A bordo, como vemos na
foto, havia um aparelho aéreo anfíbio “Walrus”.
Foto garimpada pelo GMA.
Esta foto foi publicada
no “Voando para o Rio”, do JBAN, e foi enviada pelo Conde di Lido, acompanhada
do seguinte e-mail:
"Meus amigos vejam o
toque do PP-CJF na pista de JACAREPAGUÁ!!!!!! Devo dizer que tive o prazer de
assistir isso "ao vivo" numa comemoração da Semana da Asa, época em
que ainda trabalhava na saudosa Cruzeiro!!!!
Tocaram e arremeteram
numa pista de 950 metros. Tinham o avião na mão.
Carlos A. Borchert"
O Douglas DC-3 com o Pão
de Açúcar ao fundo. Foto "Última Hora".
Este avião chegou para a
Varig logo depois de fazer fama na 2ª Guerra Mundial como C-47, um
eficientíssimo transporte de tropas. Prestou serviços à empresa até 1969,
voando para qualquer lugar que dispusesse de algo parecido com uma pista de
pouso. Tem, até hoje, uma legião de fãs, que o consideram o melhor avião de
todos os tempos.
Avião Samurai PP-SMJ, da
Vasp. O NAMC YS-11, avião japonês, conhecido na VASP como "Samurai.
Em 23 de outubro de 1973, o NAMC YS-11 visto
acima ao realizar o voo 012 na rota Rio de Janeiro - Aeroporto Santos Dumont para Belo
Horizonte - Aeroporto Internacional da Pampulha, durante uma decolagem abortada
a longo prazo na pista, caiu na Baía de Guanabara, onde dos 65 passageiros e
tripulantes, oito passageiros morreram. O piloto teria acionado os freios, ainda na pista, ao perceber defeito nos motores. O resgate inicial foi feito pela equipe da Escola Naval, vizinha do aeroporto.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirO sumido, apesar de citado, JBAN, ensanguentado, perguntaria se "Aqui é o Voando para o Rio?".
Por morar relativamente perto do aeroporto de Jacarepaguá vejo um movimento contínuo de aviões e helicópteros, incluindo monomotores e ultraleves. O "mosquito" da Record e o Globocop às vezes também dão o ar da graça.
PS: hoje é o aniversário de 88 anos da rádio Tupi, com missa de agradecimento ao meio dia na igreja do Convento de Santo Antônio, no centro.
ResponderExcluirImagino que houvesse uma. catapulta para lançar o Walrus do navio. Ou ele era descido até o mar e partia dali?
ResponderExcluirAcho que foi uma loucura descer com este avião em Jacarepaguá. Mesmo que tenha sido apenas um toque e tivesse arremetido.
Lembro vagamente desse acidente na partida do Santos Dumont. Se não me engano o piloto foi elogiado por ter evitado mais mortes.
Acredito que na época dessa foto os arredores do aeroporto não estivessem abarrotados de construções, notadamente condomínios. Mas posso estar errado. A Cruzeiro do Sul acabou já há um bom tempo.
ExcluirComplementando a informação acima, a Cruzeiro do Sul encerrou as atividades há 30 anos, em 1993, já como subsidiária da VARIG.
ExcluirO comentário é fora de foco e se refere aos comentários publicados por mim no SDR de 23 de Setembro de 2023 entre 14:24 e 18:43. Tendo em vista o "embate republicano" ocorrido entre este comentarista e o ilustre Conde di lido em razão de opiniões antagônicas, venho acrescentar a tudo que foi dito o teor da reportagem exibida ontem no programa "Fantástico" da Rede Globo que mostrou um centro de treinamento de guerrilha pertencente ao Comando Vermelho existente no Complexo da Maré. Para aqueles que fingem não enxergar a real situação política do Brasil, a matéria exibida revela a realidade dos fatos, e diante das imagens mostradas, as narrativas falaciosas que bradam por "estado de direito" e "direitos humanos" nessas favelas certamente irão para o lugar que lhes é devido: o lixo!
ResponderExcluirCom certeza o modelo de hidro-avião do navio era para ser colocado na água, mas dizem que existiu um que era lançado por "atiradeira" a partir da embarcação, o que seria parecido com o aparelho que os irmãos americanos disseram ter inventado.
ResponderExcluirConheci de perto o avião que ficou um tempo no Aterro do Flamengo. Eu tinha uns 6 anos de idade e imagino que era um desses famosos DC-3 da Varig.
