Excelente a foto 4 mostrando a General Severiano "na íntegra" antes da abertura do Túnel Novo.## Na foto 9 aparece o Edifício Egalité onde morei. A janela do meu antigo quarto aparece bem nítida.## Pela foto 11 é possível avaliar o tamanho do "fosso social" em que se encontra atualmente a população brasileira do Século XXI. Uma foto atual em um vagão da Supervia (ex-Central) vai mostrar vagabundos, maconheiros, bandidos em geral, e é claro, "pessoas de bem".
Com os parabéns ao aniversariante e agradecimentos ao gerente por acatar a sugestão, fica aqui o comentário: excelente trabalho em todas as fotos, mas a da jovem mãe com os filhos no vagão da Central é fora de série, minha preferida.
Sem desmerecer as demais colorizações, a do interior do trem da Central do Brasil está perfeitíssima. Embora o Mauro Xará seja a pessoa indicada para falar sobre o assunto, vou dar um pitaco. A foto é de um trem de fabricação inglesa, da Metropolitan Vickers, série 100. Cada vagão tinha três portas de cada lado e andavam em grupos de três. Uma composição podia ter dois ou três grupos de vagões, ou seja, seis ou nove vagões. O pantógrafo ficava no vagão central de cada grupo de três. O esquema de numeração dos vagões era assim (exemplo para o grupo 27): E27 para o vagão central, que tinha o pantógrafo; ER27 e ER1027 para os dois das extremidades, que não tinham pantógrafo. A série 100 entrou em serviço em 1937, com um modelo ligeiramente diferente do que veio posteriormente em 1948.
Já dei os parabéns na postagem de mais cedo, mas repito. As colorizações do conde são de uma época em que os programas de edição de imagens eram menos desenvolvidos e elas eram bem mais trabalhosas. Era (e ainda é) preciso ter muita paciência, coisa que não combina comigo.
PS: fiz um comentário no post anterior, sobre o gabarito, esperando autorização do gerente.
Morei no Guarujá na minha infância, não lembro de muito coisa, sim de ficar cansado pois tinha que subir escadas. No final dos 70 tinham desligado os elevadores.
Excelente a foto 4 mostrando a General Severiano "na íntegra" antes da abertura do Túnel Novo.## Na foto 9 aparece o Edifício Egalité onde morei. A janela do meu antigo quarto aparece bem nítida.## Pela foto 11 é possível avaliar o tamanho do "fosso social" em que se encontra atualmente a população brasileira do Século XXI. Uma foto atual em um vagão da Supervia (ex-Central) vai mostrar vagabundos, maconheiros, bandidos em geral, e é claro, "pessoas de bem".
ResponderExcluirParabéns, Conde.
ResponderExcluirAcho a colorização do cruzamento a melhor delas. Deve ter dado um trabalhão.
Com os parabéns ao aniversariante e agradecimentos ao gerente por acatar a sugestão, fica aqui o comentário:
ResponderExcluirexcelente trabalho em todas as fotos, mas a da jovem mãe com os filhos no vagão da Central é fora de série, minha preferida.
Sem desmerecer as demais colorizações, a do interior do trem da Central do Brasil está perfeitíssima. Embora o Mauro Xará seja a pessoa indicada para falar sobre o assunto, vou dar um pitaco. A foto é de um trem de fabricação inglesa, da Metropolitan Vickers, série 100. Cada vagão tinha três portas de cada lado e andavam em grupos de três. Uma composição podia ter dois ou três grupos de vagões, ou seja, seis ou nove vagões. O pantógrafo ficava no vagão central de cada grupo de três. O esquema de numeração dos vagões era assim (exemplo para o grupo 27): E27 para o vagão central, que tinha o pantógrafo; ER27 e ER1027 para os dois das extremidades, que não tinham pantógrafo. A série 100 entrou em serviço em 1937, com um modelo ligeiramente diferente do que veio posteriormente em 1948.
ResponderExcluirHelio,Sabe até que ano eles ficaram no batente?
ExcluirAdoro esta foto colorizada co cruzamento. Admiro esse lindo carrão verde, o qual desconheço a marca e ano, na parte inferior da foto.
ResponderExcluirJá dei os parabéns na postagem de mais cedo, mas repito. As colorizações do conde são de uma época em que os programas de edição de imagens eram menos desenvolvidos e elas eram bem mais trabalhosas. Era (e ainda é) preciso ter muita paciência, coisa que não combina comigo.
ResponderExcluirPS: fiz um comentário no post anterior, sobre o gabarito, esperando autorização do gerente.
Obrigado a todos. Estas colorização foram feitas no Photoshop. Nunca usei programas automáticos. Não são bons.
ResponderExcluirMorei no Guarujá na minha infância, não lembro de muito coisa, sim de ficar cansado pois tinha que subir escadas. No final dos 70 tinham desligado os elevadores.
ResponderExcluir