Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de abril de 2021

O RIO VISTO DO ALTO (2)

Postal editado pela Casa J.F.N. por volta de 1930. Situado na Av. Atlântica, à beira-mar, destaca-se, ao centro, o suntuoso edifício do Copacabana Palace Hotel. Uma Copacabana ainda não tomada pela selva de pedra, com muitas casas.

Vê-se, ainda, na foto, a Pedra do Inhangá, logo após o Copacabana Palace, dividindo a praia: para a esquerda, Praia do Leme; para a direita, Praia de Copacabana. Engraçado é que se o Copacabana Palace fica antes da Pedra da Inhangá, quando foi construído ele ficava no Leme!

Eram três morretes do Inhangá, o que ficava ao lado do hotel foi 90% destruído. Atualmente no seu lugar tem a piscina do hotel e o Edifico Chopin. Uma pequena parte da pedra está a escondida no terreno da Escola Estadual Pedro Alvares Cabral, na Rua República do Peru. Restos também podem ser vistos na altura da N.S. de Copacaban, junto ao antigo cinema Ricamar, hoje sala Baden Powell. 



Nesta foto vemos que o Copacabana Palace ainda não tinha sua piscina, que somente seria inaugurada em 1939, bem como no lugar do anexo estavam as quadras de tênis. Podemos reparar como esse pedaço da Pedra do Inhangá junto ao mar se projetava rumo ao hotel e para a construção da piscina sofreu mais um corte, sumindo de vez da orla quando da construção do Edifício Chopin, embora partes ainda existam dentro do quarteirão, sendo que os maiores restos estão emparedados nos quarteirões que envolveram os outros dois penedos mais internos. Também dentro da escola estadual da Rua República do Peru há pedaços no pátio. Podemos ver também na parte de cima da foto a Praça Cardeal Arcoverde, uma das primeiras a ser ajardinada em Copacabana. 

Com acesso pela Barata Ribeiro existe uma rua em caracol que sobe o morro, a General Barbosa Lima. A Praça do Lido está à direita e no alto, na direção do Copacabana Palace, está a Praça Cardeal Arcoverde, junto à Ladeira do Leme.

28 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Interessante... Há cem anos, pelo menos, já fazem lançamentos imobiliários adulterando o nome real do bairro.

    Imagina o lançamento de um empreendimento chamado "Leme Palace Hotel"... Menos impactante.

    Hoje o que tem de nome fantasia de empreendimento chamado "Barra"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nomes 171 existem aos montes. Aqui na rua Araújo Leitão, uma das principais do Engenho Novo, foi construído um prédio com o nome Vivendas do Grajaú.

      Excluir
    2. Também no Engenho Novo tem o Portais do Méier.

      Excluir
    3. É verdade.Também a Leopoldino Bastos possui um condomínio do "tipo minha casa minha vida" melhorado onde apartamentos são anunciados como se fossem no Grajaú.

      Excluir
  2. Bom Dia! Continuo aprendendo.faltam 18 dias.

    ResponderExcluir
  3. A segunda foto mostra claramente os trilhos no chamado "ramal do Inhangá".

    ResponderExcluir
  4. A Nsa. de Copacabana foi driblando as pedras do Inhangá em direção ao Posto 6.

    ResponderExcluir
  5. Foi uma ótima medida a demolição da Pedra e dos morretes do Inhangá. Atrapalhavam sobremaneira a circulação viária do bairro, provocando desvios e atalhos.

    ResponderExcluir
  6. Copacabana é única, "sui generis", e não possui "genéricos, assemelhados, e similares". A Barra da Tijuca já se tornou o maior bairro do Rio, pois CDD, as Vargens, Rio Morto, Curicica, Muzema, Rio das Pedras, Itanhangá, "Pau da Fome", e Boiúna, já foram incorporados ao outrora e feliz bairro. Da mesma forma, Rio Comprido, Catumbi, Mangueira, Maracanã, Estácio, e Quinta da Boa Vista, já se "auto proclamaram" como parte da Tijuca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas delimitações dos bairros no Rio é impressionante. Há um site da prefeitura que mostra detalhadamente as linhas de separação dos bairros. Tenho um amigo que comprou um apartamento no Jardim Guanabara, isso dito pelo corretor, e quando chegou o carnê do IPTU ele viu que o local é Portuguesa.
      Essa confusão faz a festa das imobiliárias...

      Excluir
    2. Que site seria este da Prefeitura, pode nos passar, por favor? esse detalhamento com as linhas de separação dos bairros eu nunca vi ou tive acesso. Gostaria muito de saber as linhas de separação entre os bairros da Tijuca, Rio Comprido, Praça da Bandeira e Estácio. Tenho esses limites vagamente na cabeça, mas gostaria de confirmar.
      Joel, como grande conhecedor da região, talvez saiba.
      Fala aí, Joel!

      Excluir
    3. Minha enteada comprou um apartamento na Vila do Pan. Ela diz que mora na Barra da Tijuca, mas para mim aquilo é CDD ou Gardênia Azul.