Bom dia.
ExcluirPaulo, esse avião foi projetado para possibilitar o lançamento por catapulta, a partir de cruzadores, pelo "pai" do famoso caça inglês Spitfire, o engenheiro R. J. Mitchell.
(o próprio Spitfire também teve versões para o mesmo tipo de aplicação, algumas vezes inclusive lançado de navios cargueiros pertencentes a comboios).
Houver também o "Seafire", uma versão adaptada para operar em Porta-aviões, mas foi produzida em pequena escala. Os Porta-aviões britânicos eram de qualidade inferior aos Norte-americanos, tanto pela capacidade de operar aviões como em manobrabilidade. Além disso eram também em quantidade inferior aos Norte-americanos.
ExcluirHouve
ExcluirConfirmo o comentário do Mário. Nas reportagens do "Correio da Manhã" e do "Jornal do Brasil" há menção a esta catapulta no cruzador.
ExcluirO modelo da foto parece muito pesado e o equipamento, que seria a catapulta, tão pequeno. Será que não tinha outro avião no cruzador?
ExcluirNão Paulo, o avião era esse mesmo, o único.
ExcluirJá vi inúmeras fotos de dispositivos semelhantes, a catapulta parece mesmo pequena em relação à dimensão do avião.
Acredito que aconteciam acidentes, lançamentos mal sucedidos, mas funcionava.
O piloto tinha que ser habilidoso e (muito) corajoso: vencida com sucesso a etapa do lançamento, precisava cumprir a missão, na maioria das vezes reconhecimento e localização de naves/submarinos inimigos e ao final amerissar (em mar aberto !) para que ele e o avião fossem recolhidos.
Não me recordava deste acidente do avião Rio-BH na Baía de Guanabara.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Hoje é dia de acompanhar os comentários.
ResponderExcluirFF. O Flamengo perdeu mas jogou bem, foi eliminado por um gol improvável, devido a distância, a quantidade de jogadores a frente do gol, e a forma do chute do jogador do SP, em 99% das vezes vai parar nas arquibancadas. Esse ano não era o ano do Flamengo.
A Tupi está rememorando narrações históricas como a do campeonato carioca de 1978, com o gol de Rondinelli. Só assim mesmo...
ExcluirO Dorival é bicampeão de verdade. E o CRF foi (até agora) vice cinco vezes neste ano.
Augusto, obviamente os cinco vice-campeonatos não são desejáveis, mas muito melhor do que ficar entre 3º e o último...
ExcluirCom certeza, mas para muito torcedor "o segundo é o primeiro dos últimos"...
ExcluirDiscordo. O Flamengo empatou, mas jogou mal. Como também jogou muito mal o São Paulo.
ExcluirNem sei por que assisti, qualquer lanterna da Premier league dá um banho de espetáculo nesse futebolzinho preguiçoso.
A premiação por fase na Copa do Brasil e pela colocação no Brasileiro da 1ª. divisão agora fazem muita diferença. Nesse último ainda tem as vagas para Libertadores e Sul-Americana, conforme a posição final na tabela.
ExcluirSó do 16º. ao 20º. que não tem dinheiro extra e todos 4 têm vaga garantida no mesmo campeonato, o da 2ª. divisão, ou seja, não faz diferença a posição se fica na zona de rebaixamento, exceto pelo prêmio simbólico da lanterna do último vagão do trem para o 20º. colocado.
O Flamengo vai distribuir para o elenco parte da premiação pelo vice da Copa do Brasil.
ExcluirSobre o sentimento de frustração, o vice normalmente é "conquistado" por uma derrota na final, enquanto que um terceiro lugar vem por uma vitória em um jogo (ou disputa) em clima de anticlímax... O Flamengo sentiu essas sensações ao longo do ano. Exceto o título...
Ainda fora de foco, o local mostrado na reportagem do "Fantástico" é o mesmo onde o Ministro da Justiça foi visto "visitando uma ONG" sem qualquer escolta e de forma "quase despercebida". Seria uma "miragem", fake news, ou montagem? Ninguém vai contestar essas imagens? E os lacradores de plantão não tem tem nada a dizer, ainda que se escondam no anonimato? Fica o registro...
ResponderExcluirMeu nome está aí acima. Coloca teu nome completo. Afinal J.A não parece muito autêntico. Para fazer um google!!!
