Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de julho de 2021

VISTA CHINESA

Um dos pontos mais bonitos para se ver o Rio é da Vista Chinesa. Levei até lá á uns três anos um casal de amigos espanhóis que vieram conhecer o Rio e ficaram deslumbrados. Acrescento que o local contava com a segurança de uma viatura da Polícia e havia muitos turistas.

Esta foto, dos anos 50, mostra o pavilhão construído no período de Pereira Passos, na Estrada Dona Castorina, hoje local de um enorme tráfego diário de ciclistas, entre os quais o prezado JBAN.

Panorama do Rio de Janeiro tomado da Vista Chinesa em 1869. Óleo sobre tela de Nicolau Facchinetti.


O pavilhão foi construído no início do século XX, com projeto de Luiz Rey, em argamassa imitando bambu.

Foto dos anos 30, com o Corcovado ainda sem a estátua do Cristo.


O pavilhão foi construído para homenagear a imigração chinesa, ocorrida ainda no século XIX para a introdução da plantação de chá no Brasil. Tempos depois outro grupo veio para cultivar arroz. Ambas fracassaram.

10 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Nunca fui, mas tenho algumas fotos e postais. A vista deve ser mesmo indescritível.

    Ficou fechado (o acesso) mas acho que já liberaram novamente, com algumas restrições.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Estive lá algumas vezes dirigindo para um Hotel. Hoje não teria coragem de tal aventura. FF. As 4 horas da manhã o termômetro que tenho marcava 14 graus,no momento já com sol,está 17. Para Carioca essa temperatura é de dar resfriado em pinguim.

    ResponderExcluir
  3. Belo lugar e quando fui estava seguro. O legal é, de binóculo, localizar a Vista Chinesa na montanha. À noite , identificado o ponto, é possível ver um ou outro ponto de luz , de farol de carro (corajoso) no local.

    ResponderExcluir
  4. É realmente um "Cartão postal" no sentido estrito do termo, pois é a única maneira de aprecia-lo sem colocar sua vida em risco. A Polícia pode até estar lá, mas quem protegerá o visitante durante o seu trajeto na Floresta da Tijuca? O maciço da Tijuca é cercado de favelas e a possibilidade de um turista ser assaltado é grande. Eu estive inúmeras vezes na Vista Chinesa desde tenra idade mas atualmente não tenho a menor vontade. FF: O presidente do Haiti foi assassinado agora pela manhã. O Brasil atualmente é um país semelhante em todos os sentidos ao Haiti. Fica o registro.

    ResponderExcluir
  5. Quando jovem, corri algumas vezes até a Vista Chinesa, saindo do Horto. Já ouvi muitos relatos sobre assaltos na área e não me aventuro mais. Tá visto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Estradas das Canoas, da Gávea Pequena, e da Vista Chinesa, são altamente propícias para a prática de "arrastões", e a probabilidade de escapar de um é pequena. O tipo de policiamento empregado pela P.M é ineficaz, pois é estático e não realiza abordagens. Quando o policiamento é dinâmico propicia abordagens e os policiais circulam sempre. A incidência de crimes é menor mas não interessa à mídia pois não dá a "sensação de segurança" que ela exige. Ela prefere viaturas paradas e com policiais no Whatsapp, tipicamente "para inglês ver". Assim são "menos tiroteios", menos bandidos presos, e mais traficantes soltos. Não é sem razão razão que no Brasil são praticados 60.000 homicídios por ano com baixíssima taxa de resolução. Afinal "para que prender"?

      Excluir
  6. Bom dia a todos. Realmente é uma vista deslumbrante, nosso amigo JBAN em suas pedaladas matinais, quase diariamente posta no FB fotos deslumbrantes deste local, a grande maioria delas logo ao amanhecer, o que torna as fotografias mais bonitas ainda. Quanto aos problemas de segurança e a impossibilidade do local ser explorado turisticamente, é obra da tolerância do judiciário inclusive do STF com a criminalidade.

    ResponderExcluir
  7. Passo com bastante frequência pela Estrada da Canoa, sempre com pouquíssimo tráfego, sem problemas.

    ResponderExcluir
  8. Era um lindo passeio partir do Alto da Boa Vista e passar pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Pedra Bonita, etc. Era.

    Idem, ir a Petrópolis via Raiz da Serra.

    Ou ao mirante Dona Marta.

    Ou flanar a pé pelas trilhas da Floresta da Tijuca.

    Ou subir pelo Rio Comprido passando pela casa do bispo.

    Ou vários outros passeios. Hoje eu só faria isso num jipe Hummer blindado escoltado por um tanque de guerra.

    Não é a toa que vários comentaristas aqui têm saudade dos tempos antigos.

    ResponderExcluir
  9. Estrada das Canoas , mas D. Castorina meio sinistro a noite

    ResponderExcluir