Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2018

RUA DO JOGO DA BOLA

 
A foto mostra a Rua do Jogo da Bola, no Morro da Conceição, em 1971. Não sei onde os rapazes irão jogar futebol por aí.
A Rua do Jogo da Bola começa na Ladeira do João Homem e termina na Rua Argemiro Bulcão.
Segundo P. Berger, o “jogo da bola” foi um dos divertimentos mais antigos da cidade, crendo-se que os próprios fundadores da cidade o tenha introduzido no Rio de Janeiro.
Consistia no jogo hoje chamado de boliche, em que se procurava derrubar, com o auxílio de pesada bola de madeira, os paus em forma de garrafa, colocados sistematicamente em número de nove ou mais a uma distância de vinte a trinta metros do jogador.
Nada tem de comum com o futebol ou jogo da pelota.
No Rio Colonial existiam vários jogos da bola: no Beco dos Cachorros, na Praia de Santa Luzia, na antiga Rua do Hospício e este que deu nome ao logradouro.
PS: uma visita ao Morro da Conceição é muito interessante, com destaque para a Pedra do Sal.

16 comentários:

  1. Também acho a visita interessante, já fiz umas cinco vezes. Vale sair no jardim suspenso sobre a Camerino. Recomendo as temperaturas amenas de abril e maio.

    ResponderExcluir
  2. Confesso uma falha pois nunca fui ao Morro da Conceição. Bem que o SDR poderia organizar um passeio lá no Outono.
    Sempre pensei que o nome da rua se devesse ao futebol.

    ResponderExcluir
  3. Também confesso que não me lembro desse Jogo da Bola e conheço a rua só de ouvi falar e imagina alguma relação com as famosas "peladas" de futebol.
    O Lino Coelho seria um dos mais indicados para "chefe de excursão" no Morro da Conceição, real ou virtual.

    ResponderExcluir
  4. Boa linha media,com Califa,Pão de Ló e Bueiro.Neste dia deu empate.Assim como o Plínio imaginei estar o nome ligado ao futebol...
    FF:em relação ao assassinato da vereadora fico pensando a quem interessava a execução.Penso que a apuração dos fatos precisam ser feitas com isenção total e que os culpados sejam punidos de acordo com a lei.Qualquer tipo de julgamento neste momento é precipitado.
    Em tempo:quarta feira uma médica foi executada por bandidos na Linha Vermelha.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Serei breve que meu tablet está instável.

    Em 2010 participei de um passeio por vários locais do centro, que incluiu a rua em questão. Não sei se seria viável nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  6. Vou conversar com o Lino. Talvez pudéssemos marcar um sábado pela manhã em maio.

    ResponderExcluir
  7. No morro da Conceição tem um campinho de futebol de tamanho socity cujo o nome é Lá vai Bola, fica abaixo do Quartel de Geografia do Exército, joguei muitas vezes neste campo. O melhor acesso é pela R. Major Daemon

    ResponderExcluir
  8. Ótima sugestão, Dr. Luiz! Será também uma oportunidade de reunir o grupo.

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia! Se acontecer o passeio,por favor não me inclua fora dele!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos ! Também imaginava, pelo nome, que se tratasse de futebol. Agora, em se tratando de "boliche", gostaria de dar alguns pitacos, já que pratiquei o "bolão" por vários anos. Para quem não sabe, existem várias diferenças entre o "boliche" (bowling em ingles) e o "bolão" (Kegeln), de origem alemã.
    O "boliche" é jogado em uma pista que possui a mesma largura (cerca de 1m.) do começo ao fim (18m de comprimento) e a posição dos 10 pinos é em forma de um triângulo isósceles, com o vértice dos lados iguais, apontado para o jogador, nesta ordem: Um pino na frente, depois uma fileira com dois pinos, a seguir outra fileira com três e finalmente a última fileira, com quatro pinos. A bola é maior que a do "bolão" e possui 3 furos, para a colocação dos dedos polegar, indicador e médio.
    Já no "bolão", a pista começa igual ao do "boliche" só que com, apenas, cerca de 40cm de largura e, a partir da metade de seu comprimento, abre, num ângulo aproximado de 30 graus para cada lado e continua assim até o seu final. A disposição dos pinos é bem diferente da do "boliche". É em forma de um quadrado, com um dos vértices apontado para o jogador. Assim, a primeira fileira é composta por um único pino; depois uma fileira com 2 pinos; a seguir uma fileira com 3 pinos; depois outra com 2 pinos; e, finalmente a última com 1 pino, totalizando 9 pinos. A bola é bem menor do que a do "boliche", cabendo na palma da mão, se esta não for muito pequena.

    ResponderExcluir
  11. Só o que eu posso dar pitaco é na sinuca, mais precisamente no "sinucão". Muitos salões acabaram na cidade, infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. Passear por esses morros atualmente, acho temerário.

    ResponderExcluir
  13. Tuve un amigo que vivió en esa calle......Jorge Leardini Mendez

    ResponderExcluir
  14. Essa rua é muito boa e muito legal cheio de gentes boas e pessoas antigas
    Amo muito esse local,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  15. Amo muito esse local e essa gente toda dai

    ResponderExcluir