Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de abril de 2021

IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE







 



Com fotos do “site” do arquiteto Henri Sajous, de Ralf Kicher e de Jim Skea, uma colorização do Nickolas Nogueira e outras tantas informações garimpadas pelo JBAN revisitamos a Igreja da Santíssima Trindade na Rua Senador Vergueiro nº 141.

A Igreja da Santíssima Trindade foi mais uma das obras do arquiteto francês Henri Sajous, que atuou no Brasil entre 1930 e 1959, quando então retornou à França. Situada no bairro do Flamengo, tem um estilo art-déco (ou é gótico? ou é moderno?).

"Projecto e fiscalização Sajous architecto D.P.L.G - Carteira Prof . nº 128 D, Av Nilo Peçanha 155 - Construtor Cia. Construcções OTTINO S.A, Responsável Carlo Alfonso Ottino, Carteira Prof. nº 53 L, Construtor Licenciado - 48 Rue do Catete no 606. Iniciativa do padre Aleixo Chauvin."

Segundo a Revista Arquitetura e Urbanismo, Ano V, em janeiro/fevereiro 1940:

"Trata-se da obra de um arquiteto, que tanto pensa no conjunto, como no menor detalhe e que trata a sua obra com carinho e entusiasmo. São 21 vitrais de 1m20 de largura e 8.00 de altura. Cada um destes é dividido por uma estrutura de concreto armado muito fina, formando uma cruz entre círculos sobrepostos. Cada um destes círculos contém um vitral, cujo motivo corresponde a um dos 137 vitrais existentes na catedral de Chartres. Na nave principal 18 estátuas de 2 metros de altura, integrando-se na composição arquitetônica das colunas. Obras primas do escultor Gabriel Rispal em pedra de Chauvigny."

Há um livro sobre o Rio Antigo em que uma foto da igreja tem legendas em vários idiomas:

“A Igreja da Santíssima Trindade, na Rua Senador Vergueiro, projeto do arquiteto francês Henri Sajous, foi construída entre o final da década de 30 e início da década de 40, de concreto armado e pedra branca. A mesma pureza de linhas caracteriza o interior, ornado de alguns santos em pedra de boa talha.

Trinity Church, built in 1938, by the French architect Henri Sajous in concrete faced with stone, is remarkable for its sobriety of line, both inside and out, and fine statuary.

L'église de la Trinité, construite en béton et pierre blanche en 1938 par l'architecte français Sajous, est de ligne très pure à l'intérieur et sobrement ornée de saints de pierre.

Dreieinigkeits kirche, 1938 vom Architekten Sajous aus Zement und weissen Stein gebaut. Ihre Linienführung im Inneren ist eindrucksvoll, die Heiligenstatuen aus Stein sehr einfach.”

A Igreja da Santíssima Trindade era bastante frequentada pela colônia francesa do Rio e havia uma missa especial em francês décadas atrás. Provavelmente devido ao Padre Pierre, que esteve à frente da igreja nos anos 60.

Enfim, a igreja merece ser visitada, bem como uma outra igreja vizinha, que poucos conhecem: a da Paróquia da Nossa Senhora do Monte Claro, em homenagem a Santo Estanislau. É conhecida como a “igreja dos poloneses” e fica na Rua Marquês de Abrantes nº 215.

Nos anos 60, funcionou na torre desta igreja o Grupo de Escoteiros do Ar 121GB, General Léo Borges Fortes, liderado pelo pároco Pedro (Pierre). Quem participou deste grupo foi o Gustavo Lemos.  

Em 1939 foi inaugurada um “Gruta de Lourdes” no terreno da igreja. A cerimônia foi presidida pelo Cardeal Dom Sebastião Leme. O modelo foi a gruta original e ali seriam abençoados os doentes sobre os quais a Virgem Imaculada, como no santuário da França, derramará as graças que transbordam de seu coração maternal, informou o “Correio da Manhã”.

