Total de visualizações de página

sábado, 17 de abril de 2021

POSTAIS COLORIZADOS

Postal de Marc Ferrez, da Coleção de Klerman W. Lopes. 

Prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, demolido para a abertura da Av. Presidente Vargas. Vista da fachada principal do edifício, situado na rua Larga de São Joaquim esquina com rua de São Pedro. Tanto o prédio quanto esta última rua desapareceram com a abertura da avenida Presidente Vargas, em 1942. Teve sua construção concluída alguns anos após a Independência e sofreu, posteriormente, diversas reformas que lhe modificaram o tamanho e a aparência. Deste local, o Prefeito Pereira Passos administrou a modernização da cidade e foi daí, também, que o Prefeito Carlos Sampaio comandou o arrasamento do Morro do Castelo. Na fachada lateral vê-se o brasão municipal, modificado em 1896, na administração do Prefeito Furquim Werneck. (P.K.Vasquez).

Postal da Coleção de Klerman W. Lopes. 

A Praça Cabral, na Glória, com a estátua de Pedro Álvares Cabral, obra de Rodolfo Bernardelli, no seu primitivo local. Ao fundo, contra o maciço vegetal, o Hotel Suíço, originariamente residência familiar, na esquina da Rua Cândido Mendes, ex-Dona Luísa. Na casa anexa funcionou, no final do século XIX, o Clube Beethoven, do qual fez parte Machado de Assis, em que tinham lugar concertos de música erudita e também reuniões sociais, casa essa transformada em pensão antes de ser incorporada pelo Hotel Suíço, como anexo. Não há mais vestígio de nada disso, inclusive do prédio que, um pouco à esquerda, era o externato Sacré-Coeur. Os tílburis conviviam com bondes a tração elétrica. Os jardins denotavam a marca do estilo Grandjean de Montigny. À direita o antigo cais da Lapa e obras do aterro para a Avenida Beira-Mar.(M.Rebelo e A.Bulhões).

Postal da coleção de Klerman W. Lopes. Palácio Monroe.

O nome do palácio foi dado em honra ao presidente americano James Monroe, formulador da famosa doutrina Monroe, de 1823, que apoiava a autodeterminação dos países latino-americanos: a América para os americanos. O Governo do Brasil, atendendo ao convite do Governo dos EUA para participar, em 1904, da Exposição Internacional de Saint Louis, incumbiu o engenheiro Souza Aguiar de conceber o pavilhão que representaria nosso país. A idéia do ministro Lauro Muller era, após a exposição, remontá-lo na Avenida Central, razão pela qual foi projetado em estrutura metálica. Terminada a exposição nos Estados Unidos, o Palácio Monroe foi reerguido e inaugurado em 23 de julho de 1906, para a realização da III Conferência Pan-Americana no Rio. 

A sentença de morte do Palácio Monroe veio com o aviso nº 964, de 09/10/1975, onde o General Golbery despachou: "Presentes as alternativas de utilização de que dá notícia o processo, cumpre-me transmitir a V.Exa. recomendações do Excmo. Senhor Presidente da República no sentido de demolição do prédio e consequente transformação da área em logradouro público".


Postal da Coleção de Klerman W. Lopes. 

Rua Uruguaiana. Vê-se o prédio da Casa Raunier onde Rui Barbosa era freguês e o famoso cantor Orlando Silva era entregador. Orlando Silva, inclusive, sofreu nesta época um grave acidente ao tentar subir num bonde, ficando com uma sequela no pé esquerdo que fazia com que mancasse. Na Rua Uruguaiana, alargada pelo Plano Pereira Passos, edifícios espaçosos de quatro ou cinco andares surgiram na lateral ímpar demolida para o alargamento. Entre eles foi construído o "magazin" Raunier, alfaiataria e casa de modas. Em 1907, a Casa Raunier, primitivamente localizada na Rua do Ouvidor inaugurou seu novo, elegante e luxuoso "magazin" na esquina das ruas Uruguaiana e Ouvidor, com três elevadores para servir os três andares da loja. A Casa Raunier foi substituída pela Casa Sloper que, na década de 1950, construiu um novo edifício no mesmo local. Em 1998, a Casa Sloper fechou suas portas, terminando com a tradição daquele endereço que atravessou o século XX vendendo mercadorias de qualidade a uma clientela de alto nível. (P. Vasconcellos).

