Fora uma sensação de familiaridade com a foto 1, além da foto 2 (a princípio identificada por um dos anônimos), fico esperando o gabarito. Só falta escolher em qual bonde Clouseau...
Também a princípio pouparei o gerente acerca de comentários futebolísticos.
Como eu torço para o mesmo time não vou poupar nada. Foto 1 - concentração do Flamengo. Foto 2 - bonde David Luiz Foto 3 - avenida Filipe Luís Foto 4 - rua do buraco que recebe tantas reclamações quanto as que faz o enganador Gabigol.
Bom Dia! Na foto 2 uma carroça de entrega de leite. Como a pintura da mesma não tem identificação da marca,presumo que seja um entregador autônomo. Na região em que moro,costumava vir com o mesmo entregador a "bisnaga" ou pão doce, conforme a preferência do freguês.
Quem conhece o Rio de Janeiro sabe muito bem que existiam (?) vários tipos de arquitetura. A dos "subúrbios" é característica, guardadas o fator temporal e a consequente modernidade. As construções que aparecem na foto 4 são características da região suburbana e dificilmente são (ou eram) encontradas na zona sul. Pavuna, Madureira, Brás de Pina, Irajá, e muitos outros locais, essas construções são características.
Hoje as fotos estão numeradas e o biscoito não vai tropeçar nas identificações. Na foto 2, peço a colaboração dos amigos, ou será que só eu vejo o bonde 112 sem a capelinha do número da linha, enquanto o bonde ao fundo aparenta ter? Seria uma foto do tempo da transição? 41-42? E a loja das esquina poderia ser da concessionária do gás?
Na foto 3, embora muito enlameada, vemos um Chevrolet táxi (já com capelinha...). Durante um tempão, eu achava os Chevrolet 49 e 50 iguais, mas não são. Esse aí é um 1949, como se vê facilmente, depois de estudar muito no Google. Gostei do pórtico na Foto 4.
1) Pensei na região da Fonte da Saudade. 2) Realmente é um detalhe de uma foto da Praça José de Alencar postada anteriormente. 3) Rio Comprido; 4) Rua Uranos, entre Ramos e Olaria. Interessante o pórtico em madeira que não era rolante. Deslocamento difícil.
Na foto 3, aparece na calçada uma menina com um minivestido e botas brancas (talvez sapato e meias 3/4 brancas). Poderia estar em Carnaby street anos 60 .....
Tem razão o Cesar em meter o pau no time do Flamengo, a começar pelo anárquico técnico. O goleiro, que agora joga na intermediária, é fraco. "Frango" dos grandes no segundo gol. Wesley corre, corre, e não chega a lugar nenhum. A dupla de zaga perdeu 90% das disputas de cabeça. Filipe Luís é inteligente, mas não tem mais pernas. Tiago Mais um burocrata que só toca para o lado. Gerson, muita "marra" e pouco resultado. Arrasca é o único lúcido do time. Everton já foi importante. Hoje é uma "enceradeira". Gabigol vive da fama e da mídia. Não seria titular em nenhum time europeu. Reclama do primeiro ao último minuto. B Henrique é o único escape do time. No conjunto é um time muito lento, que deixa a defesa adversária se arrumar. Não sabe criar espaços. Os reservas, todos badalados, ficam aqui representados por um inócuo Cebolinha, incapaz de ir para a frente. Só toca para trás.
Com a eliminação do Flamengo deixamos de ter garantido na semifinal um time carioca e a quase certeza de pelo menos um clube brasileiro na final no Maracanã. Mais tarde vou ver as imagens do jogo para ter maior embasamento nos comentários.
Hoje é dia de Santa Clara, padroeira da TV no Brasil.
A foto 1 tem "toda pinta" de ser em Jacarepaguá, precisamente na Estrada dos Três Rios . Era conhecida como uma "casa mal assombrada" onde era possível ouvir gemidos de escravos que teriam ali morrido. Minha mãe era menina e lembra que muita gente evitava aquele trecho da Estrada, que naquela época era "de terra" e não tinha saída.
A Claro me deixou na mão ontem e não pude comentar as fotos do Nickolas. Pena... as fotos são maravilhosas. Ele é um mestre. Alguém comentou sobre o sonho de ter um Porsche. É o meu também. Quando eu morava com meus pais em Paris, de 1968 até 1970, minha mãe tinha um 911 1968. Eu tinha um Peugeot 204, mas, sempre que possível, usava o carro dela. Um sonho. Quando meu filho foi morar em Portugal em 2013 até 2021, vi um Porsche 1968 á venda por 15.000 euros. Uma pechincha. Adivinha se D. Encrenca deixou comprar...