ExcluirAs imagens divulgadas ontem são de desde dois anos atrás (mencionado na reportagem) quando o ministro era outro. E o nome dos instrutores (com sabida experiência militar) não foi divulgado. Mas eles próprios sabem que se trata deles. A proximidade da sede do batalhão só mostra o nível de promiscuidade entre agentes públicos e quem deveria ser combatido.
ResponderExcluirUm prazer ter foto publicada no SdR. Com a internet os arquivos de imagens ficam cada vez mais disponíveis, mas a catalogação em fontes estrangeiras é as vezes traiçoeira, por ser imprecisa. Já achei fotos em arquivos dos EUA, Europa. Alguns nacionais vão sendo digitalizados, mas a classificação as vezes engana. Uma foto do Aterro achei no arquivo pessoal de John Kennedy, constando que era parte de uma viagem ao Peru, cidade do Rio de Janeiro!
ResponderExcluirCadê obiscoito para identificar os carros que estão no Castelinho?
ResponderExcluirSensacional a foto do Clipper da PANAM. A sombra nos lemes é poesia pura.
ResponderExcluirOs carros são: Chevrolet 51, Chevrolet 52, Citroën 11 Légère, um provável Vauxhall e mais uns Chevrolet.
Conforme previsto vai saindo de cartaz o "Globo Lixo" e já já volta "O Povo não é Bobo, Abaixo a Rede Globo". Alguns artigos da Organização mostram a volta ao passado dos Marinho, certos ou errados, sempre conforme seus interesses particulares.
ResponderExcluirO Clipper está no terminal de hidros do Santos Dumont ou em frente ao Iate Clube?
ResponderExcluirFalando no Boeing-314 “Clipper", Churchill voltou à Inglaterra de uma visita aos Estados Unidos em fevereiro de 1942 a bordo de um desses aviões (na ida, foi de navio, no couraçado Duke of York, novinho, tinha sido lançado ao mar em 1940 ).
ResponderExcluirNa volta, Churchill tomou uma decisão ousada de voar de volta devido a questões de segurança. Nas palavras dele, no livro “The Second World War”:
"No dia 14, despedi-me do Sr. Roosevelt. Ele parecia preocupado com os perigos da viagem. Nossa presença em Washington havia sido pública por muitos dias para o mundo, e os mapas mostravam mais de vinte submarinos em nossos cursos de volta para casa. ..."
Churchill voou de volta para Inglaterra a bordo do Boeing-314 “Clipper Berwick”, que a Pan Am tinha comprado originalmente mas vendido em seguida à BOAC.
O voo ao longo de 3.500 milhas de oceano foi bem-sucedido, apesar de alguns momentos perigosos.
Para concluir, ainda do livro “The Second World War”:
ResponderExcluir“Ao deixar a aeronave, o capitão comentou:
‘Nunca me senti tão aliviado em minha vida como quando desembarquei o senhor em segurança no porto’. Mais tarde, soube que se tivéssemos mantido o rumo por mais cinco ou seis minutos antes de virar para o norte, teríamos passado por cima das baterias alemãs em Brest. Havíamos nos desviado muito para o sul durante a noite. Além disso, a aproximação final a trouxe-nos não do sudoeste (onde éramos esperados) mas do sudeste (da direção do inimigo). Isto teve como resultado, como me disseram algumas semanas mais tarde, que fomos identificados como um bombardeiro hostil vindo de Brest, e seis Hurricanes do Comando de Caça receberam ordens para nos abater. No entanto, eles falharam em sua missão de nos localizar."
Com referência ao comentário das 10:20, as imagens são o produto de dois anos de investigações. O Delegado responsável atualmente é lotado na 19. D.P. O comentarista tem razão quando afirma que "o ministro era outro". Mas o "ministro atual" está no cargo há nove meses, e além de ter amplo conhecimento da situação, esteve pessoalmente no local de forma "quase velada" , conforme imagens amplamente reveladas, sob a alegação de teria ido receber um documento elaborado por uma conhecida ONG cujo envolvimento com a maior facção criminosa do RJ é notório e bem conhecido. Mas como? Um Ministro de Estado costuma ir no domicílio de pessoas ou "organizações de qualquer natureza" como um simples moleque de recados? É sério isso? Ainda mais quando se sabe que o teor de tal documento dizia respeito à limitação de operações policiais naquela região, já que tais operações "atrapalhavam o funcionamento das escolas da região impedindo que muitas crianças pudessem estudar". Mais uma vez eu pergunto: é sério que pessoas "em tese" esclarecidas, acreditem nesse tipo de narrativa? Como eu sempre digo, "uma imagem não vale por mil palavras", mas destrói qualquer relato. E tenho que concordar com o comentarista quando ele fala da "corrupção das instituições do Estado" e vou além: "O Estado está vendido em todos os sentidos".
