Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

RUA BAMBINA (3)

Hoje, continuando o tema sobre a Rua Bambina vamos falar sobre três locais desta rua.

Vemos a casa onde funcionava o Aloisianum, local onde, antigamente, ficavam hospedados os que estudavam para ser padre jesuíta. Localizada na Rua Bambina nº 115, até 1957 funcionava neste casarão típico do bairro de Botafogo. Tinha sido fundado em 1940 para servir como extensão do Colégio Santo Inácio. Fui colega de muitos desses alunos.

Ali ficava a Biblioteca da Cúria Providencial dos Jesuítas, com acervo especializado em Teologia e obras sobre a Companhia de Jesus, inclusive com cartas originais do Padre Anchieta.


A seguir, acho que por volta de 1960, o casarão foi derrubado para dar lugar a este moderno edifício, mostrado na foto colorida. O terreno era imenso. Nos fundos havia um grande campo de futebol, mais de areia do que de terra batida.

Em 1969 perdeu o vínculo com o colégio, mas continuou ligado aos Jesuítas, ali funcionando o Instituto Aloisianum (Centro João XXIII e Ação Social – CIAS, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento – IBRADES).

Vemos o prédio do Colégio José Bonifácio, na Rua Bambina nº 146. Inicialmente foi a casa do comerciante Abdon Batista e depois foi a casa dos avós do prezado Gustavo Lemos, Alberto Custódio de Almeida Magalhães e Isabel Barros de Figueiredo. A casa ficava ao lado da atual 10ª DP. 

O avô do Gustavo comprou a casa no início dos anos 30 e nela residiu com a família até o casamento da sua filha caçula (mãe do Gustavo) em 1950, quando se mudaram para a Praia do Flamengo. 

A casa foi então alugada para o Colégio José Bonifácio, que lá funcionou até os anos 80, quando foi demolida e em seu lugar construído um prédio dividido em dois blocos. 



O Colégio Resende ficava na Rua Bambina nº 134/136. Foi fundado em 1907 na Real Grandeza, indo depois para a Bambina. Suas fundadoras foram três irmãs, Marieta, Carmem e Silvia Maria Resende. Oferecia internato e externato. Na época chamava a atenção por ser um ginásio dirigido por moças para educação dos rapazes.


10 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Continuando a acompanhar os comentários. Para seguir uma certa "tradição" chove no Dia de Finados.

    A diferença é a baixa temperatura. Ontem, no sul, chegou a nevar...

    ResponderExcluir
  2. Que saudade do colégio José Bonifácio, dos colegas, de cantar o hino, das aulas, dos professores, das aulas de música. E lá se vão 50 anos. Me mudei do Rio e perdi o contato com todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Consta que o colégio ainda se mudou para a rua Marquês de Abrantes, onde funcionava a churrascaria Parque Recreio e logo acabou.

    ResponderExcluir
  4. Havia um comentarista de turfe da turma do Oscar Vareda e do Bolonha que se chamava Sergio Resende. Acho que era da família dona do colégio.

    ResponderExcluir
  5. Confirmação de que tem bastante tempo que Botafogo é o centro educacional. Pelo menos da rede particular.

    ResponderExcluir
  6. Da Bambina só tenho recordações das minhas internações na Samaritano. Uma Bariátrica e algumas por fibrilação. Nada de bom, a não ser ter oa problemas resolvidos. Meu padrasto morreu lá, depois de 9 internações por causa do Alzaimer. Estava na hora dele. O hospital, em sí é top!

    ResponderExcluir
  7. Discordo em parte, caro Conde. O Samaritano certamente é de alto nível, mas é um hospital que foi crescendo aos poucos, cheio de "puxadinhos", com a parte antiga meio espremida. Algumas salas de cirurgias são acanhadas. Mas, de modo geral, ainda está no alto da escala de qualidade.

    ResponderExcluir
  8. É realmente impressionante o número de escolas em Botafogo. Assim de cabeça aí vão algumas que existiram ou ainda existem:
    Colégio Imaculada Conceição
    Colégio Jacobina
    Colégio Santo Amaro
    Colégio Santo Inácio.
    Colégio Brasil América
    Our Lady of Mercy
    Escola Eden
    Colégio Andrews
    Colégio Anglo-Americano
    Colégio Santa Rosa de Lima
    Colégio Pedro II
    British Schoo
    Colégio ADN
    Colégio N.S. de Lourdes
    Colégio Maria José Imperial
    Colégio Padre Antonio Vieira
    Escola Dínamis
    Curso Tonelero
    Educandário Maria Quitéria
    Colégio Princesa Isabel
    Colégio Israelita A. Liessin
    Colégio Hélio Alonso
    Escola Alemã Corcovado
    Colégio Guanabara
    Colégio Resende
    Colégio José Bonifácio
    Escola Adventista de Botafogo
    Externato São Patricio
    Jardim de Infância Pio XII
    Instituto Sousa Leão
    E uma porção de escolas públicas

    ResponderExcluir
  9. É muita coisa. Tem o Colégio PH na Marquês de Olinda. E nem é bom falar em cursos de línguas estrangeiras, porque se não vai dar hora extra.

    ResponderExcluir