Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

LIMPEZA URBANA






As fotografias de hoje mostram aspectos da Limpeza Urbana no Rio de antigamente.

Desde o embarque do lixo, em Botafogo, em 1914, até equipamentos e equipes de limpeza já da década seguinte.

Até uns 50 anos antes desta data o lixo domiciliar era guardado em barris, que permaneciam nas residências, até encherem. A remoção era feita à noite, por negros escravos, que levavam os barris para terrenos baldios ou para o mar, onde a imundície era despejada.

Consta que a Praça da República era um vasto depósito de matérias fecais. O conjunto negro-barril foi apelidado de "tigre", pois se assemelhava a uma fera para os transeuntes das ruas desertas, de precária iluminação. Um choque, involuntário ou proposital, tinha consequências devastadoras.

Curiosamente o Rio de Janeiro, ao lado de Hamburgo, Londres e Brooklyn, N.Y., foi um dos primeiros lugares do mundo a ter serviço de esgoto. As primeiras experiências foram realizadas na Casa de Detenção, em 1855, por John Russel. Dois anos depois um Decreto Imperial concedeu-lhe o privilégio exclusivo por 90 anos para "construir e estender todas as obras necessárias para o estabelecimento de um sistema completo de despejos e esgotos das habitações".

Entretanto, nada de prático se fez, sendo a concessão transferida, em 1862, para a The Rio de Janeiro City Improvements Co. Ltda. (a City), que iniciou as obras e inaugurou a primeira etapa do serviço em 1864.

 

20 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Não posso reclamar do serviço de coleta. Todo dia passa o caminhão em dias intercalados de coleta normal ou seletiva, exceto aos domingos. Às vezes pessoal abusa, como hoje, quando deixam na calçada objetos fora do normal, como sofás ou caixas de água.

    Hoje é o dia da televisão, pois há exatos 70 anos era feita a primeira transmissão oficial.

    Hoje também é o aniversário do AFC, segundo clube de muita gente no Rio. Mas, por enquanto, é o que vou falar de futebol por hoje. Mais tarde, quem sabe?

    ResponderExcluir
  2. Com todo esse aparato, será que o Rio era mais limpo?

    ResponderExcluir
  3. Quando meu avô, andando pelas ruas, sentia cheiro de fossa, ele dizia que era cheiro de "city". Eu não entendia a palavra. Agora faz sentido. Contava também que quando viajava pelo interior do Brasil, nas décadas de 30 e 40, chegando nas cidadezinhas ele dizia que já sentia o cheiro de "city"

    ResponderExcluir
  4. Quando criança me lembro do órgão responsável pela coleta de lixo e varredura da cidade, a DLU (Departamento de Limpeza Urbana) que era subordinada a Secretaria de Obras, com seus caminhões na cor cinza escuro e garis portando uniformes da mesma cor.

    ResponderExcluir
  5. Lembro como sendo o DLU e que muitos custaram a acostumar com o moderninho nome Comlurb.
    A barcaça da foto 1 tinha como destino uma daquelas ilhas do arquipélago do Fundão?

    ResponderExcluir
  6. Os negros que carregavam os barris de dejetos tinham a pele infestada de doenças causadas pelos respingos de excrementos. Por isso "tigre".

    ResponderExcluir
  7. Consta que o apelido de "tigre" dos negros que transportavam os barris de excrementos era pelo fato de restos de urina escorrerem pelas costas deles, e o ácido da urina deixava manchas listradas nas suas costas, assemelhadas às de um tigre.

    ResponderExcluir
  8. Havia bondes específicos para transporte de lixo, acho que para o Caju. Tenho fotos de alguns, como o 707, em 1945, e o DLU 204, já na década de 1950. A foto do 707 mostra ele descarregando o lixo e a do DLU 204 o retratou dentro da garagem do Largo do Machado. Também tenho mais duas fotos (não lembro o número dos bondes), com eles circulando em locais não identificados.

    ResponderExcluir
  9. Na esquina da avenida Maracanã com rua Doutor Otávio Kelly, na Tijuca, havia um posto da DLU. Ali ficavam muitas carroças cinza, que recolhiam folhas e detritos das ruas. Acho que havia algumas puxadas a burro, mas não tenho certeza. Década de 1950.

