Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

LARGO DA LAPA


O Largo da Lapa é o tema das fotos de hoje. Destaques para a Igreja de N.S. do Carmo da Lapa doDesterro. o famoso Lampadário da Lapa, o Cine Colonial e o antigo abrigo de bondes.


Postal da Casa Staffa, do Rio de Janeiro, mostrando no início do século XX o Largo da Lapa, cujo nome deve-se à Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro. No seu entorno foram instalados restaurantes e famosos cafés, onde artistas, sambistas e intelectuais davam ares de boemia ao local. 

Neste postal, circulado em 1908, vê-se o luxuoso Grande Hotel, construído em 1896, no local onde funcionou a partir de 1941 o Cinema Colonial e, desde 1964, a Sala Cecília Meireles. Ao centro, o monumental Lampadário da Lapa, inaugurado em 1905. À direita, o prédio do Grande Hotel Bragança. No alto, à direita, vêem-se a Igreja e o Convento de Santa Teresa. Observar as rouopas pesadas de homens e mulheres além do uso de guarda-chuvas para se protegerem do sol.


Nesta foto do Acervo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, um bonde no Largo da Lapa, no início da década de 1900. Ao lado do Cine Colonial vemos o prédio onde funcionou o a Escola Nacional de Música.

Nesta foto de setembro de 1964, vemos a derrubada do abrigo para passageiros de bonde da Lapa. Um funcionário desce, com vontade, a marreta no que resta do abrigo. O anúncio da Farmácia Phenix, de que devolviam o dinheiro de quem achar mais barato em outro local, está por um fio. Esta farmácia ficava na esquina da Mem de Sá com Maranguape e seu telefone era 22-4927. 


Esta foto, colorizada pelo Nickolas, foi originalmente publicada pelo Decourt, sendo de autoria de Ferreira Júnior, fotógrafo da ABI, e que foi enviada por seu afilhado Sidney Paredes Rodrigues.

Conta o Decourt: "A foto mostra o bonde Praça da Bandeira fazendo uma parada na estação do Largo da Lapa, uma das mais importantes na junção dos bondes que vinham da Zona Norte da Cidade, conectando com as linhas para a Zona Sul e parte do Centro.

A foto é muito interessante, primeiro por mostrar a ambiência do largo. Os imóveis que vemos no lado direito foram estupidamente derrubados nos anos 70, no primeiro governo Chagas Freitas, para criar a árida e inútil esplanada na frente dos Arcos.

Era dia de feira, pois vemos algumas barracas montadas junto ao meio-fio e o típico lixo de feira-livre perto da estação de bondes. Chama a atenção também o número de militares.

Anunciando na estação temos o Dragão, que acompanhou a estrutura do seu início até sua destruição no final dos anos 60 como ponto de apoio para os Trolleys, mas também temos um anúncio dos Pianos Lux."                                                                                                                               



25 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Lapa é um dos locais do centro pelo qual passei pouco. Passava de ônibus por baixo dos arcos para chegar na Evaristo da Veiga ou chegar na feira do Lavradio. A pé quase nunca. Outro local do centro bem descaracterizado ao longo do século XX.

    ResponderExcluir
  2. Postagens nota dez pela riqueza de detalhes,especialmente os reclames.O Biscoito vai fazer alguns gols especialmente com as fotos 1 e 4.O dia a dia da cidade é sempre um bom motivo para novos comentários.Os guardas que vemos na foto 5 me lembraram da Policia Montada que apareciam em seriados americanos...

    ResponderExcluir
  3. Fotos sensacionais e explanação perfeita a respeito do local e seus arredores. Hoje, vejo que deveria ter pedido para os meus pais me levarem até lá, quando era ainda uma criança, nos anos 60, para admirar toda aquela estrutura urbanística e, quem sabe, teríamos tirado várias fotos com a velha Kodak. Mas infelizmente, só valorizamos quando ficamos velhos e nos tornamos saudosistas.