 

8 comentários:

  1. Na verdade a então "Intendência Municipal" ficava ao lado do Colégio Rivadávia Correa e a fachada ficava voltada para a direção da Praça da Bandeira. Existe na rua Marechal Floriano a poucos metros do Rivadávia Correa um prédio em péssimo estado e abandonado, supostamente um hotel, remanescente dos tempos da "Rua de São Pedro". Estive esta semana naquela região caminhando a pé e o local está em estado deplorável. Quanto ao cantor Orlando Silva, nos idos de 1950 havia um sujeito em Vila Isabel de nome Miragaia que era conhecido por seus exageros. Contavam os antigos que o tal de Miragaia passava de carro em Vila Isabel ouvindo Orlando Silva no rádio do carro quando em uma manobra arriscada na altura da "Praça 7" passou com o carro entre dois bondes. Segundo ele, "tirou um fino" tão apertado que o Orlando Silva parou de cantar e exclamou: "Que fino hein Miragaia!". Não sei se é verdade mas...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Informações interessantes, algumas conhecidas outras não.

    Sobre a antiga prefeitura, tinha sofrido uma reforma menos de dez anos antes da demolição. Hoje é pista da Presidente Vargas, perto da biblioteca estadual.

    Dos demais locais, só passei recentemente (relativamente falando) bem diferentes dos mostrados, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Lembro que se falava que o Palácio Monroe atrapalhava o acesso ao aterro. O motivo politico para sua derrubada por certo será aqui comentado. FF. O Dr Caio Abujadi faz palestra. Os vários graus de autismo, como conviver.Faltam 17 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pensava que o Monroe veio abaixo devido as suas fundações bloquearem a passagem do metrô. Mas parece que os engenheiros já tinham dado um jeito, abrindo um raio em torno; portanto, não havia necessidade da derrubada do palácio. Parece que o Geisel determinou a demolição "na marra".
      Quem estiver no metrô entre as estações da Cinelândia e Glória pode sentir a "curva" do trem...

      Excluir
  4. Bom dia a todos. É impressionante que no Brasil a única coisa que cresce são os prédios públicos, cada vez maiores para abrigar o empreguismo dos políticos e do judiciário. Há de chegar o dia que só teremos empregos públicos. Hoje os jovens que conseguem ter acesso a um ensino de qualidade, após se formarem tem como objetivo fazer concurso para um cargo público ou empesa pública. Só não sei se daqui a alguns anos, teremos tantos trouxas pagando impostos para sustentar essa casta de privilegiados.

    ResponderExcluir
  5. Não reconheci a antiga prefeitura, pois não lembro de ter visto tão de perto em fotos de seus últimos anos. Principalmente sem aparecer o Campo de Santana, que ficou mutilado pela Pres. Vargas. A Escola Rivadávia Correa, que aparece parcialmente à esquerda, é um sobrevivente.
    Já o belo prédio da Casa Raunier eu não lembro dele em foto nenhuma e é digno de destaque a sua arquitetura.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o último postal onde há um registro sobre a Casa Sloper, tenho uma parente, ainda em nosso convívio, que foi vendedora dessa loja. Ela sempre mencionou a qualidade e exigência de atendimento e da apresentação de seus funcionário(a)s.

    Nota: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/04/13/lee-aaker-o-cabo-rusty-de-as-aventuras-de-rin-tin-tin-morre-aos-77-anos.htm

    ResponderExcluir
  7. Colorizações primárias feitas com tinta sobre o positivo. Uma arte, uma vez que não havia Photoshop. Era muito comum em retratos de famílias.

    ResponderExcluir