Total de visualizações de página

domingo, 1 de julho de 2018

CAMPOS DO ATERRO




 
As fotos de hoje, do acervo do Correio da Manhã, mostram os campos de futebol do Aterro do Flamengo.
 
Nos primeiros tempos eram local para diversão gratuita, segura, acessível a todos. Eu mesmo cheguei a jogar várias vezes ali perto do Russel.
 
Muitos craques que se tornaram lendários passaram por estes campos, inclusive o meio-campista Lino Coelho.
 
Será que se fosse hoje, com os governantes que tempos, uma construção como esta do Aterro abrigaria tantos campos de futebol?

16 comentários:

  1. Provavelmente existiriam varios blocos de predios e casas do programa (minha casa minha vida) ou algo parecido.

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 70, morando no Largo da Segunda-Feira, eu ia de bicicleta até o Aterro, jogava mais de duas horas de futebol, voltava na mesma bicicleta, e de banho tomado, ia para alguma festinha ou para um encontro. Hoje em dia só de pensar nessa maratona eu já fico morto de cansado. Eram "outros tempos". Quanto aos campos de futebol, apesar do projeto "Segurança presente", a região é perigosa devido à presença da assaltantes, viciados em drogas, moradores de rua, travestis, anormais, etc. Mas as peladas continuam animadas...

    ResponderExcluir
  3. Dariam preferência aos chamados esportes radicais, inclusive paredões para escalar, além do vôlei de praia em maior quantidade.
    A foto com os campos abandonados já tem um daqueles grandes postes da bela iluminação, e na outra não achei nenhum, dando a impressão que a segunda foto é anterior à primeira, embora sem muita explicação para o abandono dos campos já na reta final da conclusão do parque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, as fotos são de locais diferentes. Repare que a primeira foto mostra uma curva da pista de automóveis e na segunda a pista é reta em frente aos campos.

      Excluir
  4. Esta região mudou muito de aspecto.Hoje me parece muito mais bonita,mas nos demais quesitos parece perder de muito para o sseu início.Ainda existem os campeonatos do Aterro?

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia ! Se esta obra fosse feita nos dias de hoje,certamente iria custar pelo menos 20 vezes mais, estaria abandonada e invadida antes da conclusão. Seria hoje um grande favelão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro xará, aquilo já é um "quase favelão", ainda mais se contarmos com a Glória e região da Augusto Severo. Eu me lembro com o Aterro era "pelado" em 1965, época de sua inauguração. Nessa época os campos não possuíam alambrados nem funcionavam "oficialmente".Também as novas pistas de rolamento eram vedadas à circulação de ônibus. Meio fora de foco. Tendo em vista um comentário do Wolfgang em um outro blog, comentário esse que eu "assinaria em baixo", grande parte da decadência vertiginosa do Rio de Janeiro deve-se às migrações desordenadas ocorridas principalmente a partir dos anos 60 e 70. Rio das Pedras, Rocinha, Maré, e mais algumas centenas de favelas, são a consequência direta dessa migração. Milhões de analfabetos sem qualificação em busca de emprego, além de suas famílias, agregados, bicicletas aro 28, e muito mais, ocupando espaços insalubres, palafitas, brejos, morros, etc, não poderiam resultar em outra coisa...

      Excluir
  6. Concordo plenamente, Mauro xará !
    Um Bom Domingo para todos.

    ResponderExcluir
  7. O alçapão da Russia deu certo.Conseguiu levar o jogo para os pênaltis e mandou a Espanha para casa.Com um time limitado os anfitriões vão dando conta do chá.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.

    Hoje seriam quadras poliesportivas, com a possibilidade de vários esportes serem praticados, como vôlei, basquete, handebol (nessa peguei pesado...), etc.

    E a Espanha acaba de dançar nos pênaltis contra a dona da casa. Também foi eliminada pela dona da casa em 2002.

    Alemanha, Argentina e Espanha são as campeãs eliminadas até agora.

    ResponderExcluir
  9. Incompetência total da Espanha. 74% de posse e só 3 chutes a gol. O time da Rússia é fraquíssimo. Jogo de baixíssimo nível.
    Este lado da chave é muito fraco.

    ResponderExcluir
  10. As surpresas vão acontecendo na Copa, impressionante a queda de produção desta seleção Espanhola, quem viu como eu, os amistosos contra a Alemanha e a Argentina antes da Copa esperavam muito mais da Espanha nesta Copa.
    Quanto aos campos do Aterro, tenho muitas saudades, principalmente dos jogos do campeonato do Jornal dos Sports, hoje estes torneios seriam inviáveis, já naquela época alguns grandes times, já intimidavam seus adversários pelo tamanho de suas torcidas, entre eles o Madeiras Frei Caneca, que era da Cruzada São Sebastião e trazia vários ônibus de torcida nos seus jogos, o Embalo do Catete também tinha grande torcida, Ordem e Progresso, Capri e o time da Gloria. E olha que eu já vi e joguei alguns jogos deste campeonato, que havia mais torcida que muitos jogos do atual campeonato brasileiro. Nos dias de hoje seria de grande risco este campeonato, acho que o último campeonato patrocinado pelo Jornal dos Sports foi em 1979 ou 1980.

    ResponderExcluir
  11. A "máxima" que ficou de legado do jogo Croácia e Dinamarca: "Raça"!

    ResponderExcluir
  12. Observador Esportivo, o verdadeiro1 de julho de 2018 às 18:05

    Se estas seleções tivessem o Dourado como batedor de pênaltis seriam imbatíveis.

    ResponderExcluir
  13. Divisão política é algo bem curioso. Se o Brasil tivesse enfrentado a Croácia ao invés da Sérvia certamente teria levado um "sufoco". Entretanto até 1991 eram "uma coisa só", já que faziam parte da velha Iugoslávia. Mais ou menos como se no futuro o Brasil fosse dividido em dois: Minas, Rio, S.P, Paraná, S.C, e R.S de um lado, e o "resto" do outro. Faria uma diferença e tanto...

    ResponderExcluir
  14. Os campos que aparecem nas fotos são excelentes para os times que jogaram hoje na Copa.Jogos de baixo nível e cobranças de pênaltis para consagrar os goleiros e os times do Aterro poderiam dar show no dia de hoje e so espero que o Brasil saia desta mesmice pois caso contrario a corneta vai funcionar.

    ResponderExcluir