Boa tarde Saudosistas. Consegui um tempinho agora para entrar no computador. Hoje a manhã foi de maratona de médicos, levar os netos no pediatra e no oftalmologista. Ontem só consegui dormir depois de tomar um Dorflex, uma verdadeira ginástica, pegar no colo, sentar no chão para jogar, montar quebra-cabeça, andar de bicicleta e velocípede, avô ficou mais quebrado do que arroz de terceira. Quanto ao "Onde é?" de hoje, não consegui identificar nenhuma das fotos, vou aguardar o gabarito. Daqui a pouco vou buscá-los na Barra na casa dos primos. Não tem dinheiro que pague escutar, Vovô vem brincar comigo. Difícil é dar atenção aos dois ao mesmo tempo.
Os bondes eram ótimos, mas o inchaço do Rio...Ajudo o MAM e lamento que o VLT não tenha ido até lá. É um ótimo museu, mas nem parada de ônibus tem por perto. um Desperdício. Será que o transporte marítimo funcionaria? O ONDE É é uma delícia . e a evolução do Rio permite essas charadas urbanas
RESPOSTAS: FOTO 1 - O local é na Rua Marquês de São Vicente, em frente ao nº 389. Ali funcionou a clínica psiquiátrica Instituto da Imaculada, entre 1938 e 1988,de propriedade do médico Antonio Xavier de Oliveira. Depois foi vendida para a PUC que lá tem um "campus". No terreno há um enorme jequitibá tombado pela Prefeitura que precisa de 8 homens para ser abraçado. A clínica ficava lá no final da Marquês de São Vicente, depois da Rua Piratininga. FOTO 2 - Praça José de Alencar. FOTO 3 - Rua Neri Pinheiro. FOTO 4 - Av. dos Democráticos. OBS: quanto à pergunta de obiscoitomolhado, mesmo vendo a foto em "alta", fica-se em dúvida se o segundo bonde tem capelinha ou não. FOTO 3 -
A Avenida dos Democráticos pouco mudou. O bonde "sossega leão" é provavelmente 94 e puxa um reboque pequeno. Eu me lembro dos bondes dos tipo "sossega leão" e Bataclan nas linhas 66 e 75 sempre puxando reboques grandes com fechamento de grade, "meia folha e grade", ou folha inteira, mas nunca com reboque pequeno. Também nunca vi um "sossega leão" na linha 68. Passo a bola para o Hélio esclarecer.
Cheguei tarde hoje, mas não faria diferença. Nada ia acrescentar ao que já foi dito... tipo o Pedro ontem caso entrasse no jogo.
A Avenida dos Democráticos recebeu este nome em homenagem ao "Clube dos Democráticos", uma das mais antigas e maiores sociedades carnavalescas.
E a Avenida anteriormente se chamava Estrada da Penha (que compreendia a av. Democráticos, a r. Uranos, r. Cardoso de Morais e r. Leopoldina Rêgo, até a estação da Penha).
Por sinal, a Avenida dos Democráticos está fazendo 100 anos neste ano.
Foto 3: Linha 211 (Saenz Peña-Praça 15) via Haddock Lobo, da CTC na rua Neri Pinheiro, Cidade Nova, em julho de 1970. Provavelmente o carro está fora do itinerário desviando das obras de construção do viaduto da Avenida Paulo de Frontin. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Por enquanto identifico a foto 3 como sendo na região da Cidade Nova, rua Neri Pinheiro.
ResponderExcluirA Foto 2 é praça José de Alencar (já publicada aqui).
ResponderExcluirA foto 4 é na Avenida dos Democráticos.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirFora uma sensação de familiaridade com a foto 1, além da foto 2 (a princípio identificada por um dos anônimos), fico esperando o gabarito. Só falta escolher em qual bonde Clouseau...
Também a princípio pouparei o gerente acerca de comentários futebolísticos.
Hoje é dia do estudante e do garçon.
Esqueci do dia do advogado e do "pendura"...
ExcluirO gerente borrou a identificação do bonde da foto 4, mas não o fez com o bonde Ipanema da foto 2 nem com o ônibus 211 da foto 3...
