Total de visualizações de página

domingo, 11 de março de 2018

MORRO DA VIÚVA


 
Vemos duas fotos aparentemente do mesmo trecho da Av. Rui Barbosa em épocas diferentes (em uma das fotos a mureta é vazada e na outra não é).
 
É curioso ver este espaço na mureta. Para que serviria? Acesso a um cais?
 
Contam que esta abertura foi feita para o Bispo Rolleiflex, o desaparecido Lavra, atravessar a nado até o Cassino da Urca. As más línguas do FRA – Fotologs do Rio Antigo, dizem que o Bispo atravessou do Morro da Viúva à Urca, mas não nadando. Foi caminhando sobre as águas.
 
A primeira foto foi garimpada ou colorizada pelo Nickolas. A segunda foto, provavelmente, é de 1962, pois esta área nesta data ainda estava recebendo areia da dragagem do fundo da Baia de Botafogo pela draga STER.

10 comentários:

  1. Duas belas fotos sem falar da colorização do Nickolas. Dois dias lindos de verão ou outono, morar no Rio nessa época era muito bom
    nós cariocas vivíamos felizes, a cidade era linda aconchegante.
    E ainda existiam os bondes.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo curiosa esta abertura na mureta.
    Tenho saudades dos inúmeros fotologs do Terra, dos comentaristas e dos inúmeros personagens.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia ! Pelo que parece,teremos hoje um dia como o da foto.Com muito sol.Tomara que no final da tarde a chuva não venha muito forte. Na foto 1, acho que este grupo esta pescando cocorocas ou olho de cão.

    ResponderExcluir
  4. As obras em Cantaria, no Rio de Janeiro, eram algo de extraordinário, bem diferente das peças em concreto de gosto duvidoso.

    ResponderExcluir
  5. São fotos com ângulos diferentes.
    Se não me falha a memória o sumido comentarista JBAN contou uma vez que a abertura mostrada na foto de baixo era para o abastecimento, através de embarcações, do último reduto da França Antártica, cujo território ainda é existente em algum lugar no Morro da Viúva, mantido por um francês muito conhecido entre os fotologueiros e veteranos comentaristas dos Fotologs do Rio Antigo.
    Eu mesmo já vi foto com barco descarregando mercadorias no local.

    ResponderExcluir
  6. A economia de palavras nos comentários do Saudades do Rio é cada vez maior e chega a ser alarmante. Por outro lado o número de comentaristas é cada vez menor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos.

    A primeira foto, salvo engano, é da Getty Imagens ou Life e foi postada daquela vez espelhada.

    ResponderExcluir
  8. E o Flamengo continua cada dia mais perdido apesar de ter um elenco milionário.Ontem mais um vexame perdendo para o Macaé e já no meio de semana volta a Libertadores com muitas chances de ficar pelo meio do caminho pois não encontra jogo e se perde no planejamento.Não consegue engatar um jogo bom com qualquer time que coloca em campo e os jogadores parecem estar em outra galáxia.Vai deixar a torcida cada vez mais irritada do jeito que está agindo.Só muita sorte para sair desta mesmice.

    ResponderExcluir
  9. O Corregedor Geral dos Fotologs, o prezado Rafael Netto, comenta que "Não é o mesmo local. A foto com mureta vazada é mais próxima do Flamengo. Talvez as duas formas tenham coexistido."

    ResponderExcluir
  10. Já o JBAN me disse que "O último reduto da França Antártica (sem alcool) ainda resiste no alto do Morro. Seu morador, remanescente da armada de Villegaignon, resiste a todas as investidas da GM, PM e das Forças Armadas para a reconquista do território nacional. Amasiou-se com uma nativa Tupinambá e teve um filho varão, que batizou com o nome de Bibendum.
    Por Tutatis!!! Esses gauleses são loucos!

    ResponderExcluir