Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de maio de 2023

RUA DA CONSTITUIÇÃO

A Rua da Constituição começa na Praça Tiradentes e termina na Praça da República.  É a antiga Rua dos Ciganos.

Segundo Berger, "aberta durante o vice-reinado do Conde da Cunha, somente em princípios do século XIX foi totalmente arruada e regularizada. 

Ao chegarem ao Rio numerosos bandos de ciganos, no século XVIII, estacionaram no Campo de Santana e no antigo Campo da Lampadosa, e suas casas se prolongavam por esta rua, que se passou a chamar Rua dos Ciganos. A Portaria do Ministro do Império de 28/06/1865 aprovou a deliberação da Câmara Municipal, por proposta do vereador João Antonio Leite Junior, da mudança do nome para Rua da Constituição, homenageando a Constituição Política do Império, elaborada em novembro de 1823 e jurada em 25/03/1824.

Foto do acervo do Correio da Manhã mostrando a Rua da Constituição / Rua República do Líbano em 1964.

Foto do acervo do Correio da Manhã mostrando a Rua da Constituição em 1958.


Em 2015 o famoso pesquisador e especialista em Genealogia, Cau Barata, publicou em seu blog esta imagem da Rua dos Ciganos e escreveu:

Dedico aos amigos Luiz Darcy, André Decourt, Luiz Antonio de Almeida, Mestre Cícero, Marcus Alves e Cláudio Prado de Mello, entre outros muitos colegas da rede e pessoais, todos defensores da Memória Brasileira, sobretudo da memória da Cidade do Rio de Janeiro, com seus estudos históricos e pela luta em prol da preservação do nosso patrimônio, seja o já conhecido ou àqueles que ainda estão para serem revelados.

Os interessados poderão ver a estupenda postagem em http://rio-de-janeiro-desaparecido.blogspot.com/2015/11/a-rua-da-constituicao-memoria-historica_76.html

O Cau Barata é fora de série.


32 comentários:

  1. Começo concordando com o final: CB é fora de série!
    Na foto 1, mais um estupendo fotógrafo arriscando molhar a barra das calças (ou seriam as saias de uma estupenda fotógrafa?) e firme no seu posto de flagrar o movimento das águas, numa reedição do Mar Vermelho... Desta vez foi um micro-ônibus, tinha linha e número de linha, dos antigos Mercedes-Benz bicudinhos e que mais parecem lotações adaptados. Atrás um ônibus da CTC atesta que a foto é posterior a 1964.
    A segunda foto temos uma leva de antiguidades, A Cinta Moderna, uma fábrica de bolsas e um caminhão de entregas com a logomarca do fabricante, refletida, para variar - no caso a Singer das máquinas de costura - hoje isso tudo acabou. O moço que se prepara para saltar a poça usa brim coringa com a bainha virada pra fora, ora, eu já tive uma calça assim...
    E como chovia. Mas.. o que seria aquela barra inclinada que aparece em primeiro plano, como se fosse uma fictícia bengala da senhora? Não faço ideia.

    ResponderExcluir
  2. Fui lá no link indicado e fiquei espantado com a dissertação do Cau Barata. Vou arranjar tempo para voltar lá e ler com calma.
    Pouco ou nada conheço dessa rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, também fiquei estupefato com o texto. Muito bem escrito e cheio de mapas para ilustrar.

      Excluir
  3. Bom Dia ! Na foto 1 a traseira do ônibus Cermava em preto e branco não deu para dizer a empresa . O lotação MB encarroçado Pilares, mesmo com capelinha, ainda é individual. O CTC pode estar na linha do Cajú. Acredito que o alvo da reportagem seja a poça d'agua, será que a da foto 2 é a mesma da foto 1 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o texto, uma foto é de 1958 e a outra, de 1964. Se for o mesmo local, a poça era um problema crônico.

      Excluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Passei várias vezes por essa rua, que, salvo engano, tinha um famoso sebo próximo à Praça Tiradentes.

    Ficarei acompanhando os comentários.

    PS: hoje é o dia da internet, que nos permite acessar este sítio e comentar. Também é dia mundial de combate à homofobia.

    ResponderExcluir
  5. Com relação à primeira foto, ela não é "posterior a 1964", e sim do próprio ano de 1964. A C.T.C foi criada em 1° de Janeiro daquele ano, os lotações circularam até 1964, e os bondes circularam na Rua da Constituição até meados de 1964. A foto mostra a existência de "andorinhas" e de cabos de alimentação de energia. Duas grandes "canetadas" de Fontenelle restringiram a circulação de linhas de bonde, erradicaram algumas, e modificaram itinerários no centro da cidade: em 04 de Maio e em 20 de Julho daquele ano, e em 09 de Setembro outra "canetada" extinguiu outras duas linhas que circulavam na Rua da Constituição. A Rua é atualmente uma rua "quase fantasma", onde a presença de "crackudos" e ferros-velhos clandestinos são uma realidade. Ressalte-se que ela faz parte do itinerário da Linha 2 do VLT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o lotação já está com o número com as mesma sequência que se usa até os dias anteriores, e isso só foi exigido a partir de abril de 1964, esta foto não pode ter sido tirada antes dessa data.

