Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de julho de 2023

ONDE É?


 FOTO 1


 FOTO 2


 FOTO 3


 FOTO 4

19 comentários:

  1. Por enquanto identifico a foto 1 como na Visconde de Ouro Preto em Botafogo e a foto 3 na André Cavalcante.

    ResponderExcluir
  2. A Foto 04 é em Bonsucesso, na Rua Cardoso de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. A foto 1 é em Botafogo, mas acho que não é a Visconde de Ouro Preto.
    Na foto 2 parece o Golias numa cena de um filme.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ! Lá pelo final dos anos quarenta, quando passei a andar de bonde diariamente para ir à escola, um carro (bonde) como este da foto, que tem dois comandos, eu dizia que era um bonde com duas frentes. Na foto 4 o CERMAVA vai para a fila. Quem sabe depois dos Metropolitana que estou terminando ele esteja no próximo grupo.

    ResponderExcluir
  5. Meu pai, vindo de Portugal no início dos anos 1950, se estabeleceu em Bonsucesso, na Rua da Proclamação, para trabalhar no Merci. Era comum eu ir, quando criança, na sede da empresa, que virou Casas da Banha. Brincava na Praça das Nações, da foto 04.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    Vou correr para pegar o Clouseau da foto 3.

    Sem qualquer possibilidade de identificação. Volto mais tarde para ver o gabarito.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Saudosistas. Hoje está difícil, vou chutar.
    Foto 3- R. Francisco Muratori

    ResponderExcluir
  8. A foto 3 não é na Francisco Muratori, porque aquele tipo de bonde tem a bitola mais larga do que os de Santa Teresa...sorry.
    Na foto do Golias, o Cadillac é 53, com o V do capô mais grosseiro e as garras do parachoques mais altas. Além do Fusca sem pisca-pisca, há uma batelada de carros interessantes, mas só identifico o Chevrolet 38; e com um grau de chute.
    Na foto 3, eu apostaria na Rua André Cavalcanti, que é uma espécie de Muratori para bonde largo.
    Na foto 4, um bom desafio: um Ford Taunus e um Ford 1953 (difícil separar o 52-53-54, mas há alterações que aparecem nítidas na foto (mas não conto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ramal da Francisco Muratori foi restabelecido.

      Excluir
    2. O ramal da Muratori foi desativado há uns 3 anos. Diziam que o bonde estragava o calçamento, o que é um absurdo e foi motivo até de uma troca de ideias entre este comentarista e o gerente deste blog.

      Excluir
  9. O Mário me enviou um email dizendo que não consegue escrever comentários. Vem mensagem de erro.
    Se mais alguém está com dificuldade favor avisar por luizd.rio@uol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não estou tendo problemas para comentar.

    E quanto a foto 02, me parece um frame de algum vídeo. Chutaria no Centro, pela região da Praça Mauá.

    ResponderExcluir
  11. RESPOSTAS:
    FOTO 1 = Rua Goethe, em Botafogo. Escreveu a tia Nalu: "Já mencionei as mudanças de nome dessa rua e suas vizinhas. A foto foi clicada provavelmente da varanda da casa que foi da minha avó paterna, e depois, dos meus pais. Nunca cheguei a morar lá, mas a rua, no tempo da minha avó, era deliciosa. Não tenho idéia do ano da foto, mas o que impressiona é que se podia ver até o Pão de Açúcar. A "ponta" da rua (na verdade uma travessa) que aparece na foto, é o limite dela com os fundos das casas da Real Grandeza. Vê-se o telhado da igreja Anglicana, também. Muitas casas continuam lá, mas a vista se perdeu. E a tranquilidade também. Mais uma: A Rua Goethe, em Botafogo, chamava-se Travessa Martins Ferreira, e a Rua Cel.Afonso Romano era a Travessa S.Clemente. A que ligava a Rua Martins Ferreira (a rua, não a travessa) à atual Real Grandeza, chamava-se Travessa da Paz, sendo que a Real Grandeza era a Rua Demetrio Ribeiro. Confuso? Sofri para compreender essa papelada antiga por ocasião da venda de uma casa na Rua Goethe, para efeito de laudêmio, etc.! "
    FOTO 2 = Foto publicada pelo amigo Rouen. Fotograma do filme “O Dono da Bola”, com Ronald Golias, da coleção Herbert Richers, direção de J.B. Tanko e distribuição Europa Filmes. Foi rodado em 1961 e nesta cena vemos o Ronald Golias saindo da Rua Antônio Mendes Campos, tendo, á sua esquerda, mesa e cadeira do atendimento externo da antiga Taberna da Glória (que no filme leva o nome de “Galinha de Ouro” ). Ao fundo, à esquerda, a subida para o Outeiro da Glória.
    FOTO 3 = Vemos o bonde 25 na Rua Andre Cavalcanti.
    FOTO 4 = Rua Cardoso de Moraes, em Bonsucesso. Na direção do ônibus, na foto original, há um enorme letreiro da CASA CHIC.

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti O dono da Bola. Tinha muita gente boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, não vi essa cena e o filme é rodado em SP. Vou tentar rever, mas acho que o título é outro. No link https://www.imcdb.org/movie.php?id=200586 as cenas de automóveis que eu coletei do filme.

      Excluir
    2. Há cenas rodadas no Rio. O filme é de 1960.

      Excluir
  13. Hoje nem chute eu tentaria.
    Na André Cavalcanti alguma coisa entrou parede à dentro no imóvel, sem licença. Será possível conferir em que altura da rua?

    ResponderExcluir
  14. Na Rua André Cavalcanti tem um prédio no nº. 116 substituiu a casa destruída e do sobrado seguinte só restava uma fachada bem decadente, mas depois dele a casa aparece bem conservada em imagens do Street View do ano passado.
    Sobre foto de Bonsucesso nada consegui do local exato, talvez porque praticamente tudo está atrás de grandes letreiros de lojas. E só achei uma ocorrência em hemeroteca digital sobre a Casa Chic, porém só cita o bairro, sem endereço completo.

    ResponderExcluir