Total de visualizações de página

sábado, 10 de junho de 2023

RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA


 Em 1959 a Rua Voluntários da Pátria ainda era em mão-dupla e, por incrível que pareça, além ônibus, lotações, caminhões, automóveis, etc, ainda havia pedestres no meio da rua.
Impressionante como este trecho tinha uma calçada muito estreita, devido aos tapumes de uma obra.

Ao ver a foto achei que era um lotação, mas como tinha porta traseira, como vemos em detalhe abaixo, seria classificado como um ônibus?


Como vemos assinalado pela seta, há o mesmo apoio para as mãos na parte de trás do veículo.


O caos da Voluntários da Pátria era absurdo.

42 comentários:

  1. Para ficar no meio eu chamaria de micro-ônibus.
    Essa mão-dupla da Voluntários, assim como da São Clemente e da General Polidoro eram inviáveis.
    Não havia como o trânsito fluir.
    Em Ipanema e Leblon a Visconde e a Ataulfo também eram assim.
    A Jardim Botânico ainda é assim.
    A Copacabana tinha também um trecho em mão-dupla antes do túnel Barata Ribeiro-Raul Pompeia existir.
    Enfim, mesmo com um volume menor de carros o trânsito nas ruas citadas era um caos.
    Também porque muitas delas eram mais estreitas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Não é mistério que freqüentei muito a Voluntários da Pátria, especialmente os quarteirões mais próximos da praia, por causa dos cinemas e das livrarias, mas só desde os anos 90 ou 2000. Há alguns anos não passo por lá. A prefeitura estuda transformar a Voluntários em rua de serviços, com a passagem do VLT indo para a Gávea. Mas a ideia ainda está bem no começo.

    ResponderExcluir
  3. Quando fui morar na Voluntários da Pátria em Dezembro de 1964 ela já tinha o trânsito em mão única. No ano letivo seguinte, 1965, o carro de minha tia já nos esperava na porta do prédio às 06:50 para seguir para o Instituto de Educação. Naquele tempo o trânsito já era complicado, mas nada que se comparasse ao caos atual. Não tenho certeza, mas foi em 1964 que o trânsito passou a ser em regime de mão única nas ruas São Clemente Voluntários da Pátria.

    ResponderExcluir
  4. A partir de Setembro de 1962 muitas mudanças ocorreram naquela região em razão da implantação das linhas de Trolley-buses para a zona sul. Os bondes para Copacabana e Ipanema deixaram de circular no Túnel Novo e tiveram seu trajeto desviado para o Túnel Velho. Entre Setembro de 1962 e Maio de 1963 tanto bondes como ônibus elétricos circularam na região simultaneamente, e foi criada também uma linha bondes temporária, a Voluntários, que circulou por breve período. Na Rua da Passagem entre a Praia de Botafogo e a General Polidoro houve por algum tempo a circulação de bondes e de ônibus elétricos simultaneamente, conforme aparece em uma foto já publicada no SDR. Uma outra foto também publicada "neste sítio" na qual aparece o bonde 13 em frente ao Cemitério São João Batista também é uma prova dessas alterações. Oficialmente o acesso das linhas de bonde para Copacabana e Ipanema ao Túnel Velho consta como sendo pela São Clemente e Real Grandeza naquele período, mas o bonde 13 circulando na General Polidoro mostra que também por ali seguiam os bondes para Copacabana e Ipanema. Os bondes para Copacabana e Ipanema deixaram de circular em 1° de Março de 1963, mas ainda restaram cinco linhas de bonde circulando na zona sul até o dia 21 de Maio de 1963.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corroborando o afirmado, tenho lembrança clara de ir e voltar com minha mãe à praia em Copacabana no Posto 6, no início da década de 60, com o bonde passando pela General Polidoro; morávamos na época na Rua Paulo Barreto, perto da esquina da General Polidoro.

      Excluir
  5. A garagem da Jardim Botânico no Humaitá até Maio de 1963 continuou a operar com os bondes, enquanto a garagem do Catete operava os ônibus elétricos. A confusão no trânsito naquela região durante o período de transição devia ser grande.

    ResponderExcluir
  6. A menos que minha memória esteja me pregando peça, quando fui trabalhar em Botafogo em maio de 1964 a Voluntários e a São Clemente já eram mão única.