    ResponderExcluir
  4. Não encontrei nenhuma justificativa plausível para o arrasamento da Lapa a não ser "interesses ocultos". A Lapa atualmente é um espaço vazio ocupado por moradores de rua, maconheiros, e sobretudo uma enorme quantidade de angolanos que se dedicam a atividades criminosas. O abrigo de bondes já estava servindo como ponto final de ônibus da CTC, já que desde Julho daquele ano os bondes não mais circulavam ali. A linha 60 Muda-Marquês de Abrantes passou a fazer ponto final na Lapa em Maio de 1963 quando circularam os últimos bondes na Zona Sul.## A última foto é dos anos 30 e mostra um militar usando um uniforme estilo francês, influência que remonta aos tempos da "missão militar francesa" adotado a partir de 1906. Em 1942 com a participação na Segunda Guerra Mundial ao lado dos "aliados", o modelo norte-americano foi definitivamente adotado. A ausência da "capelinha" no bonde e que foi adotada em 1941, também é um indicativo da época da foto.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma das regiões do Rio de Janeiro abandonada pelo Poder Público. Dói ver os prédios outrora conservados, agora entregues ao tempo e a ocupação irregular.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. A Lapa é o local do Rio que mais modificações sofreu ao longo dos séculos, porém sempre que mexem a coisa piora, infelizmente também o público que frequenta o local é cada vez pior. Aqueles moradores que reclamavam dos malandros e vagabundos que imperaram na Lapa no século passado, como: Miguelzinho Camisa Preta, Calça Larga, Madame Satã, Carne Frita (grande jogador de sinuca) e tantos outros, hoje com certeza seriam convidados para frequentar a casa de qualquer um daqueles moradores, se comparado com o público que atualmente frequenta a Lapa.

    ResponderExcluir
  7. Lembro de um comentário do Etiel: "O bilhares entre o Colonial e o Bragança era o famoso Salão Azul, berço de uma geração sinuqueira, nos anos 40 e 50. Outro salão de sinuca que existia no local era o Indígena, no sobradão da esquina da Mem de Sá, logo após a Escola de Música, em cima do café de mesmo nome. Entre os imóveis, defronte a parada dos bondes e lamentavelmente derrubados, estavam o antigo Capela e cantinho do Hydrolitrol. Ótima foto."

    ResponderExcluir
  8. Conta o Helio sobre a foto colorida: "A datação da foto eu diria que é entre 1937 e 1943, mais provavelmente 1940/41. Essa linha de bonde seria posteriormente numerada como 33 - Lapa x Praça da Bandeira, uma antiquíssima linha que morreu de pé, junto com o fim dos bondes.

    O número de ordem 204 ainda é resquício da antiga forma de numeração, meio bagunçada e com origem nos primórdios da Light, em 1907. Essa forma foi alterada em 1940/41, e bondes do tipo do mostrado na foto foram renumerados a faixa 1700-1900."

    ResponderExcluir
  9. Conta o Helio sobre o abrigo de bondes da Lapa: "Quanto ao abrigo da Lapa, na verdade ele não servia de conexão entre as linhas da Zona Norte e Sul. Era usado como ponto terminal de muitas linhas, mas todas da Zona Centro. Exemplos eram a famosa 29 - Lapa x Duque de Caxias x 1º de Março, a 30 - Lapa x Arsenal de Marinha, a 32 - Lapa x Gamboa, a 33 - Lapa x Praça da Bandeira, a 36 - Lapa x Cancella.

    Durante várioa anos houve realmente essa conexão na área da Lapa, mas quando o abrigo foi feito ela já não existia mais. A conexão era feita assim:

    a) para bondes que vinham da Zona Norte e Centro (exceto Tabuleiro da Baiana) e se dirigiam para a Zona Sul, a ligação era via ruas do Riachuelo / da Lapa / da Glória / do Catete.

    b) para os que vinham em sentido contrário, era via rua Teixeira de Freitas / avenida Mem de Sá.

