Total de visualizações de página

sábado, 21 de julho de 2018

PRAIA DA LAGOA




 
Em fotos de Peter Fuss, Jean Manzon e do acervo do Correio da Manhã vemos a "praia da Lagoa".
 
Sim, havia areia e os moradores das vizinhanças iam com esteiras e barracas de praia tomar banho de sol na margem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Infelizmente, como a água sempre foi imprópria para banho, raros eram os que mergulhavam.
 
O trecho em que havia mais areia ficava entre o Jardim de Alá e o Corte do Cantagalo, embora houvesse também outro trecho com areia nas vizinhanças do Clube Piraquê.
 
Eram comuns os passeios a cavalo pela orla da Lagoa, bem como competições de motonáutica, até o final dos anos 60. Na década de 70, com a duplicação das pistas da Av. Epitácio Pessoa e o aumento do tráfego por conta da abertura do Túnel Rebouças no final dos anos 60, tudo isto desapareceu.

7 comentários:

  1. Não sei a opinião dos moradores e demais comentaristas,mas acredito que tirando o aumento do trânsito e edificações um tanto desordenadas,a situação aí não ficou tão pior. É um local ainda bonito e que não fica devendo se comparada com as duas fotos finais da postagem que parecem mais recentes.A primeira foto não conta.Como não servia para o banho como explicitado,não deveria fazer tanta diferença.Alguém deve lembrar dos puxadinhos de rico...Vamos ver!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. A sujeira imperava pela areia. A Lagoa sofreu inúmeras obras e reformas, todas objetivando a melhorar o trânsito da cidade, juntamente alguns projetos de criar áreas de lazer no seu entorno, mas será que para o morador deste bairro, estas obras atenderam as suas necessidades. Algumas creio que sim, como a retirada das favelas das suas margens e fronteiriça, mas como sempre a rede de esgoto foi deixada em 2º plano, coisa que continua a poluir as águas da Lagoa. Com o passar dos anos assim como o resto da cidade, a segurança para quem pratica caminhada as suas margens é de alto risco. Mas ainda tem gente que acredita que iremos mudar isso com eleições. Logo recomendo ver os prováveis candidatos ao governo do Rio, Cesar Maia, Garotinho, Eduardo Paz, esses já declaradamente candidatos. Para esses que acreditam em mudança com eleições, sugiro colocar o sapatinho na janela no Natal.

    ResponderExcluir
  3. Para mim é uma surpresa que tenham existido até os anos 60.
    Temos mais de uma lagoa no Rio e, que eu saiba, atualmente nenhuma praia lacustre para pelo menos um banho de sol para quem quer evitar a orla marítima, ou para diversão de crianças ou ainda um vôlei de praia de vez em quando.
    Fora do Rio, tem na Lagoa de Araruama, constando como sem aquela poluição de antes, que seria boa justamente para crianças e idosos.

    ResponderExcluir
  4. Observador de eleitores21 de julho de 2018 às 12:16

    Tenho certeza que o comentarista Joel vai votar no Freixo para presidente e gostaria de votar na Benedita para governar o Rio.Tem bom gosto o moço.

    ResponderExcluir
  5. Lembro dos cavalos passeando de manhã na Lagoa e na praia de Ipanema, anos 60 e 70. O que seriam os "equipamentos" em primeiro plano na última foto? Estoque de bebidas de um barraqueiro? Com certeza não.

    ResponderExcluir