Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2018

IGREJA DE SANTA RITA

A Igreja de Santa Rita de Cássia, no Largo de Santa Rita, em 1915.
A igreja em estilo barroco jesuítico, com decoração interna em estilo rococó, está localizada no Largo de Santa Rita, entre a Av. Marechal Floriano e a Rua Teófilo Otoni. As primeiras notícias de uma capela no local datam de 1710, tendo sido feita uma reforma da fachada em 1904 (logo após quase ter sido a igreja posta abaixo quando se alargou a Av. Marechal Floriano). Os cinco altares internos foram esculpidos entre 1753 e 1759. Há dois lampadários em prata atribuídos ao cinzel de Mestre Valentim. A imagem de Santa Rita data de 1765 e a de São José (ou Santo André) Avellino é de 1801. As obras de pintura da nave foram executadas pelo artista Comte no século XIX (descreveu M. Teixeira).
Segundo A. Mauricio, havia na sacristia, cavado na parede, um poço cuja água continha virtudes especiais contra doenças dos olhos. E, também ali ocorreu um fato inusitado: durante muitos anos foi uso enterrarem-se corpos nas igrejas. Um dia morreu um macaco de grande porte, a quem o dono dedicava grande estima. A peso de ouro comprou o sacristão e o sineiro e o animal foi sepultado na igreja. Descoberto o engodo, o povo se revoltou contra o dono do macaco, que teve que fugir. O macaco foi desenterrado e tomou destino conveniente...
Contam que foi Pereira Passos que poupou a igreja, pois já não lhe agradara ter que demolir a Igreja de São Joaquim para fazer a Marechal Floriano, mas não havia jeito. Já a de Santa Rita, que também deveria ser demolida, o Prefeito conseguiu flexionar a calha da rua e poupar o belo templo da destruição.
As torres ao fundo são da Igreja de São Pedro dos Clérigos, na esquina da Rua dos Ourives (atual Miguel Couto) com São Pedro, arrasada para a construção da Presidente Vargas.
PS: os que acompanharam o “Saudades do Rio” no Terra desfrutaram dos comentários do grande AG, um iconoclasta, grande publicitário, o “Barão de Santa Teresa”. Aí vai um deles, num “post” sobre a Igreja de Santa Rita:
“Luizíssima e consagradíssima figura,

Santa Rita de Cassia (Cascia) é daquelas figuras católicas que contando ninguém acredita. A moça por vontade do pai casou com um criminoso. Mas tanto rezou que o cara se converteu. Com ele teve dois filhos. Um dia mataram o marido da Rita e os filhos, juraram vingança. Mas Rita de novo agarrou-se com os santos e pediu: prefiro perder os filhos a ganhar dois vingadores na família. Não deu outra, logo depois os filhos morreram.
Aí ela resolveu se tornar freira mas não foi aceita porque não era mais virgem (?). Inconformada, ajoelhou-se na porta do convento rezou, rezou, rezou, e quando as freirinhas foram à missa de manhã, encontraram a Rita ajoelhada ao pé do altar com a porta da igreja ainda trancada. Será que o marido arrombador a ensinou...bem deixa prá lá.
Um dia pediu a Jesus que a acompanhasse na sua paixão. Jesus então mandou-lhe um espinho de sua coroa que se cravou na testa dela e daí aconteceu uma ferida pútrida (argh!). Nossa Rita, então, rejeitada por causa da ferida pútrida (argh!) resolveu ir a Roma (estamos falando de mil quatrocentos e alguma coisa) pedir ao Papa a indulgência dos seus pecados. Mas as freirinhas, mui amigas, não deixaram por causa da sua ferida pútrida (argh!).
Mais uma vez, Ritinha agarrou-se aos santos que lhe sararam a ferida do dia para noite e ela pode ir a Roma ver o Papa.
Deitada no leito de morte, pediu a uma freirinha amiga que ela fosse até sua casa pegar uma bela rosa que estava no jardim. A amiga pensou que Rita enlouquecera de vez, pois era alto inverno na Itália e estava tudo congelado. Mas foi assim mesmo e, para seu espanto, havia mesmo uma bela rosa no jardim.
Dias depois Rita de Cascia morreu e seu corpo permanece incorrupto até hoje no seu santuário em Cascia.
De quem ouvi essa história? De minha mãe. Que, diga-se de passagem, ficava fula da vida quando eu dizia que não existe religião mais espírita que a Católica...”