ResponderExcluirTrabalhei em 12 empresas, em algumas delas mais de uma vez. As três melhores foram: Cruzeiro do Sul, Banco Nacional e IBGE (na segunda vez). As duas piores foram: CPDERJ (atual PRODERJ) e TIVIT.
ResponderExcluirA nega tá lá dentro. Não adianta fugir da realidade: o Brasil está em rápido processo de mexicanização. O Rio é o case study. Aqui são feitos as experiências, os testes, o treinamento. Venho falando isso há anos. O Brasil será o maior entreposto mundial de tráfico e exportação de drogas.
ResponderExcluirAí tem cumplicidade, leniência, inação e vantagens obtidas pelos três podres poderes. A hora de dar basta nisso passou há décadas. Começou com o Brizola. A esquerda facilitou e romantizou a vida e acão dos criminosos, a direita falou, falou, criticou a esquerda durante anos, mas quando esteve no poder não fez porra nenhuma. Ainda tirou o controle de armas do Exercito, afrouxou os critérios para aquisição de armas e possibilitou aos bandidos adquirir muitas delas. Em vez de tirar armas dos bandidos, facilitou a vida deles. Não tem mais jeito. O Brasil está com gravíssima septicemia. O destino é um só.
ResponderExcluirQue tal as imagens de arrastão e de depredação de ônibus ocorridas durante o fim de semana. Acham que isso se resolve com campanhas de conscientização, de educação? Alguém tem medo das leis atuais? Imagens deprimentes, revoltantes, odiosas. Retrato de uma cidade e de um país onde impera o crime, onde valem a anarquia e a anomia. É caso de polícia? Não. É caso de quê? Agora a única saída é o portão de embarque dos aeroportos. Felizes os netos do Lino Coelho, que estão na Itália. Não voltem nunca mais. Levem os avós.
ResponderExcluirOs "arrastões" só acontecem em razão da leniência de parte de uma sociedade hipócrita e alienada, das leis ridículas que são um incentivo à impunidade, e da "tolerância ou algo pior" de elementos ligados ao crime organizado e incrustados nos "Poderes da República". Mas o mais alarmante de tudo é a conduta de muita gente calcada no viés do "politicamente correto", uma condição inaceitável para ser vigente em um país que pretende ser civilizado. Se alguém discorda de uma atitude ou de uma ação de determinados segmentos sociais, a reação desses grupos em muitos casos é despropositada, desproporcional, e normalmente é acompanhada de argumentos que incluem vitimismo, acusações inapropriadas, e muitas vezes inverídicas. Um exemplo disso é a classe de "motoboys", cujos serviços são solicitados por muita gente. É uma classe sofrida, trabalhadora, composta em sua maioria por gente honesta, mas de um nível sócio-cultural bastante tosco, cuja compreensão dos fatos muitas vezes é difícil. Basta que haja um desentendimento entre um desses entregadores e um cliente para que hordas de motoqueiros se reúnam para retaliações muitas vezes criminosas contra o cliente envolvido como ocorreu ontem em Copacabana. A "vítima " nesses casos é sempre o motoboy e as acusações são invariavelmente as de "racismo homofobia, injúria racial", ou algo que o valha, em uma rotina para qual a mídia em muito contribui. De minha parte não utilizo qualquer serviço de motoboy, e se necessário for um dia eu precisar fazer uso deles, o tratamento usado será sempre o de "cidadão" para evitar mal entendidos.
ExcluirQuanto à Cruzeiro do Sul, ingressei nela em 12/06/1979, com matrícula 4626-4. Trabalhei na rua Praia do Caju e numa dependência alugada à IBM na praça Barão de Teffé. Aí fomos abduzidos pela VARIG e nos mudamos para o prédio dela atrás do Santos Dumont. Pedi demissão em 24/01/1985 e fui para o Banco Nacional.
