Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

RUA BAMBINA (1)

Uma rua com muitos nomes.

A Rua Bambina, antiga Rua do Boi, Rua Comandante Tamborim, Rua Vicente Souza e Rua Timóteo da Costa, começa na Rua Marquês de Olinda e termina na Rua São Clemente, com conta Paulo Berger:

Rua do Boi quando foi aberta, porque nela pastavam bois e vacas.

Rua Bambina, em 1863, devido ao Ministro do STJ José Bernardo de Figueiredo que abriu várias ruas na sua chácara em Botafogo, sendo a Rua Bambina em homenagem à sua neta, Luísa Bambina de Araújo Lima, depois Viscondessa de Pirassununga.

Rua Comandante Tamborim, em 1868, em homenagem ao Major Sebastião Tamborim, morto pelos paraguaios quando comandava o 26º Batalhão de Voluntários da Pátria.

Em 1892 a rua voltou a chamar-se Rua Bambina.

Em 1910 mudou o nome para Rua Vicente de Souza, médico e jornalista, diretor da Imprensa Nacional no Governo Floriano Peixoto.

Em 1917 voltou a se chamar Rua Bambina, porém em 1934 recebeu o nome de Rua Timóteo da Costa.

Finalmente em 1937 voltou a receber o nome tradicional de Rua Bambina.

Veremos esta semana fotos referentes a esta rua.

As fotos em P&B, dos anos 30/40, são de Dinah Soares da Costa Pinheiro e foram cedidas ao JBAN. As fotos coloridas, de 2008, são do Rafael Netto, o Rafito.

As fotos foram tiradas do mesmo lugar da Rua Bambina, próximo à esquina da Rua Visconde de Rio Preto onde o Sr. Albino Soares da Costa, avô de Dinah era proprietário da Padaria Flor de Botafogo.

Esta primeira foto mostra a Rua Bambina em direção à Rua Marquês de Olinda. Ao fundo vemos o belo sobrado que foi um dos que mais resistiu à "modernidade".  


Esta foto foi tirada pelo Rafito há 14 anos. Na Bambina, como em todo o bairro de Botafogo, convivem construções do início do século 20, muitas hoje preservadas, com vários prédios mais recentes.

Comparando as imagens, vemos que pouca coisa sobrou. Do lado esquerdo todas as construções visíveis já não existem. Do outro lado, o grande sobrado em primeiro plano deu lugar a um edifício já antigo. A seu lado, na foto antiga havia tapumes que indicavam uma demolição recente, hoje existe ali o Motel Bambina. Apenas a construção seguinte ainda resiste, o grande sobrado que abriga uma das unidades do Colégio Dínamis. Ambos têm o mesmo estilo, mas a casa demolida parece ser mais alta e tinha um grande frontão decorado.

Ao fundo, pouco visível ainda se encontra o antigo sobrado com fachada de pedra na Rua Marquês de Olinda, e o Morro Mundo Novo hoje em dia está bem mais arborizado.



Girando 180º vemos o eixo da Rua Bambina em direção à Rua São Clemente. À esquerda vemos a entrada da Rua Visconde de Ouro Preto. Os dois imóveis de cada lado da esquina continuam por lá, um tanto descaracterizados. Mais adiante à direita, onde passa o bonde, é hoje o Hospital Samaritano. Bicicletas no meio-fio, poucos carros e passantes completam o cenário.

Na 1ª esquina, à esquerda, na Rua Visconde de Ouro Preto era o botequim do Sr. Coelho. No outro lado dessa rua estava o armazém do Sr. Aurélio e na esquina, à direita, isto é, Rua Marechal Niemeyer, onde tem uma grade com planta é hoje o Hospital Samaritano. 


Conta o Rafael Netto: Aqui as semelhanças são mais visíveis, as duas construções mais próximas permanecem de pé, uma de cada lado da esquina da Visconde de Ouro Preto. A mais distante abriga o Bazar Ouro Preto, de materiais de construção, e a mais próxima o Mercadinho Bambina, conservando inclusive a marquise em fer-forgé. Ambas estão preservadas pela APAC de Botafogo. 