17 comentários:

  1. Ler o comentário do Barão, para mim, inédito, foi ganhar o dia. Não que já estivesse perdido, tão cedo, mas passarei duas quartas-feiras no lugar de uma. E, ainda por cima de feridas, rosas congeladas e corpos incorruptos (o que comprei sem saber o que possa ser) trás História para o leitor.
    Como será a casca de uma ferida pútrida (argh)?
    Trabalhei no entorno da Igreja de Santa Rita quase toda a vida - tirando uns 5 anos de Manaus e Niteroi - fosse na Rio Branco, ou na própria quadra da Miguel Couto. Almocei inúmeras sextas-feiras no simpático João de Barro, mais vizinho da Igreja impossível, ora entrando pela Inhaúma, ora pela Teófilo.
    O Criador, em Sua sabedoria infinita, permitiu que ficasse sempre no entorno.
    Obrigado por este fabuloso dia.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima fotografia e a igreja ainda continua lá recebendo inúmeros fiéis. Durante anos passei diariamente por aí pois deixava o carro num estacionamento na rua do Acre e caminhava pelo Beco das Sardinhas até o trabalho na Marechal Floriano.
    Quem teve a sorte de ler os inúmeros comentários do AG pôde se deliciar com uma verve inteligente diariamente. Os embates dele com a Karina, a comunista, e a implicância com o JBAN e o General Miranda fazem parte do melhor das histórias dos fotologs. Bons tempos. O gerente bem que podia de vez em quando, aproveitando uma foto do mesmo tema, copiar os comentários desses clássicos comentaristas.

    ResponderExcluir
  3. Em um Centro Espírita cujo nome foi citado pelo Mauroxará encontrei essa maravilhosa história de Santa Rita. Com a informação suplementar de que a roseira existe até hoje e seu DNA é único.
    Mães sabem das coisas mas a reencarnação, os espíritos, os santos, a presença de católicos em Centros sempre existiu. Exemplo maior de católico espirita foi Chico Xavier. Ele chegava as lágrimas ao se referir à Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.

    Estive dentro da igreja uma vez, há poucos anos, com minha mãe e irmã, em um de nossos passeios pelo centro, inviáveis nos dias atuais por causa da situação de minha mãe, com mobilidade limitada.

    Há uma outra versão para que a igreja tenha sido poupada. A de que a mãe do prefeito era devota ardorosa da santa.

    Atualmente a igreja está com reforço nas estruturas e na fachada por causa das obras do VLT na Marechal Floriano.

    ResponderExcluir
  5. Rua "estreita de São Joaquim" e rua "larga de São Joaquim". A primeira era uma ridícula via de dois metros de largura e ia até a rua Camerino e seu alargamento se deu na gestão de Pereira Passos. No fundo da foto aparece a igreja de São Pedro dos Clérigos, demolida em 1943. Igreja sempre foi "um bom negócio", seja ela católica ou pentecostal. Sou um anticomunista ferrenho mas a máxima de Karl Marx onde ele afirma que "a igreja é o ópio do povo" tem um certo fundamento. No passado e principalmente até 15 de Novembro de 1889, onde "igreja e estado não eram dissociados, essa realidade era "muito forte". Ainda que, de acordo com a C.F, o estado seja laico, a influência da igreja católica ainda é grande, mas perdeu terreno para as igrejas pentecostais que além do mais, são verdadeiras máquinas de arrecadar dinheiro. E como são isentas de impostos, "o céu é o limite", ainda que contraditoriamente "o bolso alheio não tenha limites."