ResponderExcluirSe bobear, os bandidos da Maré vão processar o Estado por uso não autorizado da imagem deles. E ganharão. E as imagens serão consideradas inválidas porque não foram obtidas após autorização judicial. Estão aí o STJ e o STF para isso.
ResponderExcluirTudo dominado ....
ExcluirReportagem do Globo:
"A Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que inclui municípios como Seropédica e Itaguaí, oferece um ambiente propício para a implementação de fazendas solares...
No entanto, a presença das milícias tem afastado empresas do mercado fotovoltaico na região.
... funcionários de empresas envolvidas em projetos de usinas solares na área relatam desafios relacionados à atuação desses grupos paramilitares. Os entrevistados destacam a impossibilidade de operar na região sem pagar uma mensalidade aos criminosos em troca do que eles chamam de “proteção”. Além da extorsão financeira, as milícias exigem que as empresas contratem serviços de suas próprias empresas ou de indicações feitas por eles, abrangendo desde a alimentação dos trabalhadores até serviços de terraplanagem e o aluguel de drones.
Sem contar os "bilhões em indenizações" que essas ONGS envolvidas certamente irão pleitear.
ExcluirO mar hoje na praia do Leblon esta excepcionalmente limpo, além disso a temperatura da água está ótima, e sendo segunda-feira, a praia esta vazia. Um paraíso!
ResponderExcluirPois é, Augusto. Feliz você, que tem direito a gozar do banho de mar com aparente tranquilidade. Já quem trabalha e só pode ir à praia no fim de semana, não importa onde more nem sua condição social, esse não tem tal direito. E la nave va.
ExcluirHelio, eu fui à praia. Não sei se o Augusto também foi.
ExcluirSerá que o Hélio descobriu que o Augusto é um dos Anônimos?
ExcluirFoi erro de leitura do Helio, já que dificilmente comento como "anônimo". Quando isso acontece, raramente, estou comentando de um aparelho no qual mão estou logado no Google. Mas geralmente deixo indicado.
ExcluirNo abrir pernas para compra de armas no governo do Bozo, membros do PCC se cadastraram como CAC e compraram sabe-se lá o quê. Mas dá para imaginar. No recadastramento feito no início deste ano, 6 mil armas de uso restrito estão em lugar incerto e não sabido. Também dá para imaginar "ondes". E aí a conclusão é: juntaram-se a fome da esquerda com a vontade de comer da direita. O resultado estamos vendo qual foi.
ResponderExcluirRealmente, está cada vez pior.
ResponderExcluirNo sábado, por volta das 18 horas, passava de carro pela Av. N.S. de Copacabana, na altura do Copacabana Palace, quando vi uns 30 bandidos correndo de uma meia dúzia de policiais.
Estes conseguiram render dois sob a mira de revólveres. Os outros fugiram.
Todos os policiais com armas na mão.
Pedestres escondiam-se em lojas e portarias de edifícios.
Nós, motoristas, paramos os carros, esperando que os bandidos se dispersassem.
Todo mundo apavorado.
Em Copacabana. Sábado, 18 horas.
É bom refrescar a memória e lembrar que "todos" esses criminosos envolvidos nos arrastões do último fim de semana são oriundos da favelas da zona norte, em especial da Maré e do Jacarezinho. Essa tragédia acontece todos os anos, todos sabem onde está o "carcinoma", mas ninguém toma providências. Vale também lembrar que em 2013 e 2014 no Governo Dilma Roussef, o Exército Brasileiro ocupou as favelas da Maré, e sob o comando do General Richard Nunez paralisou as ações criminosas na região. Mas deputados "aflitos" exigiram em 2015 a saída das tropas sob a alegação de que "a presença das tropas atrapalhava a rotina dis alunos nas diversas escolas da região". Diante das pressões, as tropas foram retiradas, "as crianças da Maré puderam enfim voltar a estudar", e os "defensores das favelas" ficaram felizes.
ExcluirNessa história de cumplicidade com o crime, ninguém é inocente: esquerda, direita, Legislativo, Executivo, Judiciário, polícias, pobres, ricos, negros, pardos, brancos, brasileiros, estrangeiros, homens, mulheres, LGBTQIA+, altos, baixos, bonitos, feios, católicos, evangélicos, umbandistas, kardecistas, burros, inteligentes, alcoólatras, abstêmios, elegantes, bregas, et coetera.