ResponderExcluirAlguns detalhes das fotos são interessantes, como propagandas e placas (tabuletas) de lojas.
Na foto 4 o bonde está na linha 94 Penha Lgo S.Francisco.
ExcluirComo eu torço para o mesmo time não vou poupar nada.
ResponderExcluirFoto 1 - concentração do Flamengo.
Foto 2 - bonde David Luiz
Foto 3 - avenida Filipe Luís
Foto 4 - rua do buraco que recebe tantas reclamações quanto as que faz o enganador Gabigol.
Bom Dia! Na foto 2 uma carroça de entrega de leite. Como a pintura da mesma não tem identificação da marca,presumo que seja um entregador autônomo. Na região em que moro,costumava vir com o mesmo entregador a "bisnaga" ou pão doce, conforme a preferência do freguês.
ResponderExcluirFoto 1 - entrada da Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa
ResponderExcluirSó identifiquei o cartaz da Coca Cola tamanho família na foto 4...rsrs
ResponderExcluirQuem conhece o Rio de Janeiro sabe muito bem que existiam (?) vários tipos de arquitetura. A dos "subúrbios" é característica, guardadas o fator temporal e a consequente modernidade. As construções que aparecem na foto 4 são características da região suburbana e dificilmente são (ou eram) encontradas na zona sul. Pavuna, Madureira, Brás de Pina, Irajá, e muitos outros locais, essas construções são características.
ResponderExcluirHoje as fotos estão numeradas e o biscoito não vai tropeçar nas identificações.
ResponderExcluirNa foto 2, peço a colaboração dos amigos, ou será que só eu vejo o bonde 112 sem a capelinha do número da linha, enquanto o bonde ao fundo aparenta ter?
Seria uma foto do tempo da transição? 41-42?
E a loja das esquina poderia ser da concessionária do gás?
Na foto 3, embora muito enlameada, vemos um Chevrolet táxi (já com capelinha...). Durante um tempão, eu achava os Chevrolet 49 e 50 iguais, mas não são. Esse aí é um 1949, como se vê facilmente, depois de estudar muito no Google.
Gostei do pórtico na Foto 4.
1) Pensei na região da Fonte da Saudade.
ResponderExcluir2) Realmente é um detalhe de uma foto da Praça José de Alencar postada anteriormente.
3) Rio Comprido;
4) Rua Uranos, entre Ramos e Olaria. Interessante o pórtico em madeira que não era rolante. Deslocamento difícil.
Na foto 3, aparece na calçada uma menina com um minivestido e botas brancas (talvez sapato e meias 3/4 brancas).
ResponderExcluirPoderia estar em Carnaby street anos 60 .....
Tem razão o Cesar em meter o pau no time do Flamengo, a começar pelo anárquico técnico.
ResponderExcluirO goleiro, que agora joga na intermediária, é fraco. "Frango" dos grandes no segundo gol.
Wesley corre, corre, e não chega a lugar nenhum.
A dupla de zaga perdeu 90% das disputas de cabeça.
Filipe Luís é inteligente, mas não tem mais pernas.
Tiago Mais um burocrata que só toca para o lado.
Gerson, muita "marra" e pouco resultado.
Arrasca é o único lúcido do time.
Everton já foi importante. Hoje é uma "enceradeira".
Gabigol vive da fama e da mídia. Não seria titular em nenhum time europeu. Reclama do primeiro ao último minuto.
B Henrique é o único escape do time.
No conjunto é um time muito lento, que deixa a defesa adversária se arrumar. Não sabe criar espaços.
Os reservas, todos badalados, ficam aqui representados por um inócuo Cebolinha, incapaz de ir para a frente. Só toca para trás.
Com a eliminação do Flamengo deixamos de ter garantido na semifinal um time carioca e a quase certeza de pelo menos um clube brasileiro na final no Maracanã. Mais tarde vou ver as imagens do jogo para ter maior embasamento nos comentários.
ResponderExcluirHoje é dia de Santa Clara, padroeira da TV no Brasil.
A foto 1 tem "toda pinta" de ser em Jacarepaguá, precisamente na Estrada dos Três Rios . Era conhecida como uma "casa mal assombrada" onde era possível ouvir gemidos de escravos que teriam ali morrido. Minha mãe era menina e lembra que muita gente evitava aquele trecho da Estrada, que naquela época era "de terra" e não tinha saída.
ResponderExcluirA Claro me deixou na mão ontem e não pude comentar as fotos do Nickolas. Pena...
