Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de maio de 2023

ONDE É?

FOTO 1


FOTO 2


FOTO 3



 FOTO 4

22 comentários:

  1. Por enquanto eu identifico a foto 4 como na rua Estácio de Sá.

    ResponderExcluir
  2. A foto 1 parece ser na Tijuca, na rua Dona Delfina.

    ResponderExcluir
  3. A foto 2 é em Botafogo, provavelmente na Rua Bambina.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Joel errou por pouco a foto 2. Me parece ser uma daquelas oficinas da rua Assunção. Costumava consertar meu carro numa delas lá pelos anos 70.
    A foto do bonde de lixo lembra a Lapa talvez a Mem de Sá, Gomes Freire ou mesmo a Estácio de Sá.
    Helio, os bondes de lixo circulavam por toda a cidade? Não me lembro de ter visto algum. Saíram de circulação quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto é dos anos 70 e aparenta ser durante uma diligência da Polícia Civil, tendo em vista os "Camburões" estacionados. Em Janeiro de 1985 eu trabalhei no Rock in Rio e íamos para o Riocentro em um desses "Camburões", o RJ 3092.

      Excluir
  5. Bom dia, Dr. D'.

    Apesar de certa familiaridade com a foto 1, hoje já reservei meu lugar no Clouseau. Não tenho palpites até o momento. Talvez arrisque mais tarde. Mas sem qualquer convicção.

    ResponderExcluir
  6. Também estou com sensação de familiaridade com as fotos 2 e 3, mas ainda sem condições de arriscar algum palpite.

    A faixa da foto 2 e a curva com o bonde ao fundo na foto 3 podem ser boas dicas.

    A presença do bonde de lixo deve limitar o leque de opções. Não lembro de ter visto antes alguma foto deste tipo de bonde, pelo menos em operação.

    ResponderExcluir
  7. Chutes: Foto 1 Rua Princesa Januária. Foto2 Rua Leite Leal em Laranjeiras, ou imediações da Praça Arcoverde em Copacabana. As demais não me atrevo, sendo que vagão só pode ser imediações do Porto ou Central.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Saudosistas. Hoje o nível subiu bastante.
    Foto 1- Olhei bastante e depois de algum tempo é que descobri a outra menina atrás da árvore, observando a menina passear de bicicleta. Mas nem desconfio onde seja.
    Foto 2- R. Gen. Espirito Santo Cardoso - Tijuca
    Foto 3- R. Cosme Velho -
    Foto 4- R. Salvador de Sá - Estácio

    ResponderExcluir
  9. Hoje é dia do Lino, entre outros, curtir o meme do "fogão embalado"...

    ResponderExcluir
  10. Foto 2: Rua Assunção 257.

    ResponderExcluir
  11. RESPOSTAS:
    FOTO 1 = publicada originalmente em "O Clone", do arquivo de Dinah Soares da Costa Pinheiro, vemos seu sobrinho Haroldo fantasiado de palhaço andando de bicicleta na Rua Muniz Barreto, nos fundos da Sears, em Botafogo.
    FOTO 2 = acervo do Correio da Manhã mostra a operação do Detran-GB que se dava numa vila ocupada por oficinas da Rua Assunção em Botafogo, vila essa que dava acesso a pedreira nas encostas do Morro Novo Mundo. Ao fundo, o então Colégio Estadual Arthur da Costa e Silva.
    FOTO 3 = outra foto de "O Clone", do acervo de D. Dinah Soares da Costa Pinheiro, desta vez mostrando duas alunas da então Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti posando nos jardins do Largo do Machado.
    FOTO 4 = aguardando palavra final do Helio Ribeiro sobre o bonde de lixo e a localização exata.

    ResponderExcluir
  12. Na foto 4, vemos o bonde do D.L.U. (Departamento de Limpeza Urbana) com o reboque que recolhia a poda das árvores da região da Tijuca e Estácio.

    ResponderExcluir
  13. Sobre a foto 2 tinha mesmo a impressão de já a ter visto antes. Só não lembrava o local. Como as fotos 1 e 3 foram publicadas no "Clone", posso ter visto lá... Sem convicção.

    ResponderExcluir
  14. As ruas Dona Delfina, Itacuruçá, Andrade Neves, e Carvalho Alvim na Tijuca, são quase idênticas.

    ResponderExcluir
  15. Saudades do Rio, 14:52 ==> quanto à foto 4, ela foi publicada na edição 20477, página 48, do jornal Correio da Manhã de 27/12/1959. A reportagem apenas cita o problema dos bondes que transportam lixo e que são abertos no topo, deixando cair lixo pelo caminho, com o consequente mau cheiro. A dita reportagem não cita onde foi tomada a foto.

    Entretanto, o bondinho que vai lá na frente é o 298, que fazia linhas no centro da cidade e bairros periféricos (Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Lapa, São Cristóvão, Caju, Cancela). Dentro dessa grande área, não dá para saber onde a foto foi tirada.

    ResponderExcluir
  16. Cesar, 07:39h ==> você fez duas perguntas. Quanto à primeira, não sei se os bondes de lixo percorriam a cidade toda. Nem posso garantir ter visto algum deles rodando, pois aparentemente saíram de circulação antes que meu interesse por bondes surgisse.

    Quanto à segunda pergunta, pesquisei na BN mas encontrei uma contradição: na edição de 26/27 de março de 1960 do jornal Tribuna da Imprensa, o senhor Tto Lívio de Santana, diretor do DLU, afirmava que nos próximos dias seria terminado o prazo do contrato da Prefeitura com a Light para a utilização dos bondes transportadores de lixo. Pela data da edição, é de se presumir que a data de vencimento do contrato deveria ser 31 de março de 1960.

    Porém o Diário de Notícias, edição de 24 de janeiro de 1961, reporta o descarrilamento do bonde DLU-203 na esquina de Gomes Freire com Senado.

    Não encontrei mais nenhuma referência a esse tipo de bonde na década de 1960, quando eles em algum momento deixaram de existir.

    ResponderExcluir
  17. Valeu, Helio.
    Espero que já esteja recuperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou quase bom, mas ainda há alguns resquícios, como fraqueza, ligeiro tremor e um pouco de andar titubeante. Perdi a postagem dos lotações. Queria ter feito vários comentários, mas estava de cama debaixo de cobertor. Foi pena.

      Excluir
  18. Cesar, 07:39h ==> fiz um pedido via Lei de Acesso à Informação, dirigido à Prefeitura, para tentar descobrir a data do cancelamento do contrato dos bondes de lixo. Não sei se terei sucesso. Se e quado isso ocorrer, comunicarei aqui no SDR, como Fora de Foco na postagem do dia, remetendo para a de hoje, como resposta à sua segunda pergunta. Vou cruzar os dedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, caso o contrato seja da época do Estado da Guanabara, vale a pena procurar no Arquivo Publico do Estado do Rio de Janeiro.

      https://www.aperj.rj.gov.br/acervo_arquivistico.php

      Excluir