    ResponderExcluir
  6. Ainda sobre o comentário das 08:45, os últimos acontecimentos envolvendo o prefeito Crivella concedendo privilégios à evangélicos em atendimento médico em hospitais da prefeitura do RJ, mostram que eles não possuem limites. Pastores e "bispos" evangélicos ocupam mandatos eletivos "às grosas", sempre buscando vantagens financeiras através de um megalômano projeto de poder. As catedrais evangélicos são faustosas, com dimensões gigantescas, eventos "faraônicos e polêmicos", sempre buscando submeter o ignorante, o néscio, o analfabeto, e o incapaz através de arcaicos, questionáveis, e bolorentos textos de uma bíblia escrita há 4000 anos por mãos diversas e entendimentos variados, sempre com o objetivo de arrecadar dinheiro. Realmente é um espanto!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. A poucos dias havia comentado sobre as igrejas do centro do RJ, esta é uma delas que merece ser visitada. Nossas igrejas do centro da cidade são um capítulo à parte da beleza da nossa cidade, temos dezenas delas cada uma com sua beleza e detalhes únicos, uma pena grande parte delas não estarem abertas diariamente, talvez um dos motivos seja a falta de segurança para proteger as suas obras expostas. Não sei o motivo mas gosto muito de entrar em igrejas antigas, sempre que viajo, quando passo na porta de uma igreja, sempre entro para conhecer, conheço a maioria das belas igrejas do RJ e MG.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos.
    O revestimento da fachada da igreja parece diferente do atual, tenho que conferir isto. Na rua à direita, estão restaurando um sobrado do século XIX, quase na altura da Pres. Vargas.

    ResponderExcluir
  9. Macaco enterrado na igreja!!!!Logo ,logo o Ceará,individuo,vai dizer que minha igreja é Jardim Zoológico...Se bem que a dizimo de ouro qualquer hipótese é bem vinda.Uma boa idéia é a do poço com aguas de virtudes especiais.Exemplo:agua tira ruga ou agua lava dólar.Não vou entrar em outras atribuições para não ser politicamente incorreto.Mas o Ceará,individuo,poderia beber da agua da minha igreja. É assim que a cada dia se aprende mais no SDR.Sem espanto!!!!

    ResponderExcluir
  10. Bela igreja e interessante história dessa santa que é, ou já foi, muito popular.
    Eu não sei dizer se seriam todos, mas teve muito Papa da Idade Média que precisava muito mais de indulgência do que a então futura Santa Rita.
    Quantos pais devem ter mentido a respeito da pureza de suas filhas ao colocá-las em convento e uma viúva ser rejeitada, embora a viuvez, acredito, não seria problema para todas as irmandades.
    Se não me falha a memória a sumida Nalu contou uma vez que casou nessa igreja, mas não confirmou se um sobrinho famoso carregou as alianças para o noivo.

    ResponderExcluir
  11. Meu pré claro Pastorzinho de meia tigela. Água que passarinho não bebe, essa estou distante principalmente essa que é Paraguaia que jorra no quintal da tua Igreja. Aliás,nos saudosos encontros do SEMPRE na diversas sedes eu sempre ia de guaraná pois não sou adepto dessas água de virtudes mas o resto da turma bebia de tudo que ia desde dos vinhos de castas nobres até um traçado ou rabo de galo com era chamado. A tia Alcyone(ontem falei com ela) gostava do traçado, a Tia Nalu era mais discreta e só bebia vinho Francês. O Di Lido pegava todas que apareciam.
    Agora quanto a água "milagrosa" desse Pastor, tô fora. Melhor mesmo ele oferecer para os tarjas verdes para ver se faz milagre da transformação.

    ResponderExcluir
  12. Não consigo entender como no século 21, no ano 2018, ainda muitos acreditam em religião. E o pior, muitos acreditam em fitoterapia, homeopatia e pajelança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pajelança é a aplicação da fitoterapia com todo aquele cerimonial do pajé, ou similar, com variações, como é o caso das rezadeiras.
      No meio da noite, com aquele mal estar pós torresminhos nas entranhas, aceito até chá de boldo, mas dispenso o cerimonial de "sacerdote", seja de qual espécie for.

      Excluir
  13. O Neymar pai parece ter anunciado ao mundo que o Neymar Jr vai querer continuar no PSG desde que seja o protagonista. É que a sombra do Mbappé deve estar incomodando e bom lembrar que andou criando caso com Cavani.Pelo visto os acontecimentos da Copa não mudaram em nada o bebê cai-cai que está precisando de uns corretivos aí e bom lembrar daqueles treinadores que metiam a cacetada nesta mascarados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto pai, tanto filho, dois idiotas (idiotas milionários), já deveriam saber que protagonismo não se compra, não se auto intitula, se conquista por merecimento e qualificação.
      A cada dia mais detesto ambos (pai e filho), justamente por seus procedimentos, sempre disse que ele seria o Robinho do passado e do futuro.

      Excluir
    2. Parece que já assisti esse filme, em cujo final os dois Neymalas ficam vendo barquinhos. Que dupla! Afinal, a semente não cai longe da árvore!

      Excluir