Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de abril de 2020

FÁBRICA DA COCA-COLA


 
A primeira foto é da fábrica da Coca-Cola na Estrada do Itararé nos anos 70.
 
Até os anos 90 era a engarrafadora de Coca-Cola no Rio, sendo a única engarrafadora que pertencia à "holding" Coca-Cola Indústrias Ltda, fabricante do xarope. As outras engarrafadoras no Brasil era franquias, sendo a mais importante a SPAL em São Paulo.
 
A Coca-Cola Indústria, nas última décadas do século passado, fabricava o xarope, se não me engano, em Manaus e em dois locais no Rio, na Av. Suburbana e em Campo Grande.
 
Aqui no Rio, além desta da Estrada do Itararé, havia outra fábrica em Bangu e vários depósitos como na Gávea, em Caxias, Centro (em São Cristóvão), Bonsucesso e outro perto de Triagem (não lembro exatamente em qual bairro este se localizava).
 
Nos anos 90 a engarrafadora foi vendida para o grupo Vidigal e, poucos anos depois, para uma empresa chilena, a Embotelladora Andina.
 
A fábrica foi então deslocada para novas instalações no Distrito Industrial de Jacarepaguá, sendo construída uma nova fábrica, bem moderna, cuja fachada vemos na segunda foto. Fica na Rua André Rocha.
 
As instalações da Estrada do Itararé, com o aumento da violência na região, foi desativada. A seguir foi invadida por moradores da favela vizinha.

29 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Às vezes passo pela frente da fábrica da Coca-Cola. Foi feita uma intervenção viária na rua, com alargamento e rotatória. Anos mais tarde fizeram um novo acesso, "nos fundos", para os caminhões chegarem direto na Estrada dos Bandeirantes, na altura das imediações do Mercadão de Jacarepaguá.

    Trabalhei perto da fábrica da Itararé na década de 90, mas não a conheci. Lembro das notas fiscais dos pedidos do bar em Madureira, que vinham com esse endereço.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, mais ainda, é dia de ignorar os infectados pelo Bolsovid-17, como o de ontem às 20:42.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
      Incrível que se perdem empregos para favelas.
      A coca também recebe o componente "y",secreto, só é fabricado nos EUA.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sou viciado em Coca-Cola. Conheci esta fábrica quando estava na escola e minha turma fez uma excursão lá. Gostei muito pois além de ver as milhares de garrafas passando numa esteira para serem lavadas e enchidas depois fomos para um anfiteatro para ver uns filmes sobre a Coca-Cola e ganhamos muitos brindes como lápis, chaveiro e acho que até um boné com o logotipo da Coca-Cola.

    ResponderExcluir
  5. Conheci essa fabrica nós anos 60 quando meu pai, que era representante da Castrol na área da Rio D'Ouro, ocasionalmente me levava em suas visitas, que incluíam também a Plus Vita, e a Standart Electric. Das visitas só lembro da Coca Cola pequena que me era oferecida. Não é preciso dizer que atualmente esse local é de altíssimo risco, já que Estrada do Itararé percorre todo o Complexo do Alemão. Da outra foto na Taquara nada conheço, mas sei que a André Rocha é contígua à CDD, que como toda aquela cercania, é uma "região complicada". FF:Essa Coronavirus faz com que as emissoras de televisão "se superem em demagogia", pois só se vê reportagens em "comunidades" em que faltam água, luz, etc, "exigindo qualidade" nesses serviços. Ora, não pagam absolutamente nada, querem uma prestação de serviço "de primeiro mundo" pelo qual nós pagamos, e as "reportagens televisivas" acabam contribuindo para a manutenção dessa "expropriação do alheio". Deveriam perguntar: "Quanto foi a sua conta de água?"

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Na segunda metade dos anos 40 a fábrica da Av Suburbana esquina de Rua Menezes Vieira,tinha a frente toda envidraçada que ficava a uns quatro metros do muro que era bem baixinho. Da calçada dava para ver o processo de engarrafamento todo automático desde a lavagem das garrafas até o colocar das chapinhas.Por várias vezes vi professoras com seus alunos admirando a "moderna" fabrica (para a época).Lembro que em uma rua de São Cristóvão,lá pelo meio dos anos 50,quando lá estive junto com meu Pai, com uma chapinha premiada, fomos convidados a visitar as instalações da mesma. Totalmente diferente. A lavagem era manual, o envasamento já era em esteira,mas as garrafas eram colocadas na fila manualmente.

    ResponderExcluir
  7. Eu não fumo nem bebo destilados nem fermentadas, mas a Coca Cola é um item imprescindível em minha geladeira. É talvez o refrigerante mais vendido no mundo.## Em tempo de Pandemia, as situações hilariantes se sucedem e as mensagens de Whatsapp estão cada vez mais engraçadas. Uma delas mostra o Dória em uma postura típica de "bicha", tal qual fazia o saudoso Costinha. Outra mostra ele beijando Alexandre Frota na boca, sem contar as inúmeras figurinhas do "Severino": "Isso é uma bichona!"

