Total de visualizações de página

domingo, 29 de março de 2020

IGREJA DE SANTA CRUZ

 
Foto do Acervo do Correio da Manhã, de 1961, mostrando a igreja de Santa Cruz, em Copacabana, ainda sendo construída no interior do "Shopping dos Antiquários".
Em meados dos anos 60, Pe. Ítalo Augusto Coelho, nascido em Mouriti no Ceará no dia 6 de fevereiro de 1924, foi convidado pelo então cardeal Dom Jaime de Barros Câmara para visitar uma igreja em construção em Copacabana. Depois deste encontro o Pe. Ítalo começou a se interessar cada vez mais pelo inusitado templo que estava sendo construído no Shopping Center Cidade de Copacabana (o “Shopping dos Antiquários), entre Siqueira Campos e Figueiredo Magalhães. Ele aceitou ser pároco e a Igreja começaria a ser aberta aos moradores do bairro e haveria mesmo a pré-inauguração no Natal.
Na meia-noite do dia 24 de dezembro de 1960 celebrou-se com um pequeno grupo de fiéis a primeira Santa Missa na Igreja Santa Cruz de Copacabana.
Na festa litúrgica da "exaltação da Santa Cruz" foi inaugurada a Igreja Santa Cruz de Copacabana. Podemos ler no livro de Tombo assim: "Aos três dias do mês de maio do ano do Senhor de 1961, as 20h, na Igreja ainda em construção, no Edifício do Super Shopping Center realizou-se a cerimônia de instalação da Paróquia de Santa Cruz de Copacabana. O ato foi presidido pelo excelentíssimo senhor cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. Inicialmente sua eminência, ordenou a leitura do Decreto de criação da Paróquia, cuja integra encontra-se a folha 1 deste livro de Tombo. Foi lido a seguir, a provisão do primeiro pároco da Igreja e a solenidade foi concluída com a celebração da Santa Missa.”
O shopping tem uma rampa interna em espiral que leva até a igreja. Conta o Decourt que o projeto não foi seguido à risca, começando pela rampa, pois no lugar de sua claraboia modernista possui hoje uma laje sem acabamento realizada para proteger os eventos da paróquia, o que inviabiliza o jardim com lago junto ao subsolo; o terraço jardim que não passa de uma remendada cobertura de concreto do enorme prédio com apartamentos de diversas topologias em um grande bloco, com áreas decadentes e uma garagem infiltrada e escura (que há meses melhorou um pouco com a administração de uma dessas firmas particulares que cobram preços extorsivos).
Nos anos 90, quando alguns grandes antiquários, banidos de lojas de rua do bairro pelos custos das grandes lojas, começaram a se instalar no espaço ocioso do 2º andar, houve uma melhora considerável do aproveitamento do espaço comercial do prédio.
Embora o shopping ainda possua seu terceiro andar, junto à igreja, houve uma grande mudança de uso e de conservação, no que pese a presença de um supermercado e uma série de botequins virados para a rua Siqueira Campos.
Segundo o Menezes, nos corredores internos várias lojas possuem sistema de ar-condicionado tipo "Split" com os condensadores instalados nesses corredores, ou seja, no verão o ar fica supersaturado e o funcionamento dos mesmos é bem deficiente, consumindo uma barbaridade de energia.
Neste "shopping" funcionou o Teatro de Arena e, acho que no mesmo local, o Teatro Tereza Rachel.

10 comentários:

  1. Faltou mencionar no post a existência no último andar do V Juizado Especial Cível, no qual tive duas demandas. Existe ainda no térreo um Supermercado. O Shopping é atualmente um local de "quinta", onde as lojas dão uma impressão de decadência, natural em toda aquela região da Siqueira Campos. Os terminais de ônibus na frente do prédio, a estação do Metrô, as oficinas mecânicas do entorno, e naturalmente a favela da Ladeira dos Tabajaras, são os motivos dessa "decadência".

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Shopping mas não sabia da existência da Igreja.Penso que ainda funciona um teatro no local e gosto de ver as peças dos antiquários especialmente relógios e maquinas fotográficas.Os preços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor: Quanto a Igreja está intacta e as vezes quando ia na obras de um Hospital junto aquela local, subia pela escada de caracol do Shopping existente, shopping esse que mesmo não sendo Vip acomoda desde de Brechós, Antiquários,lojas de disco de vinil, até a Casa do Gaúcho, reduto obviamente dos que usam bombachas e boliadeiras, tché! Quanto ao Teatro sinto dizer que está fechado.

      Excluir
  3. Ouvi comentários de que a Rede D´Or teria adquirido várias partes desse prédio, na intenção de expandir o Copa D ´Or. Vamos aguardar para ver. Paz e Saúde para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube agora que a Rede D´Or construirá um hospital de campanha no Leblon para funcionar durante três meses. Muitas empresas estão se mobilizando para ajudar nesta crise. Parabéns para todas elas.

      Excluir
    2. No meu modesto entender esses "hospitais de campanha" serão, guardadas as devidas proporções, "elefantes brancos" tais como os estádios da Copa do Mundo. Sem entrar em detalhes, já ficou evidenciada a manobra política para desestabilizar o governo federal. À OMS não se deve dar crédito, tendo em vista o histórico e o perfil corrupto e esquerdista do etíope que a preside, bem como as suas "recomendações". Já ficou claro quem são os arquitetos dessa manobra sediciosa, manobra essa que poderá ter trágicas consequências. A sórdida política brasileira não é assunto para amadores...

      Excluir
  4. Estive nesse shopping pra comprar um livro que só achei num sebo lá localizado. O teatro ainda está lá. Voltando pra estação do metrô, notei que realmente o entorno já está contaminado pela fagocitose da Tabajaras. ** Minha esposa atua em dois hospitais importantes na ZO; disse-me que a coisa está começando a ficar feia. Ontem tiveram que destinar uma enferaria do Rocha Faria para um contaminado do Convid. Mais sério do que pensa a vã filosofia bolsonarista...

    ResponderExcluir
  5. Comente na 5ª. feira passada sobre o batizado da minha sobrinha em 1981 nessa igreja e agora o texto do Luiz me ajudou a lembrar da rampa, que na época nem prestei atenção se era a única opção de subida.
    Se já não tem um cargo o Andre Decourt deveria ser no mínimo um conselheiro na região administrativa de Copacabana.

    ResponderExcluir
  6. As vezes uma ou outra autoridade fala em aumento de número de leitos. Entende-se que também aumentam a quantidade dos outros equipamentos necessários e de profissionais da área médica?
    Fica a impressão que o efetivo atual vai ter que "se virar".

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Dr. D'.

    Aqui aparecem os contaminados pelo Bolsovid-17 e suas cepas mais novas os Bolsovid-10 com teorias delirantes. Engraçado que, para eles, agora é "gorpi"...

    ResponderExcluir