Total de visualizações de página

domingo, 4 de julho de 2021

VELHO MARACA


 

13 comentários:

  1. Mais anos 70,impossível...um descuido ali e já era...

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Geraldinos e Arquibaldos, e ainda tinha os Murílos.

    ResponderExcluir
  3. Bom pra Caraca ! Uma aventura! Uma solenidade ! Aula de antropologia ! Símbolo de uma época !

    ResponderExcluir
  4. Cada figura que aparecia nesse espaço. Do jeito que os cinegrafistas do Canal 100 gostavam.
    Pra mim eles já estavam preparados para cair como gato no fundo do fosso.
    Magreza predominante, tempos de muito pouco fast food, raros churrascos, mais cachaça do que cerveja e quase nada de petiscos na mesa do bar.

    ResponderExcluir
  5. Este é o verdadeiro Maracanã que o carioca amava! e não essa Arena metida a besta que que Dona FIFA empurrou prá cima da gente. Se deveríamos construir um novo estádio no padrão FIFA, que fosse construído na Barra, Recreio ou Jacarepaguá, onde existem enormes áreas disponíveis e deixassem nosso velho Maraca para jogos regionais e nacionais. Essa obra só serviu aos interesses espúrios dos ladrões de plantão, como Sérgio Cabral e sua corja, bem como para as desonestas empreiteiras, que só pensam em ganhar dinheiro corrompendo a tudo e a todos. Ah, que saudade desse velho Maraca! que saudade da geral onde as torcidas se misturavam sem brigas, que saudade das arquibancadas de cimento, quando em dias de clássicos importantes, todos se apertavam e com o jeitinho carioca, sempre cabia mais um. Que saudade daquele mar de bandeiras desfraldadas! que saudade dos morteiros espocando quando da entrada dos times em campo, cada um saindo de seu túnel, correndo gramado adentro para cumprimentar o público no meio campo ou indo até perto de sua torcida para reverenciá-la. Que saudade da troca de lado na arquibancada para assistir o ataque de nosso time quando o jogo era contra times pequenos ou de outros estados. Esta Arena maldita não tem nada a ver com o espírito divertido do carioca e roubaram a nossa alegria e irreverência nessa Arena "inglesa" e metida a besta. Ah, que saudade!

    ResponderExcluir
  6. Esse era um espaço democrático. Geral a Cr$ 5,00 e militares fardados a R$ 2,00. Tinha até gente descalça como mostra a foto. O brasileiro era feliz e não sabia...

    ResponderExcluir
  7. Apenas à guisa de observação (mui provavelmente fato já conhecido pelos "habitués", pelo que antecipadamente peço escusas), gostaria de acrescentar que o estádio foi edificado no exato centro geográfico da cidade do Rio de Janeiro - o Derby Club.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o centro geográfico (ou geodésico) da cidade do Rio de Janeiro fica mais o menos ali entre os bairros de Realengo e Boiúna.

      Excluir
    2. O centro geográfico da cidade fica no bairro de Bangu. Aliás, só de olhar o mapa da cidade dá para ver que o Maracanã fica bem a leste no mapa.

      Excluir
    3. Triste ver que ainda existe quem ache que a cidade "acaba" no Leblon.

      Excluir
  8. Fui poucas vezes ao Maraca, todas elas (menos uma) levado por meu tio botafoguense, junto com meu irmão, também botafoguense. Eu? Gostava do Canto do Rio, pela cor do uniforme. Nunca torci por nenhum time.

    Também notei a inexistência de gordos na foto.

    ResponderExcluir
  9. E Fla Flu na estranha cidade do sudeste por pura frescura da confederação sul americana. E nem tem jogo hoje da Copa América no Maracanã, que tem justamente esses dois clubes como concessionários.

    ResponderExcluir
  10. O Maracanã conforme conhecemos e aparece na foto não existe mais e muito provavelmente ficará apenas na lembrança. Aquelas caminhadas tranquilas até o Estádio bem como a saída dos jogos à noite, seriam inviáveis atualmente por razões bem conhecidas. Alguns incautos ainda estacionavam seus carros em ruas próximas e ainda assim na maioria das vezes nada demais acontecia. Hoje em dia quem se aventurar a estacionar na região poderá perder o carro e até a vida. Éramos felizes ainda que não soubéssemos...

    ResponderExcluir