Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

BONDE 36

Vemos o bonde 36, Lapa-Cancela, número de ordem 438. Podemos ver no bonde o anúncio da "Liquidação Azul", do Magazin Segadaes, que tinha lojas na Rua da Uruguaiana nº 23 e na Rua Sete de Setembro nº 126. No abrigo de bondes o tradicional anúncio do "Dragão da Rua Larga", que ficava na Rua Larga nº 193, e da "Loção Xambu".

Mais acima o "Seu dia chegará - Loterial Federal" e, à esquerda, ao fundo, um anúncio de "Cinzano". O motorneiro posa para a foto, enquanto o condutor responde à pergunta da jovem senhora elegantemente vestida. 


Aqui vemos outro bonde da linha “Lapa-Cancela”, este de número de ordem 452. O anúncio agora é do Creme Dental Kolynos.

Nesta foto vemos um engarrafamento de bondes, liderados pelo 36 - Lapa-Cancela, tendo atrás o 56 – Alegria e o 59 – Pedregulho. Acho que o local é o Passeio Público. O número de ordem do bonde é o 447.

Agora vemos o bonde 36, número de ordem 361, com anúncio “ICARO”. Onde estaria este bonde? O trajeto do bonde Lapa-Cancela era: 

IDA: Largo S. Francisco - Andradas - Pres. Vargas (lado ímpar) - Francisco Bicalho - Francisco Eugênio - S. Cristóvão - Figueira de Melo - Campo de S. Cristóvão - S. Luís Gonzaga - Largo da Cancela - São Januário                                                                                                                             

VOLTA: General Bruce - General Argolo - Campo de São Cristóvão e daí em diante caminho inverso ao da ida.



 Mas agora vem a dúvida do dia, que será esclarecida pelo Helio. Nesta foto da Getty Images vemos o bonde 36, número de ordem 355, com o itinerário “PRAÇA 15 – PRAÇA 11”, com anúncio da Pasta Marvel. O itinerário era:

 IDA: Praça 15 - Misericórdia - Santa Luzia - Luís de Vasconcelos - Teixeira de Freitas - Largo da Lapa - Mem de Sá - Santana - Benedito Hipólito - Marquês de Pombal, esquina com Presidente Vargas.         

 VOLTA: Itinerário invertido (trocando Mem de Sá por Riachuelo) até a Misericórdia e daí em diante Costa Velho - Largo do Moura - Clapp - Praça 15.

A linha 36 teria mudado de nome e itinerário? No grande Excel com linhas de bondes há menção de itinerário Lapa-Cancela tendo como linha a 52. 

Todas as fotos são do Arquivo Nacional, acervo do Correio da Manhã.

21 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Bonde é com o Helio, assim como carros com o biscoito (e outros) e ônibus com os "busólogos".

    Eu sou "especialista" em Clouseau.

    O texto ficou meio truncado depois da quarta foto, mas nada que atrapalhe.

    Os novos "bondes" são o VLT. Restrito ao centro, de vez em quando sofre com interrupções por problemas elétricos, como ontem na região da Rodoviária. Daqui a alguns meses (ou anos) será a ligação principal entre o Transbrasil e o centro da cidade. Com eventos como o de ontem eu fico temerário.

    ResponderExcluir
  2. Na fotografia do bonde 361, vemos um Hudson Hornet 1951 e meio escondido, um Skoda preto, também 50-51. A rua me lembra a Riachuelo.
    Observei que a descrição do trajeto misturou algumas linhas de bonde com a 36, acho que o dedo pulou no copia-e-cola.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro de Maio de 1964 a "Operação Rio" remanejou linhas de ônibus e de bonde, suprimiu algumas, e criou linhas temporárias, e em Julho daquele ano um novo remanejamento ocorreu, "enxugando" ainda mais o número de linhas. Essa mudança de itinerário e a consequente alteração do número ocorreu também com linhas da zona Norte e do subúrbio. Essas alterações foram parte do programa de ordenamento do trânsito na cidade planejado e executado pelo Tenente Coronel da Aeronáutica Américo Fontenelle.

    ResponderExcluir
  4. No Guia Rex de 1951 a linha 36 era Praça 11 - Praça 15 e a 52 era Laoa - Cancela. Já no de 1957 a 36 - Praça 15 - Praça 11 tinha sido extinta e a 52 tinha mudado para 36.

