Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de junho de 2021

FNM

Os trilhos de bonde da Av. Pasteur em frente à Faculdade Nacional de Medicina. Ao fundo vem vindo da Praça General  Tiburcio um bonde da linha 4 - Praia Vermelha. 

 

A portaria principal da faculdade, que só era usada em ocasiões festivas. Dava para a Av. Pasteur. A portaria usada diariamente ficava na pequena rua perpendicular à Av. Pasteur. 

32 comentários:

  1. Essa linha de bonde foi a primeira a ser erradicada em Setembro de 1962. A dúvida que eu tinha era se a linha de Trolley-buses E-2 obedecia a mesma disposição da pista da Avenida Pasteur, mas o ponto final deles era no interior da Urca e em razão disso para acessa-lo utilizavam a pista da esquerda onde não havia trilhos. Essa pista única para os trilhos se devia ao "imbróglio" ocorrido entre a Prefeitura do D.Federal e a Light. Sobre a demolição da Escola de Medicina, teria sido um "desvario" de Geisel por achar que a Escola era um foco de agitadores e de subversivos.

    ResponderExcluir
  2. Prédio derrubado para nada, ficou décadas com o terreno vazio. Dizem por pressão da ditadura , aquela que tem gente que venera e quer que volte.
    Poderia até ser utilizada como um prédio da Marinha se o intuito era tirar a FNM da Urca. Mais um prédio com história que veio abaixo. Entendo que hoje algo assim seria bem mais difícil mas não impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Governo Geisel executou o que o antecessor já planejava.
      O Velho General foi ditador, mas não admitia desordem nem entre os que estavam a favor do regime militar, já o Figueiredo perdeu o controle até que o "acidente de trabalho" no Riocentro encerrou a rebeldia interna.
      Para os saudosistas da Redentora costumo dizer que entre os 4 estrelas mais ninguém como Castelo, Costa e Silva, Golbery e Irmãos Geisel. São mais os ou incompetentes como o último general presidentede "olhos grandes" como Andreazza ou incompetentes como o último general presidente.

      Excluir
    2. Cliquei o "publicar" antes da hora e meu comentário ficou com um eco na última frase.

      Excluir
    3. Não é sem razão que os dizeres "Ordem e Progresso" são estampados na bandeira nacional. A desordem é o início da barbárie e é isso que está acontecendo nas universidades brasileiras como é do conhecimento de todos. A disciplina é fundamental em todos os setores da vida mas nas escolas e universidades são itens de extrema importância. A tragédia que assolou as universidades brasileiras não aconteceu "por acaso", e quando se vê estudantes universitários "chafurdados no fumo e no pó", muitos deles de "sexo indefinido" e se comunicando através de "linguagem neutra", até mesmo as pessoas "mais liberais" sentirão "saudades do passado".

      Excluir
    4. Depois dos generais-presidentes tivemos Sarney, Collor, Lullarápio, Dilma e agora o inominável. Tem certeza de que o nível melhorou?

      Ah, sim, tivemos e temos excelentes deputados e senadores, que exercem seu mandato pensando na melhoria própria. Quer dizer, melhoria da população. Ato falho.

      Tirando a tecnologia, que é importada do exterior, hoje o Brasil está melhor do que na época do regime militar? Como estão os tráficos de drogas e de armas, a violência urbana, o grau de corrupção, o índice de criminalidade, a formação educacional fornecida pelo ensino público, o nível de desesperança do povo, os índices de suicídio inclusive de jovens, a quantidade de miseráveis entre a população? Estamos mais para Noruega ou para Sudão do Sul?

      Excluir
  3. Bom dia a todos. Acho que o maior problema com os prédios históricos, é a falta de manutenção permanente, acho que já é proposital a fim de quando houver uma oportunidade de alguém tirar proveito da $ituação, já ter uma justificativa para enganar a sociedade e jogá-lo no chão.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no SDR aprendi que FNM também era uma faculdade de medicina e não só a Fábrica Nacional de Motores.
    Na foto 1, aquela ala em semi-círculo que aparece à frente continha rampas de acesso aos andares superiores?

    ResponderExcluir
  5. Nos idos de 1970, como aluno de Biofísica, frequentei durante algum tempo este prédio. Sua demolição foi absurda, ilógica e injustificável, servindo apenas satisfazer interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  6. Local que tem estudantes e pensadores é o terror de qualquer ditador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só de ditadores, mas da elite que mantém o poder, ainda que sob o diafarce de uma democracia fake. Por isso a qualidade do ensino caiu tanto aqui na Bananolândia. E não é de hoje. O teste PISA que o diga.