    ResponderExcluir
  7. O Tenente Coronel da Aeronáutica Américo Fontenelle era o "plenipotenciário" designado por Lacerda para coordenar o trânsito da Guanabara e fez uma verdadeira "revolução". Reordenou linhas de bonde e de ônibus, inverteu a mão de direção de ruas, proibiu o estacionamento em muitos locais do centro, e para isso usou de métodos "pouco ortodoxos". Eu tenho em arquivo PDF a publicação de O Globo detalhando o plano de operação para o trânsito tendo em vista a decisão do Campeonato Carioca de 1964 que foi realizada em Dezembro de 1964. Uma página inteira detalhando as mudanças de itinerários de linhas de ônibus e de bonde, inversão de mão de direção, proibição de estacionamento, etc. Eram "outros tempos".

    ResponderExcluir
  8. absurdo é o acervo do Luiz. Nem faço ideia de quantos HDs ele tem, mas deve ser um dos maiores dos interessados pelo Rio antigo.

    ResponderExcluir
  9. Conde, hoje são 18713 fotos.

    ResponderExcluir
  10. O Fontenenelle me fez lembrar um delegado de polícia da mesma época que reprimiu fortemente a prostituição "de rua" e que também ficou conhecido, o Delegsdo Padilha.

    ResponderExcluir
  11. Boa postagem lembrando o caos do trânsito em Botafogo. Outra coisa que atrapalhava eram os bondes na contra-mão.
    O delegado Padilha não era o que colocava uma laranja dentro da calça dos “transviados” e prendia quem estava com calça justa?
    Era mais um arbitrário, comum naquela época.
    Tudo falso.
    Lembram do pessoal do Juizado de Menores entrando nas boates e só encontravam homens nas mesas? As meninas, menores, iam para o banheiro.
    Eles levavam uma grana e iam embora sem incomodar.

    ResponderExcluir
  12. O Delegado Deraldo Padilha marcou época devido aos seus métodos "pouco comuns". Foi aposentado compulsóriamente pelo Governo Militar em 1973. A estória da laranja na boca da calça é verdadeira, mas não era inédita. O General Etchegoyen já se valia desse expediente.

    ResponderExcluir
  13. Afinal, é um lotação, um microônibus ou um ônibus?

    ResponderExcluir
  14. Talvez tenhamos conhecido a origem do chiste "Vai para casa, Padilha!"...

    FF: Em menos de 10 minutos começa a final da Champions League, entre Manchester City e Inter de Milão. Depois eu volto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padilha era um personagem criado por Jô Soares. Era casado com uma mulher invejada e não ligava muito para isso. Nada a ver com o delegado Padilha.

      Excluir
    2. não era bem isso. O Padilha era uma personagem que dialogava com o Jô. O Jô era quem falava o bordão, sugerindo que o Padilha era corno.

      Excluir
  15. O trânsito na Voluntários da Pátria continua um caos.

    ResponderExcluir
  16. Jogo em nível abaixo do esperado, mas venceu o melhor no geral.
    Ederson salvou no final.

    ResponderExcluir
  17. Concordo Dr. Luiz D', o City hoje não foi aquele time empolgante que nos acostumamos a ver, mas mereceu vencer pela campanha durante toda a competição. Uma coisa ficou clara para mim, todos os times, até mesmo o City, que saem jogando de trás com toque de bola, quando a marcação é feita sob pressão, perdem toda a sua capacidade de dominar o adversário, e agora todos os adversários destes times, já descobriram e passaram a fazer isso. O Fluminense já não consegue ser tão envolvente e hoje o M. City não conseguiu envolver a Inter. Acho que é preciso fazer uma evolução deste esquema de jogo, para superar este tipo de marcação.

    ResponderExcluir
  18. escola do Guardiola. Faz isso há muito tempo e a história mostra que ele está certo.

    ResponderExcluir
  19. Algumas considerações sobre o jogo e o resultado:

    - Primeiro campeão inédito desde outro inglês, o Chelsea, em 2012;

    - Três decisões européias com times italianos. Todos eles perderam, dois deles para times ingleses;

    - Ederson se tornou o 43º brasileiro campeão da Champions;

    - O Haaland terminou a temporada com 52 gols em 53 jogos, ficando pela primeira vez sem marcar por três jogos seguidos;

    - Este ano a musiquinha vai mudar um pouco: "Ô, Guardiola, pode esperar, a tua hora vai chegar...".