 

 


12 comentários:

  1. Bom Dia! Estou imaginando como será uma simples troca de lâmpadas lá em cima na cruz. Faltam 22 dias.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Excelente aula. Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Nunca estive nessa igreja, mas sua construção é bem curiosa. Complementando o comentário e "meio fora de foco", as igrejas católicas, evangélicas, e templos de qualquer religião, sob a alegação de "prevenção sanitária", e sob determinação judicial, não podem realizar cultos presenciais. Sem entrar no mérito de tal "alegação", nunca vi empenho do "stablishment" em reprimir bailes funk, aglomerações nas crackolândias, nas baladas promovidas pela elite em casas de show, ou nas filas do BRT. E coincidentemente, um antigo e nefasto "pensador tão cultuado por alguns" afirmava que "a igreja é o ópio do povo". Faz sentido?

    ResponderExcluir
  4. De fato, esta igreja é muito bonita e do tamanho ideal para a densidade populacional do bairro da época de sua conclusão. No canto baixo, a direita na primeira foto, seria um daqueles triciclos de entregas de tinturaria?

    ResponderExcluir
  5. Assisti a um casamento lá, não reparei nessas peculiaridades. Nas fotos antigas sua altura chama a atenção, mas passando hoje de carro pela rua, nem se repara. Ainda é mais alta que a maioria (ou todos) os prédios ao redor, mas o corredor de concreto faz ela passar desapercebida.

    ResponderExcluir
  6. Com referência ao comentário das 08:24, seu teor não carece de fundamento. Fui vacinado, não sou negacionista, mas percebo que existem interesses deletérios nessa Pandemia que estão se sobrepondo aos interesses sanitários.

    ResponderExcluir
  7. Se fotos noturnas de profissionais são sempre boas de se apreciar, essa com as luzes da torre ficam acima da média. E mais o brilho nos trilhos, também visível nas fotos diurnas.
    Quanto a beleza do templo, realmente ficaria bem melhor se fosse em frente a uma praça e com mais espaço lateral para ter mais destaque.
    Os moradores dos apartamentos bem ao lado da igreja é que devem agradecer o espaço lateral maior do que o normal entre a maioria dos prédios da Zona Sul.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos. Acho esta igreja muito bonita, as fotos noturnas estão muito boas, a colorização da foto do Nickolas está estupenda. Nunca entrei nesta igreja, gosto muito de entrar em igrejas e admirar as suas construções e obras de arte sacra em seus interiores. Quando me aposentei, pensei em praticar meu hobby por fotografia e fazer um roteiro de fotografar todas as igrejas antigas do centro da cidade e depois se tivesse dado certo, estender para os bairros da cidade, porém os afazeres diários de um aposentado e a falta de segurança para transitar pela cidade com equipamentos fotográficos muito caros, sempre impediram que eu desse início ao projeto, por isso só curto meu hobby de fotografar quando viajo ou algum evento social da família.

    ResponderExcluir
  9. Missa (ou culto) pode ser transmitida por radio, TV, internet, etc. Insistir em presença só se explica pela necessidade da dizimação dos fiéis (em todos os sentidos).

    ResponderExcluir
  10. Senador Vergueiro minha área...

    Igreja belíssima e muito bem conservada, possui una arquitetura única, já entrei nela diversas vezes mesmo não sendo um católico praticante, vale a pena.

    E Lino Coelho dou apoio as fotos das igrejas.

    Saudações Rubro Negras!!!

    ResponderExcluir
  11. Lino, também dou maior apoio. O professor de história da arte do curso de guia que eu fiz tem ótimas fotos no Instagram. Caso queira conhecer o trabalho dele @rubeli_angelo. Ele é especialista em igreja.

    ResponderExcluir
  12. As belíssimas 18 estátuas art-deco dos santos dessa igreja foram custeadas por fiéis ricos, sendo os rostos das imagens baseados na aparência de algum familiar dos benfeitores. Conheci a referência para o rosto da Santa Rita, já muito idosa, que era de família abastada da época, que contribuiu para construção do templo.

    ResponderExcluir