      Excluir
  7. Sempre tem TB a mão do mercado e da corrupção. Aí não foi diferente. Vejam os casos dos batalhões da PMRJ vários vendidos e em troca os policiais ficaram com lugares bem piores. Exemplo mais forte é o de Botafogo.
    Brasil é isso, sujeira, corrupção e tudo mais. Por isso falo para os jovens, migrar e a solução.

    ResponderExcluir
  8. Pode-se falar o que quiserem dos generais-presidentes, mas nenhum usou nepotismo, nenhum favoreceu parentes, nenhum era rico antes ou enriqueceu no poder. Todos morreram no mesmo estamento econômico de quando assumiram o poder. O mesmo não se pode dizer dos que vieram depois: Sarney, Collor, Lullarápio, Temer. E se o caso é ignorância, Dilma bateu o recorde. E agora temos um que dispensa comentários.

    Se podemos fazer esses comentários de natureza política aqui e esculhambar presidentes e acólitos, é porque a turma do Dirceu, Genoíno, Dilma, Lamarca, Marighella, Gabeira e outros de suas correntes políticas não assumiram o poder. Ou algum de vocês é inocente a ponto de achar que essa turma, treinada em Cuba, URSS e China, se assumisse o poder transformaria o Brasil numa Noruega?

    Leiam os estatutos ou que nome tenha daquelas organizações. Em nenhum deles se fala em democracia, e sim em "ditadura do proletariado". Todas elas queriam derrubar o regime militar (ou ditadura) para implantar outra ditadura.

    E hoje arrotam que lutaram pela democracia. Mentira deslavada que só engana os otários.

    Tenham a santa paciência.

    ResponderExcluir
  9. Uma absurda demolição, um ato discricionário sem qualquer justificativa. Me admira que ainda existam pessoas que defendam o arbítrio, a falta de liberdade de expressão, e a opressão sexual.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Dr. D'.

    Há alguns anos postei no grupo (já não tinha mais o fotolog) uma série de fotos mostrando o crescimento de um garoto da Urca, salvo engano Mário Alberto, durante a década de 40. Algumas fotos foram tiradas nas imediações da FNM.

    A "reforma educacional" está fazendo 50 anos. Muito do que vemos hoje vem de longe.

    ResponderExcluir
  11. Em 6 anos de frequência na FNM, nunca vi a porta da Pasteur aberta.
    Luiz, vc sabe que a cada vez que vc posta a FNM, eu chego às lágrimas.
    Tem razão os que dizem que a demolição do prédio foi apenas causada por posições políticas. Uma pena.
    O que a ditadura demoliu para não preservar a História, não está no mapa. Um absurdo!!!
    Temos grandes recordações deste prédio, não somente pelo que aprendemos, e mais o que resistimos à Ditadura filha da puta.
    Devemos nos mobilizar para evitar que isso se reproduza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje temos médicos com seus sigilos bancário e fiscal quebrados pelo crime de.....pelo crime de.... opinião médica? Aliás onde estão os médicos que não reclamam disso? Não basta ser médico? Tem que pensar igual? Onde estão os médicos?

      Excluir
    2. O seu nome já diz tudo. Vc é um filho da puta que desrespeita a nossa classe. Certamente é um Bolsonarista que acreditam que a Terra é plana. Te orienta,,,,

      Excluir
  12. O movimento Diretas Já foi uma jogada de mestre dos políticos. Sob o lema atraente de o povo escolher seu presidente, por trás a intenção era os políticos retomarem a chave do cofre da viúva. De lá para cá o povo escolheu grandes próceres como dirigentes da nação e de seus estados e municípios. E também seus dignos representantes no Congresso.

    Ai tivemos, sem falar nas bestas presidenciais, Sergio Cabral, Brizola, Garotinho, Witzel, Eduardo Cunha, Roberto Jefferson, Arthur Lira, os anões do orçamento e outros.

    Também tivemos o mensalão, o petrolão, agora o tratorão. Trilhões de reais desviados pela corrupção ao longo dessas décadas.

    Realmente, Diretas Já foi um golpe de mestre.

    ResponderExcluir
  13. A Polícia é a última barreira entre a Ordem e o caos. Embora as instituições policiais algumas vezes deixem a desejar, o que seria da sociedade sem ela? O fato é que assistirmos estáticos diariamente ações criminosas praticadas por indivíduos protegidos por imunidades variadas e foro privilegiado sem que nada possamos fazer além de reclamar. Era isso que os militares queriam evitar. Hoje estamos à beira do caos e ainda vejo que essa corda vai arrebentar.

