Total de visualizações de página

sábado, 22 de agosto de 2020

PRAIA DE BOTAFOGO


Foto de Malta, de 1904, mostrando o aterro, recém-terminado, da Praia de Botafogo, na altura da atual Rua São Clemente. Ao centro, o edifício onde funcionou o Colégio Anglo-Americano, na década de 20 ocupado pelo Colégio Aldridge, depois deslocado para o lado, ficando contíguo ao Colégio Juruena. No centro, também, a sede da Nunciatura Apostólica, onde hoje se encontra o Botafogo Shopping (onde foi o prédio da Sears). E o antigo cais de Botafogo.


Neste postal da Papelaria e Typografia Botelho vêem-se pessoas aglomeradas diante da murada de pedra do cais de Botafogo durante um dia de regatas. Ao fundo, a igreja da Imaculada Conceição, projetada pelo Padre Clavelin e inaugurada em 1892. As regatas passaram a ser oficialmente disputadas a partir de 1851, transformando-se em ponto de encontro da população carioca no início do século XX. O pavilhão de regatas foi também construído pelo Prefeito Pereira Passos. Inaugurado em 24 de setembro de 1905, sendo o C.R. Vasco da Gama o seu primeiro campeão, o Pavilhão de Regatas foi demolido em 1931.


Foto de Malta mostrando a Av. Beira-Mar, em Botafogo. O futebol estava apenas engatinhando e as regatas eram a grande atração esportiva do Rio. O Pavilhão de Regatas pode ser visto à direita. Além dos populares ficarem na amurada da praia, os clubes alugavam as barcas da Cantareira para seus sócios, que divertiam-se a bordo, dançando e vendo as corridas.
 


Foto de Marc Ferrez mostrando a encantadora atmosfera da Praia de Botafogo, com a igreja da Imaculada Conceição. Observar o Morro do Corcovado ainda antes da estátua de Cristo. Com os sucessivos aterros na orla do bairro, a antiga praia desapareceria. Porém, em 1962, no Governo Carlos Lacerda, foi construída uma praia artificial, desde o Morro da Viúva até a Rua São Clemente 

15 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Botafogo é o bairro da zona sul que eu mais freqüentei por vários motivos, especialmente pelos cinemas. Aproveitava algumas sessões e "batia perna" pelo shopping Botafogo Praia. Fui muito no rodízio da churrascaria na Praia de Botafogo até ela fechar. Também ia em centros culturais na São Clemente e Voluntários.

    ResponderExcluir
  2. Na primeira foto, de 1904, não visualizo a Igreja. Será que a torre ainda estava em fase de construção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estranhei. Talvez estivesse fora da foto à direita.

      Excluir
  3. Botafogo pode ser um "bairro valorizado", mas é péssimo para morar. Trânsito caótico, falta de vagas de estacionamento, muitos assaltos, e uma incidência crescentemente de moradores de rua. Já em 1965, época em morei no bairro, ele já deixava a desejar. A "nobreza" presente nos casarões seculares se diluiu com o passar do tempo. A "Praia de Botafogo" propriamente dita é uma falácia.

    ResponderExcluir
  4. A enseada mais linda do Rio, pena que não dá para entrar na água, nem a areia e limpa. Depois da olimpíada não resta nem uma esperança de limpar a Bahia de Guanabara.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de regiamente servido por transporte público as ruas muito estreitas e o excesso de veículos são as principais causas dos engarrafamentos. Existe uma foto de 1960 mostrando um engarrafamento monstro na Voluntários da Pátria. Ao contrário do que se pensa, o movimento do Túnel Santa Bárbara no início foi mínimo, quase uma curiosidade, já que acessos não comportavam um fluxo maior. Por outro lado, a quantidade de apartamentos "conjugados" trouxe para o bairro moradores com um perfil sócioeconômico "mais modesto": garçons, empregadas domésticas, "pessoas de idoneidade suspeita", prostitutas, travestis, etc, um fenômeno semelhante ao que ocorreu em Copacabana e no Catete e com um IDH compatível. Esse é um "Botafogo" bem diferente daquele que aparece nas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário muito preconceituoso.Estaria o sr.Joel isento das referencias?

      Excluir
    2. Devo responder à altura? Até poderia, desde que fosse "alguém que valesse a pena" e não tivesse vergonha de se identificar, afinal "anônimo e ninguém" são a mesma coisa.

      Excluir
  6. Se os Rajahs da vida são cabeças de porco há muitos condomínios de bom padrão pelas ruas internas de Botafogo. Acho que a quantidade de colégios gera um trânsito caótico. E os restaurantes e bares deram vida a um bairro morto como era até os anos 80

    ResponderExcluir
  7. Na foto 4 aquele grande número de pessoas em frente ao pavilhão só pode ser para ouvir as autoridades discursando no dia da inauguração, pois aparentemente dai não têm visão das regatas.

    ResponderExcluir
  8. Não conheci Botafogo no passado. Quando cheguei ao Rio em 1970 já existia a praia artificial. Era muito suja e não dava para mergulhar.

    ResponderExcluir
  9. Meu comentário de hoje cedo tomou Doril...Já estava esperando após a remessa..Dizia que lamentável que a praia tenha acabado..Tenho uma filha morando no bairro e acho que ainda é uma boa opção.Ceará,individuo,é o rei do pedaço e pode enumerar prós e contras..Eu,gosto o bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, de fato o bairro é o meu pedaço. Meu filho estuda num colégio cujo o prédio é centenário na praia de Botafogo e está já em vias de cursar a FGV também em Botafogo, mas diante sequencia alvinegra digo que sou Flamengo aqui e Ferroviário(Ferin) em Fortaleza. Vejo também com tristeza que a orla foi desaparecendo aos poucos tendo como capitulo final a derrubada da Casa dos Guinle que como referencia está escondida pelas Palmeiras Imperiais mostradas na ultima foto. No lugar surgiu um enorme prédio de escritórios sem a menor graça. O bairro de Botafogo aliás ainda tem um pequeno acervo de imóveis antigos e a ultima derrubada presenciei foi um Palacete na junção da São João Batista com General Polidoro. Lamentei imensamente sua derrubada pois o conhecia por dentro e quando penso que aquela notável escada interna feita a mão que levava ao pavimento superior do Palacete hoje pode estar destruída fico gelado. Nesses quase 30 anos vivendo no bairro já presenciei inúmeras derrubadas de obras primas do passado. Com a palavra o Sr.do Contra.

      Excluir
  10. Eu estudei no Andrews no começo da década dos anos 70 mas incrivelmente nunca fui na Praia de Botafogo, me lembro que uma vez só passei na imunda travessa subterrânea e nunca mais voltei. Não sabia que aterraram a Praia de Botafogo, ainda que o Aterro comece ali, sempre pensei que o “Aterro do Flamengo” fosse só no Flamengo.

    ResponderExcluir