20 comentários:

  1. Incrível como essa rua mudou tanto de nome. É uma rua muito simpática essa Bambina.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Saudosistas. Parabenizo o gerente pelo Tri Campeonato da Libertadores, do seu amado Flamengo.
    No prédio amarelo morou um tia da minha esposa, do mais é fora da minha jurisdição, acompanharei os comentários.
    FF. Partiu Itália, dia 03/12, estarei de volta.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Muitas pessoas de ressaca do fim de semana por motivos diversos.

    Os dois próximos meses serão muito importantes. Várias bombas sendo armadas, não sabemos se somente no sentido figurado. Pelo noticiário da manhã, tenho minhas dúvidas.

    Passei uma vez pela rua, na época que minha irmã foi operada em um hospital da região em 2015, mas não reparei nos arredores.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Passei muitas vezes por dia nesta rua.

    ResponderExcluir
  5. Há muitas construções antigas nesta rua porque são preservadas e protegidas por leis. Não sei se é acaso ou por ação da Associação dos Moradores. Até a delegacia é um prédio antigo. Tenho amigos que comentam que o motel Bambina é um dos melhores do Rio mas eu nunca fui.

    ResponderExcluir
  6. Embora escritos educadamente os comentários recebidos sobre a eleição para presidente que citem comentaristas não serão publicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto às eleições, transição pacífica, 4 anos com os companheiros, os problemas de sempre que independente de quem está no governo acontecem e daqui há 4 anos a próxima.
      Vida que segue, nada de novo sob o sol.
      Como diria o comentarista esportivo, segue o jogo !

      Excluir
  7. Bom dia.
    Durante anos, saindo de FURNAS, passei diariamente nesta rua para acessar a Marquês de Olinda e o Mundo Novo, melhor caminho para voltar para casa em Laranjeiras.
    Quanto ao motel, fazia anúncios regulares em revistas, intitulando-se " o melhor motel do Brasil".
    Não posso opinar, nunca fui.

    ResponderExcluir
  8. Um dos nomes da rua foi Viscondessa de Pirassununga. Atualmente esse nome é de uma rua no Estácio. Uma tia-avó minha morou nessa rua, no número 33A. Ô ruazinha horrível, ô casa mais horrível ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente pipocavam viscondes, barões, marqueses..
      Ainda se compra ou vende títulos de nobreza?

      Excluir
  9. Os dois coqueiros ou palmeiras, ainda estão lá no mesmo lugar e praticamente com as mesmas diferenças de altura, como mostram as fotos 3 e 4.

    ResponderExcluir
  10. Era muito comum os proprietários dos grandes terrenos abrirem ruas neles e batizá-las com o nome de parentes. Exemplos: Dona Delfina, Dona Anna, Guilhermina, Angelina, etc. Alguns desses nomes resistiram até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem mais de um exemplo de loteamento com suas ruas nomeadas em homenagem à famílias inteiras na Z.N.

      Excluir
    2. Paulo, se quiser conhece um caso desse, visita lá o meu site sobre Inhaúma.

      https://historiasdeinhauma.blogspot.com/2021/04/as-primeiras-ruas-publicas-de-inhauma.html?m=1

      Excluir
    3. Galeno, visitei sua postagem.
      Parabéns pela pesquisa e pelo blog.

      Excluir
  11. Rua Bambina, Marquês de Olinda e arredores formam um trecho aparentemente muito aprazível.
    Um dos nomes da rua,Timóteo da Costa, são de dois irmãos artistas plásticos, Artur e João, com muitas pinturas e outros trabalhos.

    ResponderExcluir
  12. Por falar em grandes artistas, há 120 anos nascia o Carlos Drummond, eternizado em um dos bancos de Copacabana.

    ResponderExcluir