelada. Carnaval sempre comparecia no desfile do Carmelitas, Céu na Terra e Badalo. Hoje (antes da pandemia) está difícil eu ir a Santa Teresa, a falta de segurança no local é muito grande.

    ResponderExcluir