      Excluir
    2. Isso só corrobora o meu comentário.

      Excluir
  6. O lotação mostra a faixa colorida central, que todos tinham e podia ser nas cores marrom escuro, verde escuro ou branca. Eu acho que indicavam a região da cidade por onde circulavam. A branca, por exemplo, era da região da Leopoldina e Zona Oeste.

    O Mauroxará poderia esclarecer isso, mas provavelmente não voltará a ler esta postagem hoje.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Saudosistas. Conheço bem esta rua, principalmente na época das fotos 1 e 2 estudei o primário na Escola Tiradentes. Até o final do século passado era uma rua de intenso comércio, atualmente é uma das ruas mortas do centro da cidade.
    Espero não estar mais vivo ou morando no Brasil, quando toda a cidade do Rio de Janeiro seja também uma cidade morta, dominada pelo tráfico e a milícia.

    ResponderExcluir
  8. A rua era suja e mal cuidada como a grande maioria. Não sei porque tanta gente afirma que a vida era muito melhor. Vá entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem condições de comparar quem viveu as duas realidades do Rio.

      Excluir
  9. Gostava muito de passar pelos sebos da Rua do Theatro, Constituição e Regente Feijó nos anos 80 e 90. Hoje parece uma cidade fantasma apesar do VLT.

    ResponderExcluir
  10. FF: Cassaram o mandato do Dallagnol em 1 minuto e sete segundos. Por unanimidade. Enquanto isso, outros processos rolam há anos, sem chegar ao fim. O próximo é o Moro. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre quem manda no país e qual será o futuro, acho que não tem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Aos amigos os favores, aos inimigos o rigor da lei."

      Excluir
    2. Ninguém está acima da lei. Ele fez errado em sair do cargo respondendo a uma apuração interna para tentar conseguir foro privilegiado como deputado (e conseguiu). A questão da celeridade da tramitação no TSE é outra história. Deveria ser a regra, mas ainda cabe recurso no STF.

      Excluir
    3. Quanto ao Moro, esse se vendeu (barato) pelo cargo de ministro da justiça do Bozo (logo ele...) quando tinha tudo para conseguir como juiz um cargo em uma das cortes supremas do país. Mas a mosca azul fez o seu papel. Hoje virou mais um político com foro privilegiado. Sua "conja" por sinal votou contra a equiparação de salários entre homens e mulheres para a mesma função. Ela poderia devolver a diferença, já que recebe o mesmo subsidio dos deputados homens.

      Excluir
    4. "Ninguém está acima da Lei". Hahahahah!

      Excluir
    5. Estranho a celeridade com que o Dallagnol foi julgado. Corresponde a uma lebre com um foguete no rabo. Já aquelas dezenas de processos de caixa 2 que o STF canalhamente transferiu para a Justiça Eleitoral estão andando com a velocidade de tartaruga sem patas. Alguém ouviu falar deles? Algum dos políticos foi condenado ou sequer julgado? Pois é. Por coincidência, os dois principais personagens da Lava-Jato estão na alça de mira da canalhada. Já os amigos dos canalhas estão com os processos parados, aguardando prescrição. Que Justiça de merda que temos, hein?

      Excluir
    6. Não acho que o Moro aceitou ser ministro com a intenção de chegar ao STF. Acho que ele queria propor leis de combate à corrupção. O problema é que ele estava segurando corda em casa de enforcado. Não deixaram que ele fizesse nada.

      Agora, quanto ao Aras e ao Noronha, esses sim venderam a mãe para conseguir que o Bozo os levasse ao STF. Deram com os burros n'água.

      Excluir
    7. Eu nunca engoli aquela história do vazamento de mensagens entre o Dallagnol e o Moro. Por um motivo simples: se um cara descobre como invadir as mensagens de alguém importante, ele vai fazer isso para outras pessoas também. Mas o tal de Delgatti diz que só invadiu as do Dallagnol e do Moro. Eu duvido muito que só tenha sido as deles. Aposto que tem muito mais gente graúda que teve o zap invadido. Mas só interessava "queimar" a Lava-Jato, então só foi publicado o que visava isso.

      Além do mais, eu dou minha cara a tapa se entre Suas Excrescências das cortes superiores também não é comum trocas de mensagens daquele tipo. São cortes eminentemente políticas, e julgam de acordo com o nome na capa do processo.