    ResponderExcluir
  14. Com relação ao questionamento feito no comentário das 11:08 hrs, imagino que o que foi chamado de "ala em semi-círculo" sejam aquelas estruturas em forma de torreões nas extremidades do prédio. Se for isso, não eram rampas nem escadas, mas sim áreas extensas com destinações diversas. Vou tentar com esforço de memória identificá-las. No andar térreo a da esquerda era a biblioteca e da direita era um salão pertencente ao Diretório Acadêmico com mesas de Ping-pong, totó, xadrez, etc. No 2o andar à direita ficava o anfiteatro de Histologia e à esquerda (sem convicção) o laboratório de bioquímica. No 3o andar à esquerda ficava o salão do Departamento Anatômico com cerca de 50 mesas em alvenaria para dissecção de cadáveres, o da direita não consigo recordar. Quanto ao 4o andar, que era uma construção mais recente, era todo dedicado a uma biblioteca especializada em periódicos científicos do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  15. Sugiro o artigo de hoje da Ruth de Aquino.

    ResponderExcluir
  16. Os ministros do STF são os únicos que podem julgar o Presidente da República. E quem escolhe os ministros? O próprio presidente.

    Esses mesmos ministros são os únicos que podem julgar os senadores. E quem aprova um ministro? Os próprios senadores.

    O PGR é o unico que pode propor uma ação contra o presidente. E quem escolhe o PGR? O próprio presidente.

    O mesmo vale para ministros de outros tribunais superiores ou de fiscalização.

    Quem estabeleceu isso? A constituição federal. Feita por quem? Pelos políticos.

    Juízes tradicionalmente tinham a aura de honestidade e integridade. Hoje sabemos que são tão venais quanto qualquer outra pessoa.

    E me desculpem os médicos desse SDR, mas o mesmo se aplica à classe médica, apelidada há anos de Máfia de Branco.

    E que dizer dos militares, dos bispos, cardeais e outros religiosos, sem falar nos pastores evangélicos?

    Todos chafurdam na mesma cloaca máxima. Exceções constituem uma minoria sempre decrescente.

    Num país que privilegia o crime, a esperteza e o compadrio, não era de se esperar outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso que você escreveu é perfeitamente coerente, mas faltou acrescentar que só tem sido possível devido ao maior embuste que se tem notícia e só tem trazido problemas para o país: a funesta Constituição Federal de 1988. É tão bizarra que contém tantos vícios (defeitos) e contradições que fica difícil enumerar. Criou excrescências jurídicas que não encontram precedentes. Uma delas é o "Decreto Legislativo", algo tão contraditório que fica difícil explicar aqui. Mas a grande contradição é contida em seu artigo quinto, que em linhas gerais reza que "Todos são iguais perante à Lei sem qualquer distinção de raça, cor, etc". Mas o que dizer dos privilégios de juízes, deputados, assemelhados? E da imunidade parlamentar e do foro privilegiado que colocam acima da Lei 58.000 seres privilegiados? E das "cotas raciais?" Mas não são todos iguais perante à Lei? Ah, já tinha esquecido dos "penduricalhos" que são artifícios para multiplicar o "minguado" teto constitucional de 39 Mil Reais dos "amigos do rei". E como essa realidade poderá se reverter? Com shows da Anitta ou do Pablo Vittar, com edição extra do Big Brother, ou com o tricampeonato do "Framengo"? Sugestões serão bem aceitas...

      Excluir
  17. Salva de palmas ao brilhante comentário !

    ResponderExcluir
  18. Dizer que os generais que foram presidentes da república no período do regime de 64 eram honestos, não quer dizer que seus governos foram competentes, inclusive na economia, pois até a conta do Milag

    ResponderExcluir
  19. Continuando... até a conta da festa do Milagre Econômico, tão lembrado pelos saudosistas, chegou na segunda metade da década de 70, provocando reflexos negativos por muito tempo.
    Sobre a o nível de honestidade dos militares do passado, não há certeza de que atualmente o percentual de honestos seja o mesmo, principalmente entre aqueles com sede de estar no poder central ou junto dele.

    ResponderExcluir
  20. As Lojas Palermo sempre estiveram na Galeria Cruzeiro? Aquela mesma que, na entrada, exibia uma cascatinha com filhotes de jacarés?

    ResponderExcluir