Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de junho de 2020

VIADUTO DE SÃO CRISTÓVÃO 1






Vamos fazer uma pequena série sobre o Viaduto de São Cristóvão com informações e fotos enviadas pelo prezado Carlos P. de L. de Paiva, a quem mais uma vez agradecemos.

Esse viaduto que passa sobre a linha férrea da Central do Brasil foi por mim utilizado muitas vezes quando vinha pela Praça da Bandeira e acessava o outro lado da linha, perto da Quinta da Boa Vista, quando me dirigia ao Hospital Barata Ribeiro (um dos poucos do Município que funcionava bem na minha época, atendendo às especialidades de Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora.

Foi conhecido também pelo nome de “Viaducto do Derby”, no Maracanã.

Parece que foi construído pela EFCB nos anos 1930. Já quase pronto, em 1935, engenheiros da PDF, entre eles, A. Eduardo Reidy, fizeram críticas ao projeto  e deram sugestões. Encurtando a história, só nos anos 70 é que optaram pela construção de uma nova ala deste viaduto, mas mantiveram o velho.

Na época de sua construção já havia estudos da PDF para a construção da Radial Oeste e de um novo viaduto na área da Mangueira. 

Novas informações serão bem-vindas.

16 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Não seria o Oduvaldo Cozzi ou este é o da década de 70? Ainda hoje parece inacabado, com uma "espera" do lado da Radial Oeste. Sobre o outro lado, confesso que não lembro de ter passado por lá.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos.
    O Derby é outro bairro do Rio que deixou de existir.
    Alguém saberia dizer onde começava esse bairro e onde terminava?

    ResponderExcluir
  3. Esse viaduto era acessado de um lado pela General Cababarro e rua Amapa e por outro lado pela Avenida Maracanã na altura do Cefet. Havia ali um casario que foi demolido com a abertura da Radial Oeste. Também nessa ocasião desapareceu a Rua Amapa, que só existe no papel. ## Respondendo ao Wolfgang, o Derby Club recebeu esse nome em razão do prado de corridas que havia na região onde existe o estádio Mário Filho. Compreendia parte da São Francisco Xavier, Gen. Canabarro, Paula e Souza,e arredores.

    ResponderExcluir
  4. Faço grande confusão nesta região.Já fiquei perdido umas 3x....

    ResponderExcluir
  5. A fotografia aérea da Quinta é espetacular! Na foto 3, um Standard Vanguard 1948 e um Chevrolet 1940 disputam um racha sobre bons paralelepípedos.

    ResponderExcluir
  6. O viaduto ficou pronto em 1936 mas ainda está incompleto, já que a pista de subida vindo da Mangueira nunca foi construída. Quando eu tinha três anos e morava na 28 de Setembro, meu pai me levava para ver o movimento de trens na estação de São Cristóvão. Descíamos do boné na Avenida Maracanã e caminhávamos por ela até o que ele chamava de "a ponte da Quinta". Após o cruzamento com a Mata Machado havia uma pista em subida cujo acesso final ainda existe e era possível por descer para a plataforma. Do lado esquerdo existiam algumas casas. Esse era o acesso natural de quem vinha da Tijuca ou Vila Isabel. Pela General Canabarro era possível ultrapassar o cruzamento da Teixeira Soares, tomar a Rua Amapa, e virando à esquerda em frente à antiga estação imperial, subir o viaduto. Esse acesso é o único que funciona até hoje e é obrigatório quando se vem da Gen. Canabarro. Nas pistas da Radial Oeste nesse ponto existiam casas

    ResponderExcluir
  7. Passo frequentemente por esse viaduto. No acesso pela Av.Maracanã vê-se uma casa num nível mais baixo que a rua e ela deve conter muitas história do passado. A arquitetura do Viaduto com seus inúmeros arcos dão a visão nostálgica do lugar. Bela postagem e inédita para mim.

    ResponderExcluir
  8. No rodapé da foto aérea aparece uma das curvas da pista do Derby.
    Mapas antigos mostram uns 3 hipódromos na região.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos. A foto aérea da Quinta da Boa Vista está espetacular. Uma pena que este projeto tenha sido tão mal elaborado, visto que projetado com um pouco mais de inteligência, teria eliminado o outro que se construiu na década de 70 para corrigir as deficiências deste primeiro, além de ter dado solução melhor do que os dois atuais em funcionamento.

    ResponderExcluir
  10. Como a descida em direção à Mangueira nunca foi construída, considero que a foto 3 está espelhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem foi corrigida, mas como não tenho experiência nisso, fiquei curioso, como acontece isso se não é a partir do filme original?

      Excluir
    2. Qualquer foto digitalizada pode, facilmente, ser rodada em qq posição, inclusive ser espelhada, com um editor de imagem como o Photoshop

      Excluir
    3. Valeu, por isso a fama do Photoshop, mil e um recursos.

      Excluir
  11. Sou de opinião que a rampa em direção a R. Visc. de Niteroi foi demolida apos o incendio de um depósito que existia sob a mesma.

    ResponderExcluir