    Mas só havia três linhas que faziam esse tipo de conexão: a 9 - General Polidoro x Praça Mauá, a 24 (antiga 22) - Marquês de Abrantes x Estrada de Ferro e a 60 - Muda x Marquês de Abrantes."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dessas mencionadas, não havia "linha direta" ligando zona norte e zona sul, e curiosamente não se conhece o motivo. As baldeacões faziam as viagens cansativas e isso contribuía para um certo isolamento. Ir à zona sul era uma "aventura". Em 1964 e 1967 essas distâncias diminuíram com a abertura dos túneis mas ainda assim a "integração" demoraria décadas...

      Excluir
  10. Caro Luiz, a legenda da 3a foto não estaria equivocada ? O prédio ao lado do Automóvel Clube não seria a Escola Nacional de Música ? Pela posição espacial o Grande Hotel (onde viria a se localizar o Cinema Colonial) estaria bem à esquerda, certo ?

    ResponderExcluir
  11. Acho que consegui desvendar o reclame do bonde como Cigarros Florida.Fabricante situado em São Paulo ,lembro de alguns maços nos anos 50,que acredito serem da mesma linha.Imagino que não mais existam.

    ResponderExcluir
  12. Revisitar antigos "posts" geram descobertas saborosas:
    Jaime Moraes disse:
    Embora tenha nascido na Lapa; Rua do Riachuelo, na Casa de Saude Santo Antônio , concordo que o Poder Público , onde mete a mão acaba de vez com tudo! É o tal de "Rei SADIM" , que ao contrário do Rei Midas, transforma tudo em titica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lapa atual é o entroncamento "de quem vem do nada e vai para lugar nenhum", e os responsáveis por esse "ponto turístico" foram Negrão de Lima e Chagas Freitas. A tal "Avenida Norte-Sul" (República do Paraguai) esbarra abruptamente na "falecida" Rua da Carioca, mas em seu projeto original iria até o Cais do Porto. Mas foram tantos as alterações e interferências políticas (A Ordem Terceira seria muito prejudicada) que o local serve principalmente para espetáculos do tipo "A Paixão de Cristo" ou manifestações políticas.

      Excluir
  13. A terceira foto parece ser dos anos 1920, pelo modelos dos carros.

    ResponderExcluir
  14. Hélio,

    O e-mail do Bondes do Rio não funciona? Mandei para você um mapa do Rio de 1877 com as linhas de bonde, mas ele voltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, o que aconteceu? Veio alguma mensagem de erro? Por via das dúvidas, favor enviar diretamente para mim, em italo.mayon@gmail.com. Agradeço de antemão.

      Excluir
    2. Tradução do google
      O servidor do destinatário não aceitou nossos pedidos de conexão. Saiba mais em https://support.google.com/mail/answer/7720 [bondesdorio.com 34.102.136.180: impossível ler banner]

      Excluir
    3. Hélio,

      Recebeu o mapa?

      Excluir
  15. Luiz. detesto ser chato em insistir mas o prédio de esquina ao lado da Escola Nacional de Música foi demolido mas o do Cine Colonial ainda resiste e atualmente abriga a sala Cecília Meireles que não aparece na foto.

    ResponderExcluir
  16. Fotos maravilhosas... eu gostaria de ter conhecido essa Lapa antiga, atualmente a Lapa durante o dia é um lugar pouco acolhedor e durante à noite (que esconde suas cicatrizes) ainda é possível sair para se divertir, porém, pouco frequento!

    ResponderExcluir
  17. Luiz, não precisa publicar, estou enviando o link do que já foi publicado aqui em 2017, só por curiosidade.....http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2017/11/cine-colonial.html

    ResponderExcluir
  18. Sair à noite para se divertir na Lapa é temerário. O comentário do Lino Coelho das 9:52 foi perfeito. Malandro da Lapa do passado tinha dignidade e respeito. Mas até na qualidade dos criminosos o Brasil se superou. E se o "colega anônimo" pretende de divertir na Lapa "não aceite bebida de ninguém", beba "de canudinho", e "fique de costas para a parede", pois do contrário pode acordar "em maus lençóis e com o bum bum molhado"

    ResponderExcluir
  19. Estive uma vez no Circo Voador na década de 80 para assistir a uma peça valendo nota de Português. Quase fui outra vez para gravação do Perdidos Na Noite no mesmo ano.

    ResponderExcluir