Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de junho de 2020

VIADUTO DE SÃO CRISTÓVÃO 2

Seguimos com fotos do Viaduto de São Cristóvão com fotos e textos do Carlos P. L. de Paiva.

Esta foto mostra a chegada do lado da Tijuca, sem Radial Oeste, viadutos etc. Permaneceu assim até os anos 1960 quando executaram a Radial. 
Nesta foto de 1949 aparece a execução de uma nova alça na época da Copa de 1950. Acho que não foi levada avante.


1960, reparar no totem que aparece na foto da chegada no lado Tijuca.

No PA de 1959 há indicação da futura Radial Oeste e as mudanças no acesso ao viaduto. A ampliação projetada não foi feita.

Aqui vemos a Radial Oeste nos anos 1960 e o acesso ao viaduto.

10 comentários:

  1. Na primeira foto postada ontem dá para se ter uma ideia da dimensão do "bota abaixo" que foi a abertura da Radial Oeste, principalmente entre a General Canabarro e a Rua Paraíba. Não sei se um projeto em que ocorressem menos demolições e mais preservação poderia ser avaliado na época. O fato é que a abertura da "Avenida Central do Brasil" e da Radial Oeste foram determinantes para levar o caos à região. Além do mais ela se tornou uma região povoada por crackudos e assaltantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para esclarecer: A Avenida Central do Brasil era o nome original da Marechal Rondon.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários. Sempre há algo a aprender.

    ResponderExcluir
  3. As casas demolidas para passagem da Radial eram da Central do Brasil para moradia do engº chefe da residencia e seus assistentes, tinham acesso a ferrovia. No outro lado da Av. Maracanã ficava o Palacio da Laguna, casa do ministro da guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário me fez lembrar que passava por ali após assistir jogos no Maracanã, indo em direção à Pç. da Bandeira. Pelo menos para uma criança era de chamar a atenção o número de PE's nas guaritas e portões.
      O palacete ainda está lá.

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Vamos mais um dia aprender sobre o local.

    ResponderExcluir
  5. Peço atenção para a rampa demolida que na foto o seu inicio é afastado do meio fio o que não acontece na ainda existente. Tambem não é esperado que naquele tempo um carro na contramão fosse ultrapassado por outro com boa pavimentação no local.
    Acho que a foto não é espelhada.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho croquis antigos e fotos aéreas da região, mas nenhuma delas tem a resolução e a nitidez tão boas como a primeira foto de ontem. Ela mostra o eixo original da rua Teixeira Soares e a extensão da rua Senador Furtado. Se não me falha a memória o itinerário dos bondes na região foi alterado no final dos anos 50 em razão das obras de abertura da Radial Oeste. Até então algumas das linhas de bondes que vinham do centro entravam na rua Pará, viravam à direita na Senador Furtado, rua Amapá, e daí tomavam a General Canabarro. Mas o Hélio Ribeiro poderá confirmar. Esse trajeto não de meu tempo, mas minha mãe e primas mais velhas lembram das vilas que existiam na Teixeira Soares cujo quintal terminava no muro da estrada de ferro. Atualmente nenhum prédio da Teixeira Soares entre a Senador Furtado e a rua Paraíba é anterior à abertura da Radial Oeste, já que o traçado original ficava mais ou menos no atual muro que divide as pistas. Pela foto é possível ver árvores no canteiro central. FF: O espancamento de uma médica no Grajaú tomou proporções gigantescas. O envolvimento de um policial militar e a "prevaricação" de bombeiros militares sugere que os mesmos terão punição exemplar, sendo que o PM responderá por alguns crimes, havendo a possibilidade, dependendo da investigação, de também responder por tentativa de homicídio. ## Em uma grande operação ontem, a Polícia Civil desmantelou uma milícia na Zona Oeste no "morro da Tirol". Alguns PMs foram presos inclusive o chefe, que morava em um condomínio em Curicica.

    ResponderExcluir
  7. ATENÇÃO: recebi do Carlos uma observação importante, pois troquei a legenda de uma foto - "Olá, Luiz, estou acompanhando a série e observei que a foto da rampa ao lado da Quinta com carros nos dois sentidos tem a legenda referente à foto aérea que mostra o Maracanã em obras e ao fundo o viaduto com, ao que parece, os preparativos para a construção da outra rampa, a que seria a subida, que realmente não foi construída. Talvez você possa colocar na legenda que estava em estudo a construção de uma nova rampa de subida. Só foi sanado o problema com a construção de novos viadutos nos anos 70, o que será visto nas próximas fotos".
    Agradeço ao Carlos a correção.
    Amanhã publico a foto correta daquela legenda.

    ResponderExcluir
  8. O comentário de 12:52 só mostra que bandido fardado tem em qualquer lugar.

    https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2020/06/5928108-video--ato-contra-as-agressoes-sofridas-por-medica-reune-manifestantes-no-grajau.html#foto=1

    https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2020/06/5927770-videos--imagens-mostram-medica-agredida-no-grajau-sendo-carregada-levando-socos-de-homem.html#foto=1

    Comprar um Mini Cooper com salário de PM deve ter uma história interessante por trás...

    ResponderExcluir