ResponderExcluiras fotos são maravilhosas. Ele é um mestre.
Alguém comentou sobre o sonho de ter um Porsche. É o meu também.
Quando eu morava com meus pais em Paris, de 1968 até 1970, minha mãe tinha um 911 1968. Eu tinha um Peugeot 204, mas, sempre que possível, usava o carro dela. Um sonho.
Quando meu filho foi morar em Portugal em 2013 até 2021, vi um Porsche 1968 á venda por 15.000 euros. Uma pechincha. Adivinha se D. Encrenca deixou comprar...
Boa tarde Saudosistas. Consegui um tempinho agora para entrar no computador. Hoje a manhã foi de maratona de médicos, levar os netos no pediatra e no oftalmologista. Ontem só consegui dormir depois de tomar um Dorflex, uma verdadeira ginástica, pegar no colo, sentar no chão para jogar, montar quebra-cabeça, andar de bicicleta e velocípede, avô ficou mais quebrado do que arroz de terceira.
ResponderExcluirQuanto ao "Onde é?" de hoje, não consegui identificar nenhuma das fotos, vou aguardar o gabarito.
Daqui a pouco vou buscá-los na Barra na casa dos primos.
Não tem dinheiro que pague escutar, Vovô vem brincar comigo. Difícil é dar atenção aos dois ao mesmo tempo.
Os bondes eram ótimos, mas o inchaço do Rio...Ajudo o MAM e lamento que o VLT não tenha ido até lá. É um ótimo museu, mas nem parada de ônibus tem por perto. um Desperdício. Será que o transporte marítimo funcionaria?
ResponderExcluirO ONDE É é uma delícia . e a evolução do Rio permite essas charadas urbanas
RESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 - O local é na Rua Marquês de São Vicente, em frente ao nº 389. Ali funcionou a clínica psiquiátrica Instituto da Imaculada, entre 1938 e 1988,de propriedade do médico Antonio Xavier de Oliveira. Depois foi vendida para a PUC que lá tem um "campus". No terreno há um enorme jequitibá tombado pela Prefeitura que precisa de 8 homens para ser abraçado. A clínica ficava lá no final da Marquês de São Vicente, depois da Rua Piratininga.
FOTO 2 - Praça José de Alencar.
FOTO 3 - Rua Neri Pinheiro.
FOTO 4 - Av. dos Democráticos.
OBS: quanto à pergunta de obiscoitomolhado, mesmo vendo a foto em "alta", fica-se em dúvida se o segundo bonde tem capelinha ou não.
FOTO 3 -
Na foto 2 dá para ver claramente a "capelinha" no segundo bonde.
ExcluirA Avenida dos Democráticos pouco mudou. O bonde "sossega leão" é provavelmente 94 e puxa um reboque pequeno. Eu me lembro dos bondes dos tipo "sossega leão" e Bataclan nas linhas 66 e 75 sempre puxando reboques grandes com fechamento de grade, "meia folha e grade", ou folha inteira, mas nunca com reboque pequeno. Também nunca vi um "sossega leão" na linha 68. Passo a bola para o Hélio esclarecer.
ResponderExcluirVeja o comentário de 07:50 do Mauro Xará.
ExcluirCheguei tarde hoje, mas não faria diferença. Nada ia acrescentar ao que já foi dito... tipo o Pedro ontem caso entrasse no jogo.
ResponderExcluirA Avenida dos Democráticos recebeu este nome em homenagem ao "Clube dos Democráticos", uma das mais antigas e maiores sociedades carnavalescas.
E a Avenida anteriormente se chamava Estrada da Penha (que compreendia a av. Democráticos, a r. Uranos, r. Cardoso de Morais e r. Leopoldina Rêgo, até a estação da Penha).
Por sinal, a Avenida dos Democráticos está fazendo 100 anos neste ano.
A sede do Clube dos Democráticos fica na Rua do Riachuelo. Um dos melhores salões de baile.
ExcluirFoto 1 da Marquês de São Vicente. Explicada a familiaridade. Foto do Malta.
ResponderExcluirFoto 3: Linha 211 (Saenz Peña-Praça 15) via Haddock Lobo, da CTC na rua Neri Pinheiro, Cidade Nova, em julho de 1970. Provavelmente o carro está fora do itinerário desviando das obras de construção do viaduto da Avenida Paulo de Frontin. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
ResponderExcluir