Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

CATEDRAL


Vemos um aspecto da região do Centro/Lapa no início dos anos 70. Passando de bonde pelos Arcos da Lapa, o fotógrafo nos mostra uma paisagem em mudança.

A sua frente, mais ao fundo, podemos ver o futuro, com o prédio-sede da Petrobrás ainda em construção, à esquerda, também inacabada está a nova Catedral da cidade, em formato de pirâmide circular e, por trás desta, o também inacabado prédio do BNH (extinto em 1986).

Já em primeiro plano podemos ver o passado.

O casario antigo já demolido, onde hoje se encontra o Circo Voador e, mais atrás um pouco, o prédio da antiga Fundição Progresso.

De 1881 até 1976, a Fundição fabricou fogões, cofres e vários outros artefatos metálicos e após seu fechamento o prédio ficou desocupado e quase foi derrubado, sendo salvo a partir de 1982 quando foi aproveitado para funcionar como um centro cultural e casa de espetáculos sob o nome de Fundição Progresso.

Foto de Gyorgy Szendrodi, de 1971.


Foto da construção de um dos monumentos mais feios da cidade: a Catedral do Rio de Janeiro, na década de 1970.

Nos primeiros 58 anos de sua história, a Catedral se instalou na igrejinha que Salvador de Sá mandara fazer de adobes e telha-vã, com três naves, no Morro do Castelo. Esta construção foi demolida em 1922, quando acabou o desmonte do morro.

Em 1734, a Catedral foi transferida do Morro do Castelo para a igreja de Santa Cruz dos Militares, onde permaneceu apenas três anos. Depois mudou-se para a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e ali ficou até a chegada da Família Real, em 1808, quando o Príncipe Regente de Portugal, Dom João VI, fez da igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV, sua Capela Real, logo elevada, por ele também, à categoria de Catedral.

Só em 1964 foi lançada a pedra fundamental da atual Catedral que foi formalmente inaugurada em 15/08/1979. O arquiteto deste monstrengo foi Edgar Fonseca. A Catedral tem as seguintes medidas: 75 metros de altura externa e 64 metros de altura interna, 106 metros de diâmetro externo e 96 de diâmetro interno, cada vitral: 64,50 x 17,80 x 9,60 metros; área de 8.000 m2, com capacidade para abrigar 20.000 pessoas em pé ou 5.000 sentadas.

O projeto é inspirado na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatan, no México. Na base, a pirâmide é quadrada e larga, mas se estreita a medida em que sobe, até tomar, no topo, a forma de um platô. Diferentemente das pirâmides dos Maias, ela tem forma circular e cônica para significar a equidistância e proximidade das pessoas em relação a Deus, lembrando um pouco também a mitra usada pelos bispos nas cerimônias mais solenes.  

Os quatro vitrais, que nos dão impressão de estarem abraçados por fios de betão, são também uma afirmação da fé que está na origem e na finalidade maior da Catedral e estão posicionados conforme os pontos cardeais. Eles simbolizam as quatro notas características da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica. 

PS: não se de onde tirei esta informação.


Esta cópia piorada da Catedral de Brasília é muito feia. Conforme conta Milton Teixeira, em 1953 houve uma tentativa de se construir a Catedral no Aterro do Flamengo. Entretanto, em 1963 era lançada a primeira pedra, durante o Governo Carlos Lacerda. Os autores do projeto foram os arquitetos Edgard de Oliveira da Fonseca (1963) e Padre Paulo O.S.B. (1971). A Catedral de São Sebastião já mereceu o apelido de "pudim de leite".


Nesta foto do Acervo Mills, vemos um aspecto das vizinhanças da Avenida Chile no final dos anos 60, com as obras de duas das mais feias (segundo alguns) construções de nossa cidade. Em primeiro plano vemos as obras do prédio da Petrobrás, um projeto do escritório Forte Gandolfi e inaugurado no início dos anos 70, tendo jardins de Burle Marx.

À esquerda, a construção da (feiosa) Catedral do Rio de Janeiro. 




12 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Conforme já dito em outras postagens, estive uma única vez na catedral, em 1984, na missa de formatura da minha irmã no segundo grau do CPII.

    A catedral teve vários apelidos pejorativos desde a construção. Escorredor de macarrão foi um deles. Pudim de leite é novidade para mim...

    ResponderExcluir
  2. Acho feia esta catedral mas só a conheço por fora já que nunca entrei. Aliás acho toda esta região da avenida Chile mal resolvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretor Ortográfico3 de novembro de 2022 às 09:08

      Cesar, uma vírgula deveria estar aposta antes da conjunção MAS, pois exprime um dúvida ou impõe uma condição. Sobre a Avenida Chile, eu concordo com a fragilidade do projeto: é fraco, e se fosse um túnel seria bem visto.

      Excluir
  3. Em tempo, eu adorava pudim de leite, quando podia comer mais vezes...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    A catedral é uma dessas raras unanimidades: muito feia mesmo.
    Quanto ao prédio da Petrobrás, sempre me deu a impressão de algo inacabado, com aqueles espaços vazios entre os cubos da estrutura.
    Em meados da década de 70, os prédios do BNDE (ainda não tinha o S), Petrobrás e BNH ficaram prontos.
    O conjunto passou a formar o "Triângulo das Bermudas", e dizia-se maldosamente que nele, ao invés de barcos e aviões, sumia outra coisa ... .

    ResponderExcluir
  5. Realmente, um escorredor de macarrão emborcado.
    E sem dúvida merece o prêmio de "atração" mais feinha da cidade. Só deve atrair turista católico. E olhe lá.
    Se a intenção era causar um belo efeito de luzes no lado de dentro, aí o projeto pode ser até perdoado pelos fiéis, mas eu mesmo nunca entrei lá.
    Poderia ter conhecido a Fundição Progresso ainda produzindo em 1976, mas quando se é jovem não damos atenção a essas coisas. Provavelmente nem as escolas técnicas promoviam visitas de alunos ao local.

    ResponderExcluir
  6. Essa região ficou com estilo de "BRASILIA" no centro do Rio.

    ResponderExcluir
  7. A Av Chile foi um "projeto" de se manter no Rio as três grandes estatais BR, BNDE e BNH, antes que os levassem para Brasília.

    ResponderExcluir
  8. Então, levando em conta os comentários do Alencar e do Wagner, se algumas estatais não foram para Brasília um pedaço de Brasília veio até elas.
    Tanto que olhando de primeira a última foto nem parece o Rio e sim a construção da Novacap.

    ResponderExcluir
  9. A Catedral tem o estilo Brutalismo.

    Ela por dentro é muito interessante, principalmente pelos seus vitrais.

    Vale muito a pena ir ao arquivo da Cúria para pesquisar.

    O MASS - Museu Arquidiocesano de Arte Sacra é muito legal também..

    ResponderExcluir
  10. Nas fotos 2 e 3,vemos o ferro velho do depósito do DETRAN GB,que era uma vergonha nas cercanias da Lapa e teve diversas matérias nos Jornais de 1969 a 1971.Foi transferido para o caju em 1972 e todos os velhos carros dos anos 30 a 50 se acabaram de vez por lá..Tenho muito material referente a esses depósitos da lapa e tmb do Caju,inclusive diversas fotos.

    ResponderExcluir
  11. Na terceira foto alguém sabe que igrejinha é essa do lado esquerdo?

    ResponderExcluir