Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ONDE É?


 FOTO 1


 FOTO 1 (original da LIFE)


 FOTO 2


 FOTO 3


 FOTO 4

18 comentários:

  1. Foro 1-Sede do Partido Comunista do Brasil
    Foto 3- R. Barão da Torre

    ResponderExcluir
  2. Hoje só tenho certeza de onde é a terceira foto. Meu primeiro fusca foi muitas vezes nesta construção da esquina para consertos já que o comprei com vários anos de uso.
    Como ainda é cedo não vou estragar a brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Prejudicado por ainda usar uma tela minúscula, vou tentar ficar fora do Clouseau. Apesar da sensação de familiaridade com algumas fotos de hoje. Não tenho palpite para a foto 1. A foto 2 chuto Praia do Flamengo, a foto 3 rua Assis Carneiro, sem qualquer convicção, e a foto 4 eu também passo. Espero o gabarito mais tarde.

    ResponderExcluir
  4. Na foto 4 um Jowett Javelin, carro inglês que foi produzido entre 49 e 53. Curiosamente, está estacionado atrás de um Ford do final dos anos 30 e, embora a parte mecânica desses automóveis seja completamente diferente, a herança estilística salta aos olhos.

    ResponderExcluir
  5. Se o primeiro palpite sobre a foto 1 for correto, está explicada a minha familiaridade com a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bingo. Tinha visto antes a original do acervo da Life, mas não me lembrei dela.

      Excluir
  6. Foto 01 - Rua da Lapa (Lapa)
    Foto 02 - Copacabana
    Foto 03 - Rua Teixeira de Melo (Ipanema)
    Foto 04 - Copacabana

    ResponderExcluir
  7. Só identifiquei por enquanto a foto 2 como a Rua Jardim Botânico.

    ResponderExcluir
  8. Na foto 4 a colorização do Jowett colocou a placa em cor vermelha, mas esse tipo de carro não andava na praça.

    ResponderExcluir
  9. A foto 2 lembra Zona Sul. Talvez rua Jardim Botânico.

    ResponderExcluir
  10. Hoje a coleção está parecendo fácil, mas não está.
    Antes de o Biscoito comentar sobre o carro inglês, achava, na minha ignorância, que eram Volvos.
    Por que não apareciam nestas paragens muitos carros italianos e alemães (pouquíssimos Mercedes) no início dos anos 50? Seriam porque eram do "eixo" da segunda guerra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Uma resposta deve-se à estrutura comercial dos americanos e ingleses; em automóveis, os americanos já eram bem conhecidos antes da II Guerra. Os ingleses tinham reputação anterior vendendo carvão e tecidos, mas quando a porca torceu o rabo, saíram trocando Morris por laranjas e café. Já os alemães levaram um tempão para ficarem de pé e os italianos não tinham a tradição. Mesmo assim, vieram muitos Fiat depois de 1950.

      Excluir
  11. Duas certas, até o momento. As duas não identificadas já apareceram anteriormente no SDR.

    ResponderExcluir
  12. RESPOSTAS:
    FOTO 1: sede do Partido Comunista do Brasil (coloquei a foto original lá em cima.
    FOTO 2: fotograma do filme "E o bicho não deu". O filme é de 1958 e foi estrelado por Ankito, Wilson Grey, Costinha, Paulo Goulart, Aída Campos, Julie Joy, Carlos Imperial, Grande Otelo e outros. O local é a Praia de Botafogo. Anglo Americano ao fundo. Estamos próximos à Visconde de Ouro Preto.
    FOTO 3: Vemos a esquina da Rua Barão da Torre com Rua Teixeira de Melo em Ipanema, em 1928. Neste prédio funcionou por décadas a oficina do Manel, um português bom de mecânica. Mais recentemente abrigou o Hortifrutti.
    FOTO 4: Com colorização do Nickolas, vemos o prédio onde funcionou no início do século XX o Colégio Santo Inácio. A foto já é da década de 40. Rua Senador Vergueiro.

    ResponderExcluir
  13. Ou eu estou muito enganado, ou no tal filme "E o bicho não deu" aparece a rádio-patrulha mostrada na foto 2, um Ford de determinado modelo (acho que F100 de 1958), mas na sequência imediata ela se transforma em outro modelo diferente. Isso se passa logo nos primeiros 3 minutos do filme.

    ResponderExcluir
  14. Desta vez "não dei uma dentro". ### Não fazem mais "chanchadas" como a citada pelo Luiz nem existem mais comediantes como os do elenco do filme citado. Ankito, Costinha, Grande Otelo, e até o cafajeste e pedófilo Carlos Imperial, "dão de dez" em comediantes da atualidade como moleques idiotas "do tipo Fábio Porchat".

    ResponderExcluir
  15. Estava em dúvida sobre a foto 2 entre a Praia do Flamengo e a de Botafogo. Fiz a escolha errada.

    FF: após as 17 horas o céu escureceu e desabou uma chuva bem forte até alguns minutos atrás. Afetou até o sinal de TV digital terrestre da Globo, coisa que eu ainda não tinha visto.

    ResponderExcluir