Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de junho de 2021

HOTEL CENTRAL (3)

Finalizamos hoje esta pequena série sobre o Hotel Central. A foto mostra “as distinctissimas senhoras e cavalheiros que assistiram ao baile de inauguração. Não satisfeita com o brilhantismo da soirée do dia 11 de novembro, Madame Martha Niederberger, que é de uma actividade sem par, tem offerecido, semanalmente, chás-concertos nos bellos halls e terrasse do magnífico edifício. As famílias cariocas têm encontrado nesses chás, que constituem a nota chic, tudo o que se possa exigir de fino. A orchestra é dirigida pelo illustre maestro Pickmann.”

Foto do acervo de Monsieur Rouen. Aspecto interno: halls e sala de jantar. 

                                                 Acervo M. Rouen. A sala de refeições.

                      Acervo Rouen. O maravilhoso terraço no alto do Hotel Central

O texto publicitário do hotel dizia:

"Hotel Central Praia do Flamengo nº 202 – Telephone Sul 2240 

Proprietária: Martha Nierderberger.

Novo moderno Hotel de primeira ordem, montado a capricho com todos os progressos da época actual. Todos os aposentos com sala de banho annexa. Apartamentos de luxo. Água corrente fria e quente e telephone em todos os quartos. Ascençores para os quatro andares. Terraços mobiliados sobre o telhado com estupenda vista para o completo e maravilhoso panorama da afamada bahia de Guanabara. Defronte do Hotel: esplendida praia de banhos. Diária de 12$000 para cima."

Do fabuloso acervo de M. Rouen sai esta propaganda da Casa Confucio que informa que era ofertado aos hóspedes, quando da chegada ao estabelecimento, em 1923, um volume do Guia –Brinde Hotel Central, possuindo 146 páginas. Impresso ricamente ilustrado com photografias da cidade maravilhosa, informações geraes sobre o deslocamento na capital e annuncios de casas de commercio. 

 

9 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    A série é espetacular. O acervo do francês sumido também.

    ResponderExcluir
  2. Na primeira foto, aparecem os 40 distinctos convidados para a concorrida soirée. Na terceira foto, o belíssimo terraço com ampla vista da bahia de Guanabara, que nos dias de hoje seria chamado de área de lazer e certamente estaria equipada com piscina de borda infinita e sauna a vapor envidraçada para a bahia. O que perdemos nós!

    ResponderExcluir
  3. No tema Hotéis antigos, na primeira página dos classificados do Globo tem um anúncio de venda do Hotel Aymore, próximo à Praça da Cruz Vermelha. Parece que o preço pedido é bem inferior ao valor do terreno vazio na área. Mesmo sem nenhum charme, é fácil imaginar o futuro de mais um prédio secular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme informado acima pelo Colaborador Anônimo, fiquei curioso e acessei o Google para visualizar o Hotel Aymoré, sediado à Rua Carlos Sampaio, 106, Centro. Trata-se de um belo prédio antigo, de esquina. Por conta da grave crise financeira que assola o país, pode ser que a venda não seja concretizada e que não seja demolido. Mas quem porventura o comprar, certamente está de olho no valioso terreno e não dará continuidade ao negócio.

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Estou acompanhando esta série de postagens sobre o Hotel Central, a beleza da construção, como se faziam as coisas com propósito e bem feitas. Vi agora a abertura do jogo Rússia e Finlândia, mostrando cenas de San Petersburgo, realmente uma belíssima cidade, pretendo um dia conhecer ambos os Países, se ainda estiver vivo quando acabar a Pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Petersburgo é deslumbrante. Pelo menos cinco dias por lá, com um bom guia. É uma das cidades mais impressionantes que já visitei. Helsinque só se estiver no caminho.

      Excluir
    2. Teve seu nome mudado para Leningrado por ordem de Youssif Vissarionovitch, mais conhecido como Stálin. Com fim do comunismo na Rússia, voltou a ter seu nome original. Muitos companheiros tem a mesma idéia que você. Uma viagem que vale a pena.

      Excluir
  5. Bom Dia! Série muito boa, estou aprendendo muito sobre um Rio que não é para o meu bico.

    ResponderExcluir
  6. Boa sequência.
    Acho que o hotel tinha influência do estilo adotado na costa azul francesa do início do século 20.

    ResponderExcluir