      Excluir
    4. Mauro Marcello, eu também não conheço esse site e fiquei curioso. Mas sei que muitos bairros que conhecemos tiveram origem nas antigas "freguesias católicas" como a de Santa Rita, Candelária, da Consolação, do Engenho Velho, etc, mas outros não. A verdade é que esses bairros originais como o "Andarahy", a Aldeia Campista, o Engenho Velho, o "Andarahy Pequeno", a Fábrica das Chitas, entre outros, eram bem definidos. Mas desconheço a origem de muitos.

      Excluir
    5. Joel, não me referi a origem dos bairros e sim as linhas de limite que separam os que citei.

      Excluir
    6. Essa publicação da Prefeitura deve ser interessante, pois esses limites não são exatos, imperceptíveis, mas existem. Eu cito pir exemplo o Rio Comprido. Seus limites ficariam ficariam entre a rua Barão da Petrópolis, Rua do Bispo, e Praça da Bandeira. Já o "Andarahy" é bem maior do que se imagina, pois começaria na rua Barão de Mesquita na altura do SESC indo até a rua Ferreira Pontes. Uma linha divisória partiria da rua Ferreira Pontes, passaria pelas ruas Maxwell, Barão de São Francisco, e Teodoro da Silva até parte da Souza Franco. Tudo o que estivesse dentro dessa linha será "Andarahy", inclusive a parte inicial da Rua Uruguai.

      Excluir
    7. Joel, o que é considerado como o bairro da Praça da Bandeira é muito mais amplo do que o entorno da praça. É considerado como bairro Praça da Bandeira, toda a rua do Matoso, em suas ruas paralelas e perpendiculares até próximo a Rua Haddock Lobo.

      Excluir
  7. Bom dia!

    Se a Pedra do Inhangá ainda estivesse ali provavelmente hoje teríamos uma favela ocupando a pedra ou seus arredores, portanto, foi uma boa idéia.

    Fico pensando quanto seria o valor daqueles terrenos (na beira da praia na segunda foto) hoje em dia.

    Boa sexta-feira para todos... aos apreciadores de uma boa música deixo um link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=m5smlFO7j6E

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Apenas recentemente, e aqui mesmo no SDR, eu fiquei sabendo da história dessas pedras do Inhangá e do trajeto via Ministro Viveiros de Castro, Duvivier, Barata Ribeiro e rua Inhangá adotado pelos bondes. Para mim, a Nossa Senhora de Copacabana já tinha sido uma rua só desde sua abertura. Saber do contrário e desse desvio dos bondes foi para mim quase um choque.

    E na segunda foto, bem na extrema esquerda e ao lado da pedra grande, em zoom podemos ver um bonde circulando pela rua Inhangá.

    ResponderExcluir
  9. Essa minha confissão acima deixa claro que muito do meu conhecimento sobre bondes eu hauri de outras fontes, especialmente dos sites do falecido Allen Morrison e do Marcelo Almirante. Além de relatos de pessoas interessadas no assunto e também de informações que volta e meia pipocam aqui no SDR.

    ResponderExcluir
  10. as fotos são de épocas bem diferentes. Na 1a ainda se vê a torre do elevador da casa do meu bisavô e, acho, o palacete Atlântico e o Palacete São Paulo na esquina da Ronald com Av. Copacabana. Reparem que ainda estava desocupado o terreno da esquina da Atlântica com Ronald de Carvalho, onde seria construído o edifício OK.
    Na 2a foto, já vemos o edifício OK, colado ao Palacete atlântico, A casa do meu bisa já dava lugar a um outro edifício e do outro lado da Duvivier um prédio moderno que tinha, inclusive, uma quadra de tênis no telhado. Não sei pq foi demolido. Deu lugar ao hotel porto Bay.
    Disso tudo ainda estão em pé o Palacete Duvivier, o São Paulo e o OK.
    Vê-se também uma praça do lido linda com seu balneário no centro.

    ResponderExcluir
  11. E morreu o Cabo Rusty, amigo do Rin-Tin-Tin.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos. Só na moita lendo os comentários e aprendendo.

    ResponderExcluir
  13. http://mapas.rio.rj.gov.br/#

    Não dá pra ver no smartphone. Vai controlando o zoom e posicionando o mapa na tela, de acordo com o local desejado. Tira muitas dúvidas...

    ResponderExcluir
  14. Condomínios, shoppings, casas de shows, super e hipermercados, maternidade e hotéis, entre outros, todos com nome fantasia de "Barra" (outros nem isso) fazendo a farra das construtoras. Aí quando aparecem o IPTU ou as notas fiscais a "surpresa"...

    ResponderExcluir
  15. Para saber a demarcação dos bairros, pode usar o Google Maps.
    No campo Pesquise no Google Maps, é só colocar o nome do bairro. Assim que aparecer, selecione.

    Exemplo. Quando escrevo Inhaúma
    Aparece: Inhauma, Rio de Janeiro - RJ
    Assim que seleciono, aparece, em vermelho, o mapa de toda a região do Bairro.
    A demarcação é a mesma da prefeitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Ricardo. Já fiz como indicado por você. Obrigado!

      Excluir