      O Kakay cansou de ir ao STF visitar o Gilmar Mendes trajando bermudas. Alguém acha que só foram conversar sobre futebol? E nesses simpósios, congressos, etc, promovidos pela empresa do Gilmar e por outras entidades, em que comparecem ministros das cortes superiores e advogados importantes? Alguém aqui é burro o suficiente para achar que não se combinam sentenças ou interesses nelas? Me engana que eu gosto.

      Infelizmente, a aura que os juízes tinham, de serem pessoas íntegras, honestas e éticas, ruiu há muito tempo. Juízes são farinha do mesmo saco que o povo em geral, incluindo os bandidos.

      Excluir
    8. A Operação Mãos Limpas, da Itália, foi desmantelada por ação dos políticos envolvidos nos crimes por ela denunciados. Já a Lava-Jato foi desmantelada pela própria Justiça, atendendo a pedidos dos políticos. Donde se vê a cumplicidade da política com a Justiça: uma mão lava a outra. É dando que se recebe.

      Certo estava o Bozo quando preconizava o fechamento do Congresso e do STF. Motivos para isso há de sobra. O problema é que as intenções do Bozo eram as piores possíveis. Ele não queria fechar aqueles antros para extirpar as pragas ali instaladas, e sim para assumir poder total sobre o país. Mas fosse ele um cara realmente honesto e com boas intenções, eu aplaudiria de pé esse fechamento. E o povo inteiro também, estou certo disso.

      Excluir
    9. "Justiça de merda, Hélio? Você poderia esperar algo diferente em um país onde as instituições sem exceção "fedem à distância? Gostaria de completar o comentário mas seu conteúdo é impublicável...

      Excluir
  11. Estava " fabricando" bancos para meus ônibus quando fui alertado via WhatsApp pelo comentarista Ricardo Galeno que o Helio estava me pedindo esclarecimentos. Faixa verde : Zona Sul-Sul ou Centro Sul, Faixa Marrom: Centro-Norte. Faixa Branca : Norte-Norte ou Norte- Oeste e também Oeste- Oeste. A "capelinha" já no final da vida útil dos lotações foi exigido que também eles as colocassem. Só por curiosidade: Nos anos 30/40 a capelinha se chamava "topete".

    ResponderExcluir
  12. É incrível a quantidade de informações que aparecem nos comentários. Difíceis de encontrar nos livros ou no Google.

    ResponderExcluir
  13. Augusto, 15:59h ==> "Ninguém está acima da lei". Você é um pândego. Essa frase merece constar ao lado daquelas que representam as grandes mentiras da Humanidade, a saber: "Deus ajuda quem cedo madruga", "O trabalho dignifica o homem" e "Só vou botar a cabecinha".

    Eu sempre considerei seus comentários com seriedade, mas depois dessa para mim eles serão piadas. Se a sua intenção era essa, tudo bem; se não era, mostra como você vive num Universo paralelo, numa décima dimensão algures lá para as bandas da galáxia Jades-GS-z13-O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passo pano para ninguém. Só acho que nenhum lado é santo na história, muito pelo contrário. Mas as pessoas têm as suas convicções. Mais fácil achar culpado em um "lado" do que no outro. Enfim...

      Excluir
    2. Concordo. Dos dois lados pululam safados e canalhas. Em política, não há inocentes. Exceto alguns úteis, mas que com o tempo se transformam em canalhas como os demais. Afinal, maçã podre contamina o cesto todo. No caso, são centenas de maçãs podres contaminando uma ou outra que cai no cesto.

      No Congresso abundam os Al Capones, os "Dutch" Schultz, os John Dillinger, os "Lucky" Luciano, as "Ma" Barker, as Clydes. No Judiciário temos os Butch Cassidy, os Carlos Gambino, os Bonnies.

      Fatos corriqueiros só são considerados crimes quando interessa a uma das quadrilhas respaldada pelo Judiciário. Duvido que o que o Dallagnol e o Moro fizeram não seja prática frequente no Judiciário.

      Excluir
  14. As instituições brasileiras são uma cloaca maxima. Nem as FA conseguiram escapar da onda de lama podre que já cobria o Congresso e o Judiciário. Levaram 30 anos para recuperar a imagem perdida durante o regime militar e em quatro anos voltaram à estaca zero. Sabe mola? Você a estica até determinado comprimento, solta-a, ela se contrai e volta a esticar, mas nunca mais até o ponto de onde você a soltou. Assim é a credibilidade das FA: nunca mais voltará ao ponto em que estava antes do governo Bozo.

    ResponderExcluir
  15. Quando o gado bolsonarista arrotava a honestidade do Bozo, eu dizia: "Calma, os podres do Lula só apareceram anos depois do governo dele. Esperem. Tenham paciência e os podres do Bozo também aparecerão."

    Não pagou placé. E surgiram muitíssimo mais cedo do que os do Lula.

    ResponderExcluir