    ResponderExcluir
  10. Eu me lembro dos caminhões Mack, usados para coleta do lixo domiciliar, já com o sistema de compressão do lixo na carroceria, como hoje existe na COMLURB.

    ResponderExcluir
  11. Havia também uns caminhões sem compressão, com carroceria de aço e compartimentada, com tampas deslizantes para fechar os compartimentos já cheios. Parecido com o existente nas áreas de congelados dos supermercados. Acho que a marca dos caminhões International e Mercedes, mas não tenho certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos tempos da DLU eu lembro bem desse sistema de tampas deslizantes.

      Excluir
  12. Concordo com o Augusto: a COMLURB trabalha muito bem, pelo menos aqui onde moro. Nunca tive queixas dela.

    ResponderExcluir
  13. Nos anos 60 o lixo de prédios ainda era incinerado. me lembro de ver muita fumaça em chaminés de edifícios. Hoje ainda existe aquele duto na área de serviço para se jogar lixo de pequeno porte, mas a regra é colocar num saco de plástico grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Queimar" lixo foi proibido, pois verficou-se depois que o residuo gerado era pior que o próprio lixo. Apesar dos pesares a melhor forma de destino dos lixos ainda é o aterro sanitário.
      Em tempo: a Comlurb é uma das poucas empresas de serviço público do Rio com um desempenho acima do razoável. Com exceção de Curitiba, que não se vê nem um papel de bala nas calçadas, o Rio não faz feio em relação a outras capitais no quesito limpeza, a despeito de toda má educação de nossa população. Salvador, das que eu conheço, é a que deixa mais a desejar.

      Excluir
  14. Boa tarde a todos. Acho que a limpeza efetuada pela Cia de limpeza em nada mudou, devemos separar a limpeza em coleta domiciliar e limpeza de vias urbanas. Ambas permanecem iguais desde que me entendo por gente aqui no RJ e acho que em todo o Brasil. A coleta domiciliar é feita com a retirada do lixo sem qualquer separação do mesmo, esta seleção quando é feita, são alguns condomínios cujos os moradores o fazem por conta própria, não sendo assim o caminhão passa joga tudo dentro do caminhão e prensa, como a bacia de recolhimento do lixo está sempre furada o chorume se espalha pelas ruas. Já a limpeza de vias urbanas, é feita com carrinho, vassouras e telefone celular, o celular é a diferença dos anos iniciais deste serviço, gasta mais tempo do lixeiro, do que a varredura das ruas e calçadas. Aliás este serviço é o melhor exemplo da ineficiência do trabalhador brasileiro, normalmente vemos 3 ou 4 pessoas no local, um varre ou outros 3 falam ao telefone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino foi muito cruel com os garis. O Rio e todo o Brasil ainda não chegou ao estágio de separação racional do lixo. Tentar isso seria perda de tempo. Talvez no próximo século. Vale o ditado: "Não se deve dar pérolas aos porcos".

      Quanto aos caminhões, pelo menos onde moro não há derrame de chorume nas ruas.

      Qualidade dos serviços, dos governantes, dos policiais, dos traficantes, tudo está em conformidade com o nível da população. Não se pode exigir qualidade finlandesa para Moçambique. Nem para o Brasil.

      A cada povo, conforme seu merecimento.

      Excluir
  15. PS. Notei que o mestre Belletti não apareceu no bar hoje. Acho que está bebendo suco Del Valle neste final de semana. Um espanto.

    ResponderExcluir
  16. Há uns 20 anos conversando com um grande empresário ele me disse que pretendia investir numa firma de reciclagem de lixo, mas que, após análise do lixo carioca, este era tão pobre que o investimento não valia a pena.

    ResponderExcluir
  17. A COMLURB chegou da década de 1970 a ter uma grande estação de reciclagem, situada em Irajá, creio que desativada. Era um trabalho sério, que bem poderia ser levado a vários bairros.

    ResponderExcluir