Total de visualizações de página

domingo, 23 de maio de 2021

FLAMENGO

Ontem o Flamengo conquistou mais um tricampeonato. Hoje veremos milhares de torcedores rubro-negros vestindo suas camisas e comemorando o feito.

Não sei explicar exatamente o que é ser apaixonado por um clube de futebol. É puramente emocional. Se adoro o Flamengo, independente de seus dirigentes ou jogadores, as escolas de samba nada me dizem.


Muito já se escreveu sobre o que leva à esta paixão. Da emoção de estar numa arquibancada cheia, lado a lado com desconhecidos, e ter uma sensação de pertencimento que se renova a cada jogo. Os que gostam de futebol entenderão isto. Os que não, que não são melhores ou piores, jamais poderão entender.

O Flamengo tem a maior torcida do Rio e, se por uma lado desperta admiração, por outro lado tem uma grande rejeição, a ponto de alguns dos torcedores adversários confessarem que torcem mais para que o Flamengo seja derrotado do que para o seu próprio clube vencer.



 Levar o filho ao estádio para torcer juntos é uma das maiores alegrias de um pai. É assim e sempre será, penso, ao menos enquanto existirem estádios, times, pais, filhos. Esta frase foi escrita outro dia pelo Leo Aversa. 

É a mais pura verdade. Se tenho saudades imensas das vezes que meu pai me levou a um jogo, tive a enorme alegria de ser abraçado por meu filho numa final do Campeonato Brasileiro: "Pai, obrigado por me ter feito Flamengo!

E uma alegria maior ainda quando meu neto entrou em campo com o time do Jorge Jesus e depois assistiu ao jogo entre meu filho e eu.

18 comentários:

  1. E isso aí mesmo. Hoje é dia de rever o jogo em video-tape, ler com prazer a parte esportiva do jornal, não se cansar de assistir às mesas-redondas na TV. Antigamente quando criança era dia de recortar as fotos do jornal e colar num álbum de recordações. Para os que não gostam e não entendem dizendo que os jogadores são vagabundos que ganham muito e não têm comprometimento com o clube, para os que acham que o futebol é um ópio para o povo, para os que nos chamam de alienados, só posso dizer que não sabem o que estão perdendo.

    ResponderExcluir
  2. O Campeonato Carioca atual é uma caricatura do que foi no passado. Corrupção, interesses menores, e todo um elenco de fatos "solaparam" todo o prestígio que fizeram em um passado distante o Campeonato Carioca como o melhor do Brasil. Essa decadência se iniciou em 1975 quando a malfadada "fusão" entre os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro trouxe para o cenário do futebol carioca elementos perniciosos que até então viviam chafurdados "nas lonjuras" de Campos dos Goytacazes e adjacências. Somados a outros fatores conjugados, o outrora melhor campeonato do Brasil acabou se tornando apenas uma lembrança.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Como sou Vascaíno, volto mais tarde para ler o que virá.

    ResponderExcluir
  4. Os esportes, e o futebol em particular, há muito deixaram de ser apenas esporte e passaram a constituir um dos melhores meios de lavar dinheiro do crime.

    Os uniformes das equipes e seus ocupantes são atualmente outdoors ambulantes. As cores do clube ficaram em segundo plano, recobertas pelos dizeres e símbolos dos patrocinadores.

    Dirigentes e torcidas organizadas em sua maioria constituem organizações criminosas.

    Do nobre esporte bretão original não restou nada.

    Estou mentindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre afirmei aqui que "há rumores" de que o Flamengo vem "lavando dinheiro". Da mesma forma que ocorreu com o Cruzeiro há três anos. Era um belo time onde dono, o Senador Zezé Perrela, "investiu seu dinheiro". Quando o Senador "retirou seu investimento", o Cruzeiro "quebrou". Par quem não sabe, Zezé Perrela é o dono da fazenda onde caiu o helicóptero com 450 kg de cocaína...

      Excluir
  5. Eu nunca entendi como de uns tempos para cá um time pode ser campeão num ano e cair para a segunda divisão no ano seguinte. Só pode haver interesses escusos nisso. No passado, isso JAMAIS acontecia. Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo eram de promeira linha; América e Bangu eram médios; Madureira, São Cristóvão, Bonsucesso, Canto do Rio, Portuguesa e Olaria eram fracos. E isso NUNCA mudava.

    Hoje, isso mudou. Tudo imprevisível. O Vasco (por exemplo) num ano é campeão e no ano seguinte é rebaixado. Acredite na lisura disso quem é otário.