    ResponderExcluir
  5. A pergunta da última foto foi respondida no comentário das 07:53: A mudança foi significativa e só para exemplificar foram criadas na zona norte as linhas temporárias "Praça da Bandeira-Tijuca" e "Praça da Bandeira-Vila Isabel, cujos itinerários atendiam a maioria dos destinos das linhas erradicadas. Essas linhas ficaram pouco tempo em operação, e em Setembro de 1964 foram logo descontinuadas. Também em Setembro de 1964 foram extintas as linhas 66 Tijuca e 68 Uruguai-Engenho Novo, deixando a "Grande Tijuca" com ínfimas opções desse notável meio de transporte. Vou enviar para o "Gerente" a matéria da época, inclusive com a relação de todas as linhas modificadas e remanejadas.

    ResponderExcluir
  6. Na terceira foto o local é o Campo de Santana, os bondes se dirigindo no sentido da Leopoldina.

    Na quarta foto, é a rua do Riachuelo.

    ResponderExcluir
  7. Observem na segunda foto o uniforme branco do motorneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também reparei. Achei que ele estava sem paletó, só de camisa branca.

      Excluir
  8. Recentemente passei pela Cancela, para levar o meu sogro numa clínica de olhos na Rua São Januário. Dei uma volta a pé pelo entorno. O bairro de SC praticamente perdeu as características de residências familiares, pois quase todas tornaram-se entrepostos de transportadoras. O entorno do estádio do Vasco virou um favelão.
    Eu acho que o Rio tem uma cara que combina com bondes; o mesmo eu vejo em outras cidades como Salvador, Santos e outras. Não sei explicar. São Francisco, Lisboa, e outras cidades no mundo tem esse transporte consolidado, era só organizar bem aqui...

    ResponderExcluir
  9. A velha Cancela em destaque hoje na linha do bonde. Já vi foto antiga com uma bela cobertura para os passageiros nessa parada.
    Lembrei do desenho animado dos carros ao ver o Hudson "se espremendo" no meio-fio para não machucar os ilustres passageiros do estribo.
    Não sei o que era o produto de nome Ícaro, mas não parece cigarro. Então hoje, em 5 fotos de bondes não temos reclames do fumo vendido em cilindros e sem filtro. Pelo menos não estão "visíveis a olho nu".

    ResponderExcluir
  10. O bonde da penúltima foto ainda era Praça 15 - Praça 11.

    ResponderExcluir
  11. Imagino a quantidade de acidentes com tanta gente pindura. Retirar os bondes foi um grande erro, lobby dos pneus era grande. Os trlleybuses duraram pouco com a falta de energia crônica da época. Enfim Rio.

    ResponderExcluir
  12. O Hélio é a maior autoridade que temos em relação aos bondes, mas , em relação aos aviões de ontem, discordo. O avião mais lindo até hoje, na minha opinião, foi o Super Constellation, Lockheed L1049G.um primor de design.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo (sem trocadilho com o outro avião) plenamente. Para mim também, o Super Constellation é imbatível em design.

      Excluir
    2. Mais um do (extenso) clube. O avião mais bonito jamais construído foi o Super Constellation, também conhecido como o único trimotor com 4 motores. Os antigos sabem o motivo...

      Excluir
  13. Eu ainda não consegui convencer a patroa pra me levar pra passear de bonde ;)

    http://www.bondesdesantateresa.rj.gov.br/

    ResponderExcluir
  14. FF: há 187 anos morria em Portugal D. Pedro I. Oficialmente de tuberculose.

    ResponderExcluir
  15. O atual sistema de bondes de Santa Teresa é um escárnio, um deboche, um insulto à memória de um esplêndido sistema de transporte que foi criminosamente destruído. O atual sistema é composto de meia dúzia de bondes que são cópias grosseiras e modernizadas dos antigos modelos, e o atual trajeto chega a ser ridículo se comparado aos existentes no passado. Os horários são reduzidissimos em razão da linha ser cercada de favelas onde se escondem milhares de criminosos de toda espécie, e os passageiros correm o risco de serem mais uma vez assaltados. Sim, pois o preço da passagem pela módica quantia de R$ 20,00 não deixa de ser um assalto. As exceções são os idosos e os moradores do bairro que comprovem a residência através de uma conta de energia, gás, ou telefone. O problema é que a grande maioria dos moradores das "comunidades" não tem como apresentar qualquer conta de "serviços delegados" por razões óbvias...

    ResponderExcluir
  16. Boa noite a todos. Foto 4- O bonde está na R. do Riachuelo, logo após a R. dos Inválidos, o bonde e o carro estão em frente ao Clube Democrático, o prédio com duas cúpulas no telhado é o antigo Colégio da Mabe. O mestre Hélio já havia identificado acima, e explicado as questões levantadas pelo gerente.

    ResponderExcluir