Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de maio de 2021

AV. ATLÂNTICA COM RUA REPÚBLICA DO PERU

Nesta foto de Malta, de 1928, enviada pelo prezado JRO, vemos a Rua Nove de Fevereiro, aberta em 1917 em terrenos da Empresa de Construções Civis, pelo seu Diretor-Presidente, o Dr. Antônio de Paula Freitas. Recebeu este nome por conta da data do combate da Armação, em Niterói (09/02/1894)), na Revolta da Armada, contra o Governo de Floriano Peixoto.


Em 1938 a rua teve seu nome alterado para República do Peru, homenageando o país vizinho, que proclamou sua independência em 28/07/1821. Na foto podemos ver a quadra perto da Avenida Atlântica, com a Pedra do Inhangá até junto ao meio-fio, à direita. Ao fundo, a "Agulhinha de Copacabana", também conhecida como "Pedra do Cão", “Leão de Copacabana” ou "Pico do Inhangá
”.

Este é o palacete do Dr. Cícero Pena, construído em 1912, na esquina da então Rua 9 de Fevereiro (hoje Rua República do Peru) com a Av. Atlântica, que foi doado à Prefeitura para funcionar como escola pública. Em 1912 Copacabana já contava até com distrito de esgotos e elevatórias, além da rede que era construída quando as ruas eram abertas. Copacabana já tinha água encanada desde a virada do séc. XX. A água vinha do sistema de reservatórios de Botafogo e Flamengo e na época já se reclamava que com o crescimento do bairro que o fornecimento ficava irregular nos dias mais quentes da "estação calmosa".  

 

Posteriormente o prédio original foi reformado e permanece assim até hoje, tendo sido a atual construção tombada, pois o Prefeito queria vender o terreno, em recente polêmica. A questão da falta d´água se agravou muito no período do "boom" imobiliário de Copacabana nos anos 50 e 60, o que levou os moradores a terem caixas d´água dentro de casa, além de instalarem bombas para sucção da pouca água disponível. Alguns chegavam a coletar a água da chuva para diminuir a escassez.

Esta foto, do acervo do prezado Jason, mostra a esquina da República do Peru com Av. Atlântica provavelmente nos anos 70. A Escola Cícero Pena está na esquina onde está o fotógrafo. Na esquina onde há o anúncio da Alitalia funciona um “Manoel&Joaquim”.

 

9 comentários:

  1. A falta d'água sempre foi um problema na região de Copacabana e principalmente do Leme. Se no passado isso era um problema imagine hoje em dia, já que com o crescimento do bairro e das milhares de ligações clandestinas oriundas das favelas da região, a situação não deve ser tranquila.## A última foto é seguramente do segundo semestre de 1970. O canteiro de obras e a quantidade de areia acumulada que aparece no canto da foto indicam isso.

    ResponderExcluir
  2. A última foto "retrata o clima de tranquilidade" existente em 1970. A jovem com o carrinho de bebê seria uma jovem mãe ou uma babá? O Fusca bege parado a menos de três metros da esquina está em infração de trânsito. Teria sido multado? O "Zé do Caixão" azul claro com faróis redondos mostra ser da segunda série, mas com a palavra final o Dieckmann.

    ResponderExcluir
  3. Zé do Caixão de 1970, sem os farois retangulares. O cupê na esquina é um Chevrolet 41-48. Não havia muitos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Dia de acompanhar os comentários. Volto mais tarde para lê-los.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dr. D'.

    Entre 1990 e 1992, principalmente, freqüentei o apartamento de um colega na Paula Freitas. Como a República do Peru é bem perto, passei várias vezes pela esquina do post de hoje.

    O desafio para o biscoito é dizer a marca do carro à direita em destaque na última foto.

    Por enquanto a escola está garantida no local.

    ResponderExcluir
  6. E ao lado da Alitalia parece que está subindo mais um prédio da Veplan Imobiliária.

    ResponderExcluir
  7. O sr. prefeito já estava querendo colocar mais uns cobres no cofre, vendendo o prédio de uma instituição de ensino, provavelmente para gastar em futuras obras "megalomaníacas".
    Na última foto, a obra de duplicação da Atlântica de um lado e outra obra de espigão. Mais um empreendimento Veplan da virada da década de 60 para a de 70.

    ResponderExcluir
  8. As placas brancas com iluminação surgiram em 1960 no alvorecer do Estado da Guanabara.

    ResponderExcluir
  9. Esse terreno deve ser uma doação com o fim educacional, em tese não poderia ser vendido, no máximo outro equipamento público. Mas moramos no Brasil, mais especificamente no Rio. Se bobear vira um puteiro com ummpolitico de dono.

    ResponderExcluir