    ResponderExcluir
  6. Sim é verdade. Torcedores dos outros times torcem contra o Flamengo. Já os flamenguistas nunca torcem contra os adversários. Nunca. Não fazem carreata na orla da zona sul pra comemorar derrotas de rivais. Não fundam torcidas pra torcer contra ninguém. Não soltam fogos pra comemorar resultados desfavoráveis dos outros times. Torcedores rubro-negros são seres superiores que não gostam dessas coisas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera aí, Karl, aí é demais quando você fala que "os flamenguistas nunca torcem contra os adversários". Então vou refrescar a sua memória: quando o Vasco disputou a final do mundial de clubes, em 1998, contra o Real Madrid, a torcida do Flamengo criou a Fla-Madrid, ou seja, uma "nova" facção apenas para torcer contra o Vasco. E estou muito a vontade para falar sobre este fato, porque quase todos aqui sabem que sou botafoguense.

      Excluir
  7. Quanto a levar filhos ao estádio, é uma temeridade. A menos que você estacione dentro e vá para as cadeiras caras. Ir de transporte público, caminhar até o estádio e sentar numa cadeira normal, em meio à turba, é uma atividade perigosa. Não é a toa que as famílias têm deixado de comparecer aos estádios.

    A última vez que fui ao Maracanã foi em 1977. Não sinto falta.

    ResponderExcluir
  8. Na minha casa, durante minha infância, havia flamenguistas, botafoguenses, vascaínos e pós-de-arroz. Eu gostava do Canto do Rio, por causa das cores do uniforme. Fim de papo.

    ResponderExcluir
  9. O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

    ResponderExcluir
  10. A ligação dos jogadores com um time era a regra. Dida e Tomires eram Flamengo; Didi, Nilton Santos, Garrincha e Quarentinha eram Botafogo; Castilho era Fluminense; Pepe e Pelé eram Santos. Os jogadores eram um ativo do clube.

    Hoje, o jogador J é do time Y de janeiro a abril, do time W de maio a setembro, do time Z de outubro a dezembro. Sendo que esses clubes são de países diferentes.

    O mesmo se dá com os técnicos: se o time ganhar 20 partidas mas perder 3, o cara recebe um pé na bunda. O time não pode perder.

    A cada mudança de clube, tanto de jogadores quanto de técnicos, milhões de dólares estão envolvidos, na rescisão de um clube e subsequente contratação por outro. Quer melhor meio de lavar dinheiro sujo?

    Se dependerem de mim, todos os clubes vão à falência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vai e vem de jogadores é uma das explicações para as quedas de clubes nos campeonatos. Sai jogador importante e entra quem não se encaixa e a coisa desanda.
      Salários atrasados também deixam equipes "entregando os pontos".

      Excluir
  11. Sou rubro-negro mas ontem fiquei com sensação de que o meu clube, com o time que tem, apenas cumpriu com a obrigação no estadual. Ainda está faltando alguns detalhes para voltar a ser campeão na Libertadores, o real objetivo.
    Todos os campeonatos estaduais entraram em decadência, depois que ficou mais fácil realizar torneios nacionais, devido às viagens aéreas cotidianas por todo o Brasil.
    Todo o futebol profissional está contaminado por ganância. Esses dias o Neymar deu palpite na possível transferência do Gerson e até do Gabigol, ambos do Flamengo e que têm o pai do brasileiro do PSG como agente, ou seja, o que parecia um conselho de colega de profissão é na verdade pura pressão de olho na comissão dessas negociações.
    Que o fisco fique de olho, pois consta que papai é um dos grandes devedores de impostos.
    Quanto aos salários, enquanto existir alguém disposto a pagar...

    ResponderExcluir
  12. Flamengo muito bem, sobrando no Rio! Pena, pois dou força para os demais para fortalecer futebol carioca. Na 3ª f. vou torcer pelo Flu contra o River. Time argentino, sai fora. Saudades de ir ao estádio. Muito confortavel ver o jogo em casa, mas uma emoção presencial.. Se pudesse colocava panos na plateia do Maracanã e projetava imagens do velho Maraca.

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário do que sinaliza o titular deste fotolog, nunca torci contra o Flamengo. Sou Sãopaulino de raiz e aqui torço pelo Foguinho, o que é uma desgraça. Parabéns ao Flamengo, um dos melhores times do mundo na atualidade, apesar do Ceni, que como treinador, deixa a desejar. Se o meu porteiro fosse treinador do Flamengo, o resultado seria o mesmo. Não precisa de técnico. O time basta.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Dr. D'.

    Não fez mais do que a obrigação. Tenho dito.

    ResponderExcluir