    ResponderExcluir
  8. Fui nessa fábrica da Itararé em 1971, na excursão da escola primária. Talvez tenha sido o momento que eu mais bebi refrigerante na minha vida.
    A fábrica de Bangu fica às margens da Av Brasil, próximo ao acesso para o presídio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro saber quem era dono deste estabelecimento onde era está frabrica Inhaúma alguém sabe mim chame no zap 21983615873

      Excluir
  9. Quando adolescente fazia parte ,desde que com muito gelo...Agora, nem me lembro quando bebi...Sempre gostei muito dos seus reclames,especialmente dos ligados ao Natal & Papai Noel.As garrafas chamadas pets tiraram a características daquelas originais .Chegou a ter uma fabrica em Vix que nem sei se ainda existe.
    FF: Ontem em Vix o panelaço foi mais acentuados e em especial na classe média onde teve votação acentuada.O jogo estaria virando?

    ResponderExcluir
  10. Sim, havia uma fábrica, acho que em Cariacica, que no final da década de 90 foi comprada pela Embotelladora Andina. Era dos donos de uma franquia que tinha fábricas em Niterói, Vitória e Governador Valadares. Todas viraram parte da Rio de Janeiro Refrescos, da Andina.

    ResponderExcluir
  11. Belletti: Não sei de que lado você está,nem é da minha conta, mas acabei de ver o resultado de uma consulta feita no face pela CNN. Deu JMB com 78%. já tem gente dizendo que as respostas foram manipuladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro de abril

      Excluir
    2. Mauro xará, você percebeu todo o esquema. Mas há certas coisas que não adianta insistir. É a mesma coisa que discutir com um retirante nordestino os "compêndios de Os Lusíadas" ou a "Obra de Machado de Assis em um "centro comunitário da Maré". Os "comedores de mortadela", os "adoradores de defuntas", e os "oprimidos da Melícia", sempre servirão como massa de manobra, mas a verdade sempre aparece e o "Brasil verde e amarelo" vencerá no final.

      Excluir
    3.   Apenas os vulneráveis devem se recolher. Muito melhor o vírus se espalhar entre os sadios e imunizá-los, pois amanhã podem ser o grupo de risco.
         Financeiramente blindados são os políticos, servidores públicos, médicos e imprensa. Mas por enquanto que o dinheiro tomado pelos impostos não acaba.

      Excluir
    4.   Vírus agressivo não vai à frente. Mata o hospedeiro decretando a si mesmo o seu fim.
        A gripe espanhola surgiu no fim da 1ª guerra num mundo ainda sem higiene.
         Já a peste negra tomou forma em sociedades da idade média sem nenhuma higiene e em incipientes cidades (aglomerações).
        Não sejam burros.

      Excluir
  12. Boa tarde. Trabalhei de 78 a 86 na Estrada do Timbó, muito próximo desta fábrica da Coca Cola, a fabrica de xarope em Big Field era na Estrada do Mendanha, e o depósito perto de Triagem na verdade era no Jacaré na R. Viuva Claudio, entre o Laboratório Glaxo e a Cisper. Pouco restou destas empresas ao redor da Itararé, no Jacaré, as grandes empresas chamadas comunidades, incorporaram estas empresas menores ao seu redor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho recebido queixas de que está sendo difícil postar. Mas não sei como ajudar.

    ResponderExcluir
  14. Bolsovid-17 compartilhou vídeo de primeiro de abril da Ceasa de Minas e depois apagou.

    ResponderExcluir
  15. Nos tempos do Terra,não raro irem a 40 os comentários diários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas naquela época não havia censura prévia nem o Luiz selecionava quais os comentários iria publicar...

      Excluir
  16. O mundo mudou. Os blogs já tiveram seu tempo. Hoje o pessoal, de maneira distinta, está no Instagram ou no Facebook. Uns poucos ainda estão por aqui. Fizemos uma turma muito grande no fotolog. Nos encontramos com frequência. Quanto aos comentários, a maioria absoluta é publicada. Mas a polarização e o fanatismo dos últimos anos impede que se deixe livre.

    ResponderExcluir
  17. Pois é. Uma pena. E a polarização às vezes não chega a ser especificamente A x B; segue mais a filosofia "eu sou do bem", e o outro que pensa diferente de mim é o "do mal".

    ResponderExcluir
  18. Oportunidade de emprego assim surgir uma vaga entre em contato comigo obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Trabalhei muitos anos como Diretor de TI neste local. Eu era da Coca-Cola Industrias e fui para lá com a compra pelo Grupo Vidigal. Mudou de nome de Coca-Cola Refrescos para Rio de Janeiro Refrescos.

    ResponderExcluir
  20. Alguém que trabalhou nessa fábrica nos anos 90 por favor me ajude a conhecer meu pai ele trabalhou.lá me chamem no zap pra mim explicar minha história 21976919346

    ResponderExcluir
  21. Alguém que trabalhou nessa Fábrica nos anos 90 me ajudem a conhecer meu pai o nome do pai era Antônio ele trabalhou nessa fábrica nos anos 90 me chamem no zap pra mim explicar a minha história 21976919346

    ResponderExcluir