    ResponderExcluir
  20. Acrescentando outra curiosidade, houve outra decisão em Istambul envolvendo clubes italiano e inglês, com resultado quase parecido. O Liverpool bateu o Milan nos pênaltis depois de reverter um resultado adverso de 3X0 no primeiro tempo.

    Aliás, Milão era a única cidade com dois times campeões da UCL até hoje. Agora Manchester também tem.

    ResponderExcluir
  21. O Guardiola agora tem três títulos como treinador (mais um como jogador), por dois clubes diferentes, ficando atrás (por enquanto) somente de Carlo Ancelotti e Alex Ferguson, com quatro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Mourinho também ganhou 3 Champions (Porto, Chelsea e Inter de Milão).

      Excluir
    2. Mourinho não era o técnico do Chelsea nos seus títulos. Roberto di Matteo e Thomas Tuchel (pesquisei no google para ter certeza).

      Excluir
  22. Fico imaginando o Guardiola com esse time imaginário, jogando o tic tac. Goleiro (QQ 1), Leandro, Válber, Aldair, Marinho Chagas ou (Junior ou Felipe Vasco), Andrade, Nei Conceição e Geraldo, Rogério, Zico e Paulo Cesar ou (Mário Sergio), ia ser muito difícil o outro time achar a bola.
    Todos esses jogadores eram extremamente habilidosos e tinham chiclete nas chuteiras, a bola grudava nos seus pés.

    ResponderExcluir
  23. E o meu Botafogo continua mais líder do que nunca ... não era nem de longe esperado, o time é modesto, o negócio é aproveitar enquanto dura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, a prova do Botafogo será quando começar a pegar os chamados pesos pesados deste campeonato, como o Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e Grêmio...

      Excluir
    2. Bom dia, Wagner.
      Pois é, o mais surpreendente é que já ganhou dos citados por você neste primeiro turno, de Flamengo (3x2), Fluminense (1×0) e Atlético Mineiro (2×0), além do Corinthians (3×0) e São Paulo (2x1) para ficar nos grandes.
      É uma campanha até agora impensável no início do campeonato.
      Um bom domingo para todos.

      Excluir
  24. O Botafogo tem uma ótima espinha dorsal com um excelente goleiro, um bom beque central (Adrielson), um bom meia (Eduardo) e um ótimo centro-avante. Os outros completam bem como o Marçal e o ponta-direita. E está com confiança. Ótima campanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa análise do time, ajuda a explicar o sucesso da campanha até agora.
      O que deve preocupar a direção alvinegra é provavelmente a falta de quantidade de bons jogadores reservas, já que em um campeonato longo, 38 rodadas, é fator fundamental para a manutenção da regularidade.
      P.S o técnico português parece ser bem competente, faz um bom trabalho com o elenco disponível, o time produz bem coletivamente e tem padrão de jogo.

      Excluir
    2. Nem sempre o artilheiro do time é o melhor batedor de pênaltis. Pelé era a quarta opção no Santos depois de Dalmo, Pepe e Carlos Alberto Torres. Tiquinho perdeu contra o Athletico Paranaense e ontem também, onde deu muita sorte ao pegar o rebote e fazer o gol.

      Excluir
    3. Acredito que por trás do bom batedor de pênaltis está, além de muito treino, a frieza (ou, quem sabe, a irresponsabilidade) para não sentir (muito) a pressão do momento.
      Mas, no final das contas, pênalti bem batido é o que entra ...

      Excluir
  25. Penalty não é coisa que se perca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... e é tão importante que quem deve bater é o presidente do clube.

      Excluir
  26. Como dizia aquele jogador: "Só erra quem bate...".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele esqueceu de dizer ao final da frase : ... mal."

      Excluir
  27. “Como vemos assinalado pela seta, há o mesmo apoio para as mãos na parte de trás do veículo.”

    Os ônibus de hoje não tem? Como é que se vai pegar o ônibus andando? Essa brincadeira de saltar do ônibus andando quase dei um beijo no asfalto, peraltice da juventude…

    ResponderExcluir
  28. Era um ônibus. Seria uma adaptação? Não vejo espaço para a cadeira do trocador, apesar de que naquela época não havia roleta e a entrada era pela porta traseira. Uma opinião do Mauro cairia bem.

    ResponderExcluir