ResponderExcluirMeu sonho é ver politicos e magistrados sendo assassinados aos magotes pelos bandidos, no Brasil inteiro. Aí alguma coisa seria feita. Mas os bandidos são espertos e não vão matar a galinha de ovos de ouro.
ResponderExcluirOu sócios.
ExcluirEm termos de avião, ao que me lembro viajei num Super Constellation (primeiro voo meu), em dois prováveis DC-4, num B-727, em muitos B-737, B-747, Electra e Airbus A320, num A300, num B-767, em vários MD-11 e DC-10, em alguns Embraer EMB-195 e ERJ-145.
ResponderExcluirNunca voei nos Boeing 757 e 777. Nem no Concorde kkkkk.
Sempre achei que bandido bom é bandido morto. Mas bandido latu sensu: desde o que mora em favela ao que mora em mansões; desde o desempregado, passando pelo que tem CNPJ, até o que tem matrícula funcional no serviço publico ou mandato.
ResponderExcluirInocente quem acha que o bandido mais perigoso é o que anda de chinelo, bermuda e camiseta na favela. Esse tem prazo de validade e fila de espera para o posto.
ResponderExcluirAs leis brasileiras são elaboradas no poder legislativo, por "excelências" geralmente envolvidas com escândalos. Eles não vão elaborar leis que os atingirão no futuro ou, na pior das hipóteses, criarão subterfúgios para diminuir os estragos com atenuantes em relação a penas e tramitação, deixando prescrever prazos.
ResponderExcluirExato. Legislativo e Judiciário são faces da mesma moeda: da criminalidade, da canalhice, da corrupção, do nepotismo, do apadrinhamento, da sem-vergonhice, da politicalha mais porca que existe. Por isso há muito tempo digo que não adianta achar que isso muda com votos e eleições. Não muda. Até podemos eleger outros bandidos para o Congresso, mas os magistrados serão os mesmos.
ExcluirIsso só muda com revolução, com paredón, com milhares de fuzilamentos. Não muda por bem, dentro da lei.
Não é à toa que a democracia está totalmente desacreditada. Faliu, morreu e esqueceu de deitar. É preciso as cabeças pensantes inventarem um outro tipo de regime.
Em tese, concordo com o fechamento do Congresso e do STF, preconizados pelo Boz e seu gado. O problema é o motivo pelo qual eles querem isso: não é para botar ordem na casa e sim para substituir a facção criminosa da esquerda pela da direita. Tirar o roto e colocar o esfarrapado.
ResponderExcluirHá alguns meses eu comentei aqui sobre as intenções de alterarem o "marco temporal". Choveram comentários debochados dos "Anônimos" e dos "não Anônimos" que comentam neste Blog, e alguns deles ainda me rotularam de "terraplanista" quando alertei que a segurança jurídica estaria em jogo caso alterassem o "marco temporal", alguém lembra? Pois é, a alteração que querem "legitimar" é uma realidade e poderá levar o Brasil e entrar em um espiral de turbulência política, alguém dúvida? O fato é que além do marco temporal pretendem legalizar o porte de drogas e a prática do aborto "na canetada" e ao arrepio da Lei. Entenda-se por Lei toda norma legal elaborada por um P.L, aprovada no Congresso Nacional por deputados eleitos pelo voto pupular, e sancionada pelo Presidente da República. Sei que apesar de existir uma minoria de ateus, comunistas, e indivíduos "isentões", a grande maioria da população brasileira rejeita veementemente a proposição de tais absurdos, principalmente quando são propostos à revelia da vontade popular e por indivíduos que "não foram eleitos pelo voto popular.
ResponderExcluir"Legalizar o porte de drogas" é bem generalizado. A proposta é liberação de pouca quantidade (falta definir "pouca") de drogas leves como maconha. Drogas pesadas como cocaína continuam proibidas. Apesar de sabido que décadas atrás a substância era "recomendada" para diversas aplicações.
ResponderExcluirSobre aborto, o Brasil é tão hipócrita que dificulta para os mais pobres, que também não têm uma política de controle de natalidade efetiva, muitas vezes por causa dos "conservadores" que alegam ser "contra os desígnios de Deus". A mulher rica ou com posses suficientes continuará fazendo seus "procedimentos" em clínicas esterilizadas enquanto a pobre ae sujeitará a estabelecimentos "de fundo de quintal" com risco à sua saúde.