Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2022

RUA BAMBINA (2)

Continuamos a série da Rua Bambina com as fotos em P&B, dos anos 30/40, de Dinah Soares da Costa Pinheiro e que foram cedidas ao JBAN. As fotos coloridas, de 2008, são do Rafael Netto, o Rafito. O fotógrafo continua no mesmo ponto da Rua Bambina (bem no meio da rua) e agora tira uma foto para cada lado (a 90 graus do eixo da rua), mostrando a calçada e seus imóveis.


Vemos nesta foto o lado ímpar da Rua Bambina. O açougue pertencia a parentes de Raul Bastos, casado com Angelina dos Santos Bastos e pai da Dra. em Física Nuclear, pelas Universidades de Bruxelas e Paris, Wilma dos Santos Bastos, aposentada pela CNEN.

Vê-se ao lado do prédio do açougue a barbearia, onde cortava os meus cabelos. Ao lado ficava a Leiteria Aliança que se estendia até a esquina da Rua Visconde de Ouro Preto. A Leiteria confrontava-se com a Farmácia Ouro Preto, cujo gerente era o pai da Ilka Soares (que ali morava), do lado da Rua Visconde de Ouro Preto.


Aqui vemos o local da primeira foto documentado pelo Rafael Netto em 2008. Conta ele: Sem grandes modificações e razoavelmente preservadas, as duas construções permanecem lá e têm suas características preservadas pela APAC. A casa da esquerda são os fundos do Mercadinho Bambina, no número 86 da Visconde de Ouro Preto, construção comercial com poucas portas laterais irregulares, atualmente todas fechadas, mas mantendo os vãos visíveis. A van está descarregando mercadorias para o estabelecimento.


Já a casa da Bambina nº 73 não sei o que abriga atualmente, mas preserva grande parte do trabalho em serralheria, inclusive as grades nas arcadas que não se veem na foto. Infelizmente o aspecto foi ferido com a construção de uma marquise e destruição das portas originais, algo muito comum nos sobrados comerciais do Rio.


Aspecto do local em imagem do Google Maps atual.


Vemos nesta foto o lado par da Rua Bambina, onde ficava a Padaria e Confeitaria Flor de Botafogo, no nº 80, e que foi a primeira padaria de Botafogo. A foto é da década de 30/40. Essa padaria era do avô de D. Dinah, Albino Soares da Costa, a qual foi inaugurada nos idos de 1920.

Conta D. Dinah que seu pai faleceu em 1941 e seu avô em 1945. Lembra ela, com saudade, dos pães que lá eram feitos, os doces, os biscoitos (rosquinha amanteigada) - não existem iguais. Lá tudo era feito com manteiga da melhor qualidade e ovos. O avô não admitia usar margarina e anilina como hoje usam. A moto era do pai dela, que sofreu um grave acidente na "Curva da Amendoeira".   As fotos foram tiradas pelo pai com uma máquina KODAK caixote.

A família de D. Dinah morou no nº 82, ao lado da padaria. Muitos anos depois ali funcionaram os estúdios da Atlântida.


Esta é a foto feita pelo Rafael Netto em 2008, do lado par da Rua Bambina. Ali ficava a Padaria Flor de Botafogo, segundo a D. Dinah a primeira do bairro, inaugurada na década de 1920. A casa funcionou como padaria até há poucos anos, e depois que a loja fechou, permanece abandonada. Ao fechar já havia se tornado uma "padaria moderna" como outras na região. O aspecto atual da construção vem da reforma que o estabelecimento sofreu para adotar esse perfil.

Completamente descaracterizada, pouca coisa na casa remete à original, praticamente só as quatro colunas que dividiam a fachada, mantidas apenas na parte de cima.

Os vizinhos da antiga padaria também se foram há muito tempo, do lado esquerdo havia até a década de 80 uma construção industrial estilo "pé-palito" que pertencia à Atlântida Cinematográfica, depois da demolição, o terreno permanece vazio e usado como estacionamento. Do outro lado há um edifício provavelmente dos anos 60 que abriga há muitos anos a Livraria Atheneu, referência na área médica.

 

Aspecto do local em imagem do Google Maps atual.

14 comentários:

  1. Boas comparações através das fotos do mesmo local por décadas. As fotos da dona Dinah são típicas do Botafogo antigo e o trecho não tem os atuais edifícios altos do bairro.
    Eu imaginava que a primeira padaria do bairro fosse na Voluntários na esquina da Real Grandeza.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Continuo hoje acompanhando os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, em 2008 alguns telefones fixos ainda tinham sete dígitos (ou deixaram de atualizar a placa, para incluir o 2...). Os celulares há muito já tinham oito e agora têm nove...

    ResponderExcluir
  4. O motel Bambina que fica aí perto é muito bom assim como o Samaritano. Não tem um posto da incompetente guarda municipal por aí também?
    Acho este trecho feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prédio da Guarda Municipal é do mesmo lado da rua do motel,
      relativamente perto deste e de uma concessionária Volvo.

      Excluir
  5. Bom Dia ! Vi na foto onde está o taxi uma pichação igual a que tem no meu muro. No Eng.Novo também tem uma. O sujeito gosta de andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pichação é a praga moderna. Nenhuma cidade pode ser considerada bonita se as construções são pichadas.

      Excluir
  6. Além das tradicionais bicicletas com cesto de pão, a Padaria Flor de Botafogo podia utilizar a motocicleta.
    Se precisasse de uma cópia de chave era só entrar na porta ao lado.
    Sobre o casarão de ontem, fiquei em dúvida se não é o mesmo da escola, com alterações nos elementos decorativos e esticado verticalmente na foto antiga. No caso o fotógrafo estaria em posição diferente.

    ResponderExcluir
  7. Para que mesmo serve a Guarda Municipal além de falar no celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, além de falar no celular o guarda municipal sabe extorquir e bater em ambulantes, se esconder para multar motoristas, e fi$calizar ferro-velho clandestino.

      Excluir
    2. Hoje jogou gás de pimenta na zona oeste. Deixe de reclamar.

      Excluir
  8. Fique curioso sobre a professora citada no texto e descobri no Google uma tese dela chamada "Uma introdução a reatores rápidos e IV geração" por Wilma dos Santos Bastos do
    Instituto de Engenharia Nuclear / CNEN
    RESUMO Num cenário de aumento de demanda por energia, sobretudo nos países em desenvolvimento, e de crescente interesse na redução de emissão de poluentes originados pela utilização de combustíveis fósseis, os reatores nucleares de IV Geração surgem como proposta e desafio. Entretanto, a busca de novas tecnologias e inovações se faz imperativa, traduzindo uma enorme evolução, não só nos projetos conceituais, como também no ciclo do combustível para, num cenário de economia aberta, torná-los mais competitivos. Dentre os reatores de IV Geração, os Reatores Rápidos se configuram como aqueles que mais atendem a tais exigências e serão, sem dúvida, os reatores em evidência num futuro próximo. Keywords: IV generation fast reactors, liquid-metal fast reactors, nuclear reactors challenge.

    ResponderExcluir
  9. Nessa Rua está a casa que o FHC morou quando criança, mesmo bem deteriorada deveria virar um museu.
    A prefeitura estava por vender o prédio da GM, não sei se conseguiram, da Comlurb em Botafogo já rodou. Alguém levou